TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Fiscal e Tributária

Por:   •  15/11/2020  •  Resenha  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA

Resenha Crítica

Paola Cristina Silva Reis

Trabalho da disciplina Auditoria Fiscal e Tributária

                                                                     Tutor: Prof. Ana Paula Gomes

Belo Horizonte

2020

ATIVIDADE AVALIATIVA

1. Faça uma breve síntese sobre cada aula apresentada, colocando o objetivo da aula, conteúdo apresentado e um exemplo prático dado em cada aula. Mínimo de dez linhas por aula, usando a letra times new roman ou arial, tamanho 12, espaçamento simples.

Aula 1:

O objetivo da aula foi apresentar o conceito de auditoria, auditor, objetivo e reflexos da auditoria dentro da instituição.

A auditoria é o mapeamento das atividades, registros e procedimentos das empresas com o objetivo de apresentar relatórios de credibilidade para fisco e/ou administração. O auditor busca informações em documentos, lançamentos, registros contábeis, relatos dos responsáveis e informações de terceiros, como bancos, fornecedores e clientes, através da Carta de Circularização.

O trabalho de auditoria dentro da empresa contribui com a riqueza patrimonial, reduz o ineficiência dos processos administrativo, atualiza sobre novos procedimentos e garante o correto comprimento das obrigações fiscais e tributárias.

Exemplo prático: Sobre o auditor buscar informações de terceiros, citou-se quando se tem dúvidas sobre o valor de um rendimentos de aplicação, podem ir até o banco e solicitar essa informações. Enviar carta de circularização para clientes e fornecedores com o intuito de identificar valores em aberto.

Aula 2:

Objetivo da aula foi falar do papel e responsabilidade do auditor, falar auditoria tributária e fiscal

O auditor tem como papel assessorar no planejamento, controle, avaliação e informações da empresa como um todo. A auditoria pode ser aplicada em diversas área da empresa como contábil, vendas, fiscal.

Para que o resultado da auditoria seja imparcial e sem vínculos, o ideal que os auditores independentes sejam alterados cada 2 anos.

Auditor tributário avalia e identifica a eficiência dos procedimentos de controle das apurações, já o auditor fiscal de uma empresa desempenha o papel que o auditor do ente público faz nas organizações.

Com a fase digital (Sped) não isenta a empresa de ser assessorada por bons profissionais, a entrega da informação precisa ser precisa, de alta qualidade. O profissional precisa ser bom na revisão de informações já que as informações são cruzadas e divergências nas informações pode acarretar problemas para as empresa.

Exemplo prático: Antigamente o registro das empresa eram feitos em livros, hoje a entrega é online e a multa por não entrega é alta, então precisa ter o cuidado quanto ao cumprimento e qualidade da informação, pois são informações mensais e o fisco tem informação geral da empresa, então qualquer índice de infração pode ter uma fiscalização e uma possível atuação.

Aula 3:

Objetivo da aula e falar sobre auditoria fiscal e tributária e as técnicas métodos utilizados durante o trabalho do auditor.

Auditoria tributária vê as conta de balanços, as apurações, se os valores lançados estão corretas, já a auditoria fiscal fala na parte de escrituração fiscal, informações fiscais para o fisco, apuração de lucros e impostos. Elas se complementam.

O auditor precisa ter conhecimentos na legislação, prática na apuração de impostos, sistema de tributação, contribuições previdenciárias, retenções na fonte entre outros.

Usar auditoria como forma de preventiva e corretiva  dos processos.

Auditoria Interna utiliza técnicas de exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, para dar fundamentos e credibilidade nos relatórios entregues ao usuário.

Exemplo prático: Teste de Observância: Uma empresa tinha contabilidade automática, com todos os parâmetros no sistema e teve uma mudança e tinha que mudá-lo, mas o funcionário não mudou, fazia a alteração manual. Na auditoria identificou-se tal procedimento do funcionário e que estava fazendo o procedimento de controle interno incorreto.  

Aula 4:

Objetivo da aula é falar sobre inteligência fiscal e fraude.

Com a contabilidade digital, todas as informações são cruzadas e auditoria tributária auxilia na identificação e prevenção de fraudes dentro da empresa.

A prevenção é efetiva a partir de monitoramentos, análise e confronto de informações.

O auditor deve trabalhar com intuito de reduzir o risco de distorção, quando identificado o risco deve ser reportado ao responsável e propor procedimento para ajuste para menor risco possível de auditoria.

Exemplo prático: nota de baixa de consumo, você compra uma mercadoria para estoque mas dá a baixa como consumo, antigamente cada empresa adotava um procedimento para baixa de estoque, mas 2015 a baixa de estoque passou a ter nota fiscal própria e com CFOP próprio e toda transação é informada no Sped.

Aula 5:

Objetivo da aula é falar das contas de balanço, caixa e banco e outros processos de verificação do auditor.

O caixa da empresa é o bem de maior risco e difícil de ser controlado, o procedimento interno de controle vai determinar a extensão do trabalho do auditor.

No processo de conferência das contas, o auditor confronta informações de relatórios financeiros, contábeis, extratos bancários.

No contas a receber pode verificar o real valor através de envio de carta por amostragem, esse processo vai auxiliar na identificação de perdas e reduzir o lucro tributável.

O auditor pode identificar ainda se há em aberto adiantamentos de fornecedores, adiantamento de viagem, adiantamento a funcionários, impostos a recuperar entre outros que essencial para o melhor desenvolvimentos da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com