TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CENTRAL DE COMPRAS E SUAS VANTAGENS

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1][pic 2]

Acadêmico:

Gleide Mara Freitas

R.A.:18074505

 

Curso: Gestão Hospitalar

Disciplina: Gestão de Compras

                 

CENTRAL DE COMPRAS E SUAS VANTAGENS

 Em um ambiente globalizado e altamente competitivo em que as organizações necessitam desenvolver uma estratégica diferenciada afim de permanecer saudáveis no mercado. A central de compras oferece um sistema para união entre as empresas, entidades, com o objetivo de realizarem compras conjuntas, usufruindo dos benefícios produtos/serviços como menor custos entre outras vantagens como: preços mais baixos, menor custos de frete e estoques e acesso a grandes fornecedores. As empresas maiores tendem a se preocupar constantemente com a centralização ou a descentralização dos seus processos administrativos, afim de encontrarem o melhor método para alcançar suas metas. A Centralização e Descentralização referem-se aos níveis hierárquicos de tomada de decisão dentro da Organização. Do momento que parte da direção somente até onde o nível operário pode ser incluído no processo decisório. 

A Centralização total consiste em um tipo de compra na qual um indivíduo ou departamento é posicionado dentro da organização, o qual recebe autoridade para efetuar a maioria das compras. Pode-se implementar a centralização em uma organização com instalação única ou com diversas instalações. Já descentralização total pressiona níveis hierárquico mais baixo a tomarem decisões. A distribuição do poder dentro da empresa é concentração de autoridade na cúpula da hierarquia ou sua relativa dispersão nos demais níveis da empresa. Muitos autores consideram centralização como sinônimo da concentração da autoridade na cúpula e descentralização como sinônimo da dispersão da autoridade pelos demais outros níveis da empresa. É fato que utilizar uma ou outra pode ter algumas vantagens e desvantagens, onde algumas organizações utilizam a combinação entre as duas como forma convencional de suas compras.

 A centralização total pode ser um grande diferencial no contexto hospitalar para se conseguir executar as tarefas com maior eficiência, onde os departamentos integram com o setor de compras central a as compras são feitas em tempo hábil e com preços melhores.

        [pic 3][pic 4]

REFERÊNCIAS:

http://www.administradorhospitalar.com.br/publicacoes-individual/Centralizacao-de-compras-em-ambiente-hospitalar#.W88GZGhKjIU

https://pt.wikipedia.org/wiki/Descentraliza%C3%A7%C3%A3o_e_centraliza%C3%A7%C3%A3o_organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com