TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E SENSO COMUM: CARACTERÍSTICAS, OBJETIVOS, PARTICULARIDADES E SUAS DIFICULDADES

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

        CIÊNCIA X SOCIEDADE:

XXX(INSERIR UM SBTITULO, DELIMITANDO O TÍTULO DO TRABALHO)[1]

Eduarda da Silva Rocha

Flavia Rodrigues Moreira

Gabriel Oliveira Santos

Igor Vinícius Viana Fernandes

Joab da Silva Fernandes[2]

RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever os mais diversos tipos de ciência, tratando das suas características e englobando as dificuldades do estudo desta. No decorrer do texto do artigo, é identificado como a Administração se encaixa no complexo estudo das Ciências Sociais Aplicadas, na atualidade. Apresenta as diferenças entre as certezas cotidianas e o conhecimento científico, expondo suas visões.

PALAVRAS-CHAVE: Ciência. Administração. Ciências Sociais Aplicadas. Senso Comum. Conhecimento Científico.

1 CIÊNCIA E SENSO COMUM: CARACTERÍSTICAS, OBJETIVOS, PARTICULARIDADES E SUAS DIFICULDADES

        A necessidade do estudo da ciência nasce, entre outros aspectos, da vontade de se avançar em tecnologias para abrir novos campos de pesquisa. Porém, conseguir esse fim engloba uma série de dificuldades. 

        Antes de começar a falar sobre ciência, é conveniente começar a falar a respeito do que ela é. No entanto, percebe-se que essa definição é bastante controversa, tanto que os próprios cientistas são incapazes de chegar a uma definição. Ela não deve ser um conjunto de teorias e leis imóveis, pois os avanços das tecnologias contribuem para o surgimento de novas formas de pensar e pesquisar. Portanto, deve-se prestar atenção, porque, ao adotar uma definição para ciência, não significa que essa será a única possível.

Algo muito importante de ser destacado são as informações básicas para entender o conceito de ciência. São eles: objeto, métodos, objetivos, etc.

O OBJETO

É aquilo que a ciência se propõe a conhecer. Cada conhecimento científico vai delimitando sua área específica de estudo, ou seja, vai definindo seu objetivo. A definição de seu objeto de estudo é um processo fundamental para o desenvolvimento de uma sapiência, já que esta exposição que permite aos cientistas equiparar os seus estudos e verificarem suas conclusões.

1.2

São os procedimentos capazes de permitir conhecer o objeto. Segundo Andery (1988, p. 16), “o método científico é um conjunto de concepções sobre o homem, a natureza e o conhecimento que sustentam um conjunto de regras de ação e procedimentos prescritos para se construir um conhecimento científico”. Da mesma forma que a definição do objeto, a determinação dos métodos é muito importante para o desenvolvimento dos estudos, pois ela avalia a compatibilidade de uma afirmação com a sua ciência. O estudo não é feito só de metodologia, mas também não é concebido sem ela, pois os métodos são responsáveis pelo desenvolvimento de afirmações e suas respectivas avaliações.

A ciência possui seus objetivos, porém nem sempre são altruístas como a maioria acredita. A ciência é uma atividade humana e passível de ser influenciada, então os objetivos da mesma são os objetivos dos homens, assim é ele que deve lutar para que esses objetivos não sejam egoístas.

A realidade em que vivemos se tornou científica, a um toque desta em praticamente tudo que fazemos. O que diferencia a ciência de hoje da de antigamente não é só a sua complexidade, mas também a sistemática em que ela vem sendo produzida e a intenção dentro dessa produção. Uma parte grande do mundo está envolvida com a produção e proliferação do conhecimento, porém nunca essa busca esteve tão interessada na obtenção de lucro.

Entretanto, a ciência não é somente tecnologia, ela tem participação nas políticas sociais, na indústria e na agricultura, assim se destacando nos pilares do poder social. O mundo se tornou dependente da ciência, incluindo a forma de se pensar, como é constantemente usada para sustentar argumentos e terminar discursões. Por conta dessa influência esse seja o melhor motivo para ser estudada, mesmo que não profundamente, entendê-la é de intensa necessidade.

Dentro desse contexto é preciso falar das dificuldades quem existem em se fazer ciência, para ter a formação básica de um cientista se exige um longo período de tempo. Outro motivo que torna difícil a atividade científica é que ela não pode ser feita individualmente, uma descoberta, por exemplo, é o somatório de esforços e falhas. Além disso, a maioria dos cientistas não publicam suas falhas, isso favorece para que outros cometam os mesmos erros.

Apesar de todas as dificuldades o universo da ciência é magnífico, a pesquisa é uma aventura, um pulo no desconhecido.

1.2 MÉTODO CIENTÍFICO

Quando falamos em método relacionado à ciência, chegamos ao método científico, o qual é dividido em quatro fases distintas, para explicar como a ciência é vista na prática. O primeiro método utilizado quando se faz qualquer estudo científico é a observação, é nesta fase que é visto como os fatos ocorrem, para se chegar ao resultado desejado essa observação deve ser feita de maneira precisa e rigorosa, dando-se importância a cada detalhe do processo; após a realização do processo observatório é feita a elaboração das hipóteses, para se explicar de maneira provisória os fatos observados inicialmente, ou seja, a hipótese tem o papel de interpretar os fatos observados e reorganizá-los de uma forma onde possa se chegar a uma explicação provisória dos fatos. Depois de feita a explicação provisória dos fatos por meio da hipótese é feita a experimentação, que consiste no estudo dos fenômenos em condições colocadas pelo cientista, ou seja, é algo provocado para se provar a hipótese; a última fase do método científico é a generalização, onde é feita generalizações constantes baseados em estudos provados cientificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com