TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca incessante pela competitividade

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

A busca incessante pela competitividade obrigou as organizações a se reestruturarem, em busca de um diferencial que alinhe qualidade, flexibilidade, produtividade e satisfação dos clientes. O mercado no ramo de chocolates ganhou espaço, não possui mais um perfil de venda sazonal, hoje o chocolate está presente no dia a dia, e as vendas antes concentradas em datas como Páscoa e Dia dos Namorados, se distribuem ao longo do ano transformando o chocolate num produto de consumo e de presente.

Amargo, ao leite, branco, puro ou com frutas e castanhas. A guloseima produzida a partir da castanha do cacau pode proporcionar momentos de prazer, acalmar os nervos e melhorar o sistema circulatório. Essa mistura de satisfação com vício coloca o Brasil em uma posição de destaque: é o primeiro País do mundo no ranking do número de redes franqueadoras do ramo de chocolates.

 E entre estas franqueadoras esta Cacau Show Ltda uma indústria 100% nacional, fundada em 1989 e especializada na fabricação de chocolates finos (bombons com licor, trufas, embalagens para presente, entre outros).

Tendo completado 20 anos em 2008, a Cacau Show está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de 800 unidades franqueadas  distribuídas em 350 municípios, tornando-se uma das maiores rede de lojas de chocolate do mundo e faturando anualmente mais de 100 milhões de reais a empresa chega a produzir treze mil toneladas de chocolate ao ano.

        

A organização dispõe de equipamentos com alta tecnologia para melhor controlar a qualidade e distribuição de seus produtos que são divulgados através de propaganda e publicidade de forma terceirizada.

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar na prática o conteúdo apresentado em sala. Está pesquisa justifica-se uma vez que, o atual ambiente empresarial possui a característica da busca por diferencial competitivo e consistente, é importante avaliar constantemente o desempenho daqueles que contribuem com a organização.

A metodologia utilizada consiste em visita técnica, roteiro de questões previamente elaborado, referências bibliográficas e sites acadêmicos.

1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Cacau Show, razão social IBAC (Indústria Brasileira de Alimentos e Chocolates), nome fantasia Cacau Show Ltda, esse nome foi criado pelo seu fundador e presidente da empresa Alexandre Tadeu Costa.

        

Fundada desde 1989, com atuais vinte e três anos a empresa se tornou a maior rede de chocolates finos do Brasil. A empresa nasceu de apenas um ovo de páscoa

de cinqüenta gramas, um rapaz com apenas dezessetes anos revendeu dois mil chocolates de uma indústria, mas o que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha,  e para honrar o compromisso, o próprio comprou formas e embalagens em quantidades suficientes do produto em barras para derreter e em seguida transformar em ovos de páscoa. Sua intenção era ser competitivo no mercado e proporcionar o melhor para seus clientes.

Uma trufa e..1000 lojas depois!  A remuneração é importante, lógico, mas não é apenas que motiva. Todo mundo gosta de fazer parte de um sonho, de algo que considera grandioso a felicidade dentro de uma empresa pela sensação de pertencimento de ser ouvido de estar verdadeiramente engajado. Tudo isso faz com que as pessoas desenvolvam o ownership, sentimento de dono.   A inspiradora receita de sucesso da maior rede de chocolates finos do mundo. (COSTA, 2010, p.111).

Com o lucro de aproximadamente US$ 500,00 dólares, Alexandre Costa fundou a Cacau Show, uma empresa 100% nacional. A organização iniciou suas atividades na Casa Verde – SP, em apenas doze metros quadrados, com a expansão da empresa Alexandre inaugurou uma nova unidade de dezessete mil metros quadrados. Hoje a empresa possui setenta e dois mil metros quadrados, a sede esta situada no interior de São Paulo, na Estrada Velha de Itu, 437 – Itapevi São Paulo. O empreendimento consumiu um valor inicial de R$ 15 milhões.

A empresa não possui filial, e sim mil e quarenta franquias, que estão espalhados por todo o país nos 25 estados, têm o intuito de expandir suas franquias por todo território brasileiro.

Com um olho no mercado interior e outro no exterior, a Cacau Show tem aplicado os negócios com outros países. Já  exporta para os Estados Unidos e países do Mercosul. Hoje a empresa atua em quatro canais: catalogo com a venda de porta em porta, através de uma equipe de revendedores; atacado, pela fabricação de chocolates para outras marcas/empresas; varejo, através de rede de lojas e de distribuidores; vendendo diariamente ao consumidor final. A empresa possui três fábricas - em Itapevi (SP – Sede da empresa), Campos do Jordão (SP) e Curitiba (PR).

 Atualmente o premio concedido aos empreendedores que se destacam em sua área de atuação. Dentre eles, o corpo do de jurados independente avalia, com base nos critérios globais, quem será o empreendedor que representar o Brasil no Word Entrepreneur of the Year em Monte Carlo, principado de Mônaco.

O presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa, conquistou o Prêmio Empreendedor do Ano 2011, na categoria Master, promovido pela Ernst & Youg Terco, no dia 7 de abril. Em sua 13º edição no Brasil e 25º no mundo, a premiação reconhece as maiores lideranças corporativas, destacando uma categoria de empresários que darão o tom da nova economia do Brasil.

Tal categoria Máster leva em consideração os critérios direcionamento estratégico, inovação, integridade e influência pessoal, impacto na comunidade, desempenho financeiro e espírito empresarial. Alexandre será representante do Brasil no Ernst & Youg Entrepreneur of the Year na etapa internacional que acontecerá no mês de junho, em Mônaco.

                

A Cacau Show tem como missão proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referencia em gestão do negocio de chocolate.

 Sua visão é ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo a seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

E seu valor é a ética, respeito e honestidade, compromisso com o crescimento e resultado pratica da inovação incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual, cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes.

A Cacau Show tem uma presença muito forte em diversas regiões do Brasil, ocupando sempre os primeiros lugares no ranking de organizações de chocolates finos do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (761.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com