TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de mercado, negociação e marketing de implantação da franquia “Casa do Construtor”

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

Em um momento de desabafo do meu tio Dalvo mestre de obras conceituado na minha cidade avaliei que como a cidade em ascensão, novas indústrias e a agricultura oportunizando que a cidade tome forma, com grandes e pequenas construções, as linhas de créditos “facilitando” o sonho de moradia para a população que aqui vive e as que estão chegando. A grande dificuldade apontada pelo meu tio é de que as pequenas e grandes construtoras estão tendo que fechar contratos com locatários das capitais e de outras cidades, empresas que não estão atendendo de forma adequada, deixando as construções por muitas vezes paradas por ineficiência e déficit de equipamentos.

Partiu daí minha vontade de colocar meu sonho de ser dona do meu próprio empreendimento. A informação, por si só, não leva a decisão nem ao sucesso, sei que é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas, não há razão para fazer uma pesquisa de mercado se não tivesse a flexibilidade para alterar minha posição inicial, preciso acreditar e compreender os verdadeiros resultados.

Suponhamos que a intenção seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos profissionais no que se refere à atual oferta do mercado. Para tanto, teria de optar pela pesquisa quantitativa, haja vista que ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão. Partindo do princípio de que essa modalidade requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo, percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, como o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa as hipóteses levantadas levaria muito tempo e precisaria de grande ajuda.

Fizemos então uma pesquisa qualitativa, traduzindo aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis. Assim sendo levamos em consideração os traços subjetivos e as particularidades de cada modo de construção. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis cuja intenção é analisar as causas do desinteresse das locatárias em relação à demanda construtoras instaladas na cidade. Certamente esse processo contou com minha participação efetiva, ou seja, observei o fenômeno mais de perto, isto é, o primeiro passo foi reunir com os mestres de obras, pedreiros e chefes de construtoras conhecidos do meu tio, ali poder obter muitos dados sobre o segmento, ter a dimensão de qual a construção está em evidencia na região, ter uma visão de faturamento médio, potencial do mercado, ouvir as dificuldades que eles enfrentam no setor, quais os equipamentos de maior e menor necessidade, estimular os profissionais a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Os dados, em vez de serem tabulados, de forma a apresentar um resultado preciso, foram retratados por meio de relatórios, levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, tais como, a não existência de nada similar na cidade, minha maior dificuldade será desfazer a imagem de irresponsabilidade das locadoras em contra partida vou poder contatar com a comodidade de ter a empresa instalada na cidade tendo o contato direto com as construtoras e prestadoras de serviços, os profissionais poderá escolher os equipamentos e ter a comodidade e eficiência de ter os equipamentos entregues em tempo recorde sem deixar sua obra parada e seus colaboradores irritados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com