TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS DA AUDITORIA FISCAL E TRIBUTÁRIA. O objetivo da revisão fiscal é com base em procedimentos e

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  2.764 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVOS DA AUDITORIA FISCAL E TRIBUTÁRIA.

O objetivo da revisão fiscal é com base em procedimentos e evidencias que o auditor afirme que todos os cálculos e recolhimentos foram observados pelo contribuinte. Este procedimento de revisão não deve ser assumido pela Administração como uma maneira de validar e isentar de possíveis questionamentos do Fisco em relação aos resultados auferidos, critérios de escrituração contábil adotadas, isto porque tão serviço de montagem de processos faz parte de uma consultoria tributária. A auditoria fiscal divide-se em: Preventiva, corretiva e operacional.  Preventiva: revisar os últimos 5 anos das principais obrigações acessórias e validar de acordo com a legislação vigente  Corretiva: revisão mensalmente as obrigações principais e acessórias com base nos documentos apresentados.  Operacional: apurar mensalmente as obrigações principais, confeccionar guias, elaborar e enviar declarações, recuperar créditos tributários e levantamento das contingências fiscais.

4 PLANEJAMENTO DA AUDITORIA FISCAL E TRIBUTÁRIA

O Auditor deve planejar os trabalhos de revisão, estabelecendo estratégias que facilitem e torne seu trabalho mais eficaz. Para tanto ele deve ter prévio conhecimento da entidade, campo de atuação, ramo do negócio, organização, sistema contábil utilizado, características operacionais, natureza dos ativos, passivos, receitas e despesas e enquadramento tributário. Alguns documentos que se fazem necessários para a revisão são:

 Cópia do balanço patrimonial, DRE, DMPL, balance analítico;  Memória de cálculo e comprovante de pagamento dos impostos;  Comprovante de transmissão das obrigações acessórias;  LALUR;  Livros Fiscais;  GIA;  Cópia dos arquivos das declarações (SPED) e etc.

Dentre este vasto campo da auditoria fiscal e tributária são prestações de serviços específicos como:  Consultoria tributária e Societária;  Gestão e Planejamento tributário;  Diagnostico fiscal;  Regimes especiais de tributação;  Levantamento de créditos de PIS e COFINS (sistemática não cumulativa);  Levantamento e revisão de créditos tributários;  Revisão de transfer pricing (apuração de preço de transferência, importação e exportação commodities);  Revisão folha de pagamentos;  Planejamento previdenciário e etc.

5 DOS CONHECIMENTOS CONTABEIS ESSENCIAIS

A escrituração é a técnica utilizada para registro dos fatos contábeis ocorridos na entidade e atualmente regida pela norma ITG 2000 e NBC t 2, ambas em anexo no final deste material. Lucro real É o lucro líquido do período ou lucro contábil ajustado pelas adições e exclusões autorizadas pelo RIR. Os ajustes do lucro líquido, apuração, é feita no LALUR podendo a apuração ser anual ou trimestral, A escrituração prevista deverá ser entregue em meio digital ao sistema público de escrituração digital (SPED) (art. 2º da Lei n. 12.973/2014). Obrigatoriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com