TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E RISCOS NAS COMPRAS NA INTERNET

Por:   •  9/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.273 Palavras (18 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 18

        

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA[pic 2]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

VANTAGENS E RISCOS NAS COMPRAS NA INTERNET

 Jéssica Danitiela Fidêncio

Louise Muller Bueno

Will Robson Sales Delfino

Ouro Branco

2015

Jéssica Danitiela Fidêncio

Louise Muller Bueno

Will Robson Sales Delfino

VANTAGENS E RISCOS NAS COMPRAS NA INTERNET

Projeto apresentado ao Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Branco, como requisito da Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. Haroldo Lacerda de Brito

________________________________________

Prof. Pedro Xavier da Penha

________________________________________

Professora Denise Giarola Maia

Ouro Branco

2015

RESUMO

No cenário atual, a compra on-line vem se tornando comumente utilizada por inúmeras pessoas de todo o mundo. Além de ser uma forma mais prática de realizar compras devido a variedades de produtos e os mais diversos preços e opções de serviços em qualquer parte do mundo. Apesar de se parecer muito vantajoso, é preciso tomar certas precauções e estar atento às inúmeras ofertas que muitas vezes podem ser enganosas. O presente projeto tem o objetivo de identificar as vantagens e riscos no uso do e-commerce pela população de Ouro Branco e com isso evidenciar pontos para que os mesmos não estejam mais propícios a sofrer os impactos e prejuízos devido a utilização do e-commerce.Para isso se utilizará de questionário estruturado com perguntas fechadas relacionado às compras online. A amostra será composta por 381 pessoas, residentes da Cidade de Ouro Branco, selecionados de forma aleatória, tanto do sexo feminino quanto masculino.

Palavras- chave: compras online, e-commerce, sites de compra.

        

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

2.1        Objetivo Geral        

2.2        Objetivo Específico        

3        JUSTIFICATIVA        

4        REFERÊNCIAL TEÓRICO        

5        METODOLOGIA        

5.1        Procedimento De Coleta De Dados        

5.2        Análise De Dados        

6        CONCLUSÃO        

7        CRONOGRAMA        

8        REFERÊNCIAS        

        


  1. INTRODUÇÃO

A velocidade com que a tecnologia se amplia atualmente estabelece uma nova realidade que serve como sustentação para as novas práticas de negócios entre as empresas e seus clientes no mundo todo. Esse crescimento no Brasil desperta o interesse de organizações e grupos de pesquisa em volta das oportunidades e praticidades que se sucedem. O e-commerce é um modo de transação comercial, com ou sem fins lucrativos, realizado através de equipamentos eletrônicos onde as pessoas realizam suas compras sem ter que sair de casa e em qualquer parte do mundo.

De acordo com Mithidieri (2015) o uso do e-commerce no Brasil teve um crescimento significativo do ano de 2013 para 2014 representando 25% das compras realizadas e para 2016 essa previsão é para 26%. Até pouco tempo, as pessoas satisfaziam suas necessidades somente pelo uso do varejo tradicional, indo até o estabelecimento e retirando o produto. Porém graças à globalização, os mercados passaram a estar mais próximos e as pessoas não se importando com as longas distâncias, uma vez que a praticidade do uso do e-commerce gera comodidade na realização de suas compras. Além de promover essa facilidade em transações, o comércio eletrônico envolve diversas atividades que necessitam da comunicação que é um dos principais pilares para este tipo de atividade.

Devido a vários fatores que influenciam nessas operações como o conforto de se efetuar compras utilização do comercio eletrônico, existe uma fácil comparação entre vários produtos em lojas e sites diferentes o que dispensam idas e vindas cansativas em lojas físicas, alem da vantagem de se encontrar preços mais acessíveis, pois os preços dos produtos nas lojas físicas ainda são acrescidos de custos e despesas como aluguel, energia elétrica, comissão e salários de vendedores entre outros.

Com base no contexto acima descrito, a pergunta orientadora é:

Quais as vantagens e riscos nas compras pela internet?

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo a abordagem das vantagens e riscos para os consumidores ao se efetuar compras em lojas virtuais.

  1. Objetivo Específico

  • Identificar as vantagens na realização das compras pelo e-commerce;
  • Identificar os riscos ocasionados pela compra online;
  • Identificar vantagens e desvantagens das compras coletivas.

  1. JUSTIFICATIVA

A motivação deste trabalho se justifica pela expressiva expansão do e-commerce comparado às demais tecnologias nos últimos tempos e acima de tudo pelo seu impacto na orientação de negócios, como um novo intermédio rentável para o desenvolvimento das relações de trocas de produtos e serviços.

Para a instituição, tal proposta poderá contribuir como instrumento de fonte de consulta para estudos atuais e futuros sobre as vantagens e o comportamento do consumidor diante dos impactos recorrentes da utilização do comércio eletrônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (89.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com