TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CASA DO CONSTRUTOR - A implantação de uma franquia

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 03

2 - DESENVOLVIMENTO 04

2.1 – PESQUISA DE MERCADO 04

2.1.1 – Pesquisa Quantitativa 05

2.1.2 – Pesquisa Qualitativa 05

2.2 – NEGOCIAÇÃO 06

2.3 – MARKETING 07

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho será o de oportunizar a realização de uma pesquisa teórica sobre os assuntos tratados para fixação do conteúdo aplicado nas disciplinas de Pesquisa de Mercado, Marketing, Metodologia Científica, Negociação e Seminário; em especial, a disciplina de Negociação, ao qual estou tendo a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos em virtude da insuficiência de média semestral.

Será abordado o fundamental de todo o conteúdo do semestre onde será enfatizado à importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento das empresas; alguns conceitos básicos dentro da disciplina de Marketing e a importância das empresas possuírem um posicionamento, para que fiquem claro àqueles que se utiliza de seus produtos e serviços o que essa empresa quer vender; e completando com a disciplina de Negociação, onde priorizou as principais modificações ambientais.

Abordará ainda a importância de uma pesquisa de mercado para a abertura de uma franquia no intuito de identificar os futuros clientes da empresa, com pesquisas buscando informações diversas em diversos lugares de atuação; a importância da pesquisa qualitativa e a quantitativa e a eficácia da negociação nas situações de conflitos.

2 – DESENVOLVIMENTO

Considerando as opções de elaboração do trabalho, observando o potencial e abrangência para instalação na cidade, baseando na crescente evolução do estado de Rondônia, assim como as cidades circunvizinhas de São Felipe D’Oeste; comprovadamente a franquia que mais se enquadra na elaboração deste é a relacionada ao ramo da construção civil, ou seja, locação de equipamentos Casa do Construtor.

O município de São Felipe D’Oeste, embora seja o segundo menor do estado em extensão territorial, possui investidores financeiramente capacitados para implantação deste segmento de franquia.

Localizado a uma distância que varia de 60 a 70 km das crescentes e evolutivas cidades de Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno e a uma distância de aproximadamente 60 km da BR-364, principal acesso ao estado, o município já possui lojas de materiais para construção com grandes estruturas que atende as demandas da região e que se adaptariam facilmente a esse novo negócio associando e ampliando seu empreendimento.

Inserida no segmento de negócios, serviços e conveniências do ramo de locação de equipamentos para a construção civil, a Casa do Construtor tem sua história escrita com ética, responsabilidade social, contaminada pela paixão ao trabalho, fida à sustentabilidade, à inovação, às melhores práticas de gestão, manifestada na excelência do atendimento ao cliente, no respeito humano. História essa que, desde sua origem, inspirou-se na amizade entre dois universitários, os engenheiros Altino Cristofoletti Junior e Expedito Eloel Arena que fundaram em 1993 iniciando em 1998 a primeira franquia brasileira especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil; contando atualmente com 15 unidades próprias e 204 unidades franqueadas presentes em mais de 25 estados do país destacando o seu crescimento também em qualidade e destaque.

2.1 – PESQUISA DE MERCADO

Definida como uma ferramenta de auxílio à tomada de decisões que estará sempre trabalhando com uma provável conclusão a respeito da realidade de mercado, a pesquisa de mercado, baseia-se num processo composto de várias etapas: a princípio, a formulação de problemas de pesquisa, seguida doravante da definição dos objetivos da pesquisa.

A finalidade de por em prática os conhecimento adquiridos nesta disciplina, é auxiliar na identificação de problemas, buscar oportunidades e ajudar a traçar perfis dos consumidores e mercados de atuação, de forma mais objetiva, ela ajuda o empreendedor a não ir à falência diretamente.

Para a abertura desta franquia – Casa do Construtor – será utilizado à pesquisa de mercado de identificação exploratória e descritiva, procurando determinar as dimensões de atuação e testar a relação de causa e efeito acumulando informações para compreender melhor seus consumidores. Com objetivos também de identificar e delimitar de forma precisa as informações para vir a garantir a satisfação de mercado.

Ao definir uma pesquisa, deve-se associar na realização de uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa, pois uma não substitui a outra, elas se complementam.

2.1.1 – PESQUISA QUANTITATIVA

Seguindo o princípio de viabilidade, aplicar-se-á, neste procedimento de análise, a pesquisa quantitativa a qual atua de forma extensiva partindo do objetivo extensivo com amostras amplas com dados e indicadores tendenciais, utilizando também questões fechadas e entrevistas pessoais.

Sendo assim, para a busca dos dados necessários para abertura da franquia, será utilizado o método de levantamento pessoal e métodos eletrônicos. As vantagens de dados coletados pessoais é que se torna mais versátil e interativo que o método eletrônico cuja facilidade é a de implantar em baixo custo, fazendo orçamentos de custos pela internet o que também se torna mais viável para o público e para a empresa.

2.1.2 – PESQUISA QUALITATIVA

Já a pesquisa qualitativa requer métodos menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com