TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação comercial e suas vertentes

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO – Tópico 1 4

2.1.1 Automação Comercial 4

2.1.2 Hardware e Software 5

2.1.3 Banco de Dados 6

2.1.3.1 Tipos de Bancos de Dados 6

2.1.4 Redes e Comunicação de Dados 8

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO – TÓPICO 2 9

2.2.1 Sistemas Empresariais 10

3 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 12

3.1 Definição de Estrategia 13

3.2 Estratégias generias de porter 13

3.3 Estrtégia de Liderança de Custos 14

3.4 Estratégia de Diferenciação 14

3.5 Estratégia de Enfoque 15

4 TOMADA DE DECISÃO 16

4.1 Ferramenta – Matriz GUT 16

5 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo ressaltar a importância da Administração como um todo, bem como sua aplicabilidade nos dias atuais profissionais e domésticos abrangendo assim todas as áreas compreendidas de um individuo.

A abordagem das disciplinas Macroeconomia e Microeconomia, Métodos quantitativos, Ética, Politica e Sociedade e Seminário, trazem ferramentas para melhor analisar e gerir uma empresa.

Desta forma, esta produção textual tem como base a análise e estudo de uma empresa de comercio varejista, onde para tal estudará o caso da rede de Supermercados “Green Fruit” especificamente a loja situada na cidade de Petrópolis – RJ, onde a mesma possui detalhes e bagagem suficiente para que todos os tópicos propostos neste trabalho possam ser estudados.

O principal foco deste trabalho é capacidade de observar todos os conceitos propostos na prática laboral diária da rede de supermercados, bem como estudá-las de como são aplicadas e quais os seus resultados concretos.

Para isto foi estudado os principais aspectos relacionados ao mercado onde o supermercado está inserido e suas principais oportunidades e ameaças.

2 APROFUNDANDO OS DETALHES DA REDE

Este capítulo destina-se especificamente a entender mais sobre a rede de Supermercados “Green Fruit” e assim sistematizá-la de forma concisa contextualizando assim cada conceito abordado e detalhadamente esclarecido nos capítulos a seguir.

2.1 – MOTIVO DA ESCOLHA DA REDE DE SUPERMERCADOS

Os principais motivos pelos quais a rede Green Fruit foi escolhida seguem elencados abaixo:

• Diversidade de produtos

• Produtos com fabricação própria e revenda

• Facil acesso em Petropolis

• Conceito positivo no mercado

• Preocupação do mesmo com o meio ambiente

• Mais de uma filial pertencente a rede

Entre outros motivos, os acima enumerados darão embasamento e credibilidade às informações neste trabalho inseridas.

2.2 – FILIAIS DA REDE

Atualmente as suas cinco filiais estão localizadas nas cidades abaixo:

• Petropolis – RJ

• Teresópolis – RJ

• Araruama – RJ

• Cabo Frio – RJ

• Niterói – RJ

Com isto é possível observa que todas as filiais encontram-se no Estado do Rio de Janeiro, divididas principalmente em grande centro, como Niterói, região serrana como Petrópolis e Teresópolis e na região dos lagos como as lojas de Araruama e Cabo Frio.

2.3 – IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DOS CLIENTES

A principal proposta do mercado é de oferecer produtos de qualidade para clientes exigentes que não estão à procura pura e simplesmente de preços mais em conta e sim prezando por produtos frescos. Tendo em vista esta proposta, o mercado é mais frequentado por pessoas de ambos os sexos, poder aquisitivo médio e alto, pessoas bem esclarecidas de variados níveis de escolaridade.

2.4 – ENTREVISTADO

Na filial de Petropolis, o gerente da unidade Claudio Alves se prontificou a acompanhar e prestar todas as informações para este trabalho acadêmico, não apenas respondendo de sua filial, mas também julga-se apto para responder também sobre as demais lojas. Claudio trabalha na filial da cidade de Petropolis desde a sua abertura em Novembro de 2005, onde começou no cargo de Supervisor de caixas. Após dois na função, ele foi promovido a subgerente desempenhando assim esta função por três anos, quando finalmente fora promovido a gerente da filial no final do ano de 2010.

2.5 – ATIVIDADE DA REDE DE SUPERMERCADOS

O ramo de atividade da rede de supermercados é varejista com grande diversidade de itens incluindo toda a linha de material de limpeza, descartáveis, higiene pessoal, grãos, massas, laticínios, doces, perfumaria, linha de bebe, óleos e azeites, entre outras.

Torna-se visível e destacado sua parte de hortaliças, verduras, legumes e frutas, pois sua qualidade mostra-se notável e sua preocupação com limpeza e arrumação.

Outro destaque é para os produtos de padaria que a rede Green Fruit possui unidade panificadora em todas as demais filiais, produzindo assim seus pães doces e salgados, inclusive com recheios diferenciados.

O departamento de animais também destaca-se por ter disponível produtos para aves, cães e gatos, acessórios como colheras, poleiro para aves, além de uma ampla estrutura de pet shop com banho, tosa e secagem de cachorros e gatos. Segundo Claudio, esta opção de disponibilizar um pet shop aos seus clientes é exatamente o de cobrar um preço justo e facilidade aos mesmo de poder fazer suas compras com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com