TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Estudo

Por:   •  30/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Sul da Bahia

Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias

Componente Curricular: Educação para as Diferenças

Discente: Rogéria Leal Santos.

Igualdade racial em uma perspectiva interseccional de gênero, raça e etnia

A relação entre raça, gênero e etnia sempre foi uma problemática no contexto social diante das desigualdades das políticas públicas com fragmentações em todos os setores da sociedade. De acordo com estudiosos os termos como raça ou etnia sempre foram usados para a dominação sobre outros de condições sociais inferiores, com a perspectiva de resistência e liberdade.

As concepções de igualdade racial vem de lutas contra o racismo de gênero, de cor e raça com movimentos de conquista de direitos para negros e mulheres como instrumento de revigoramento de diferentes classes sociais. As construções sociais leva a interseccionalidade de moldar múltiplas dimensões vislumbrando a visão complexa do cotidiano.

A relação raciais e seus conflitos foram estruturados pelos fatores econômicos, sociais e políticos, visto que muitos países implementaram programas com Política de Ações Afirmativas como propostas educacionais para uma maior inserção da mulher na sociedade, maior participação das minorias do sexo feminino nos serviços públicos e a contratação de empresas pequenas pelos governos locais e estaduais. Com isso, essas medidas adotadas de maneira positiva apresentou um crescimento na renda das famílias negras, o aumento do números de jovens negros na universidade e consequentemente de profissionais negros no mercado de trabalho.

Diante do contexto da interseccionalidade leva a perceber experiências distintas de igualdade, discriminação e justiça, reconhecendo múltiplas identidades e perspectivas de direitos e oportunidades. Assim, pode-se enfatizar que no contexto das mulheres é preciso descobrir como as políticas e outras práticas da sociedade podem moldar diferentes vidas sujeitas a fatores de marginalização e discriminação de gênero semelhantes.

A diversidade e a proposta curricular passaram por diversas transformações diante da evolução da humanidade, com interesses de grupos com grandes vantagens nas organizações sociais. É importante deixar claro que o currículo deve garantir a diversidade, implicando em relações de poder produzindo identidades individuais, sociais e particulares ligadas diretamente com os comportamentos da sociedade, essa que é heterogênea e com grande diversidade cultural construída por diferenças sociais existentes há décadas.

A proposta de um currículo voltado para a diversidade étnica e racial, leva ao desenvolvimento de programas e atividades que fortaleça as diferenças de gênero, raça e cor. Com isso, o grande desafio é estar atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais, além de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las e perceber a cultura de cada povo de forma simples.

O currículo escolar deve ser revisto com a introdução de conteúdos que valorizem as diferenças e escolha de cada indivíduo, assim como, os projetos que podem ser desenvolvidos para respeitar a identidade de cada pessoa, sem levar em consideração sua condição social. A perspectiva entre o currículo e diversidade demostra uma visão mais reflexiva aos assuntos atuais que nortearam diversos movimentos por uma condição de igualdade entre homens e mulheres, brancos e negros, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com