TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em administração

BRUNO SANTOS SILVA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 3]

Santa Luz

2014

BRUNO SANTOS SILVA[pic 4]

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em administracao  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Microeconomia e Macronomia; Métodos Quantitativos. Etica, Politica e Sociedade. Seminário.

Prof. Regina Lucia Sanches Melassise, Marcelo Caldeira Viegas, Wilson Sanches.

Santa Luz

2014

SUMÁRIO[pic 5]

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2. ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA.........................6

2.1.MICRONOMIA E MACRONOMIA..........................................................................6

2.2. MÉTODOS QUANTITSTIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL...........8

2.3. ETICA, POLITICA E SOCIEDADE.....................................................................11

2.3.1. Tendência do Capitalismo e sua atual fase, tornando monopolista e suas aplicações...................................................................................................................13

5-. CONCLUSÃO......................................................................................................15

6.  REFERENCIAS...................................................................................................16

1.INTRODUÇÃO

A abertura do comércio internacional, caracterizada pelo fenômeno da globalização, ocasionou profundas mudanças no cenário empresarial, influenciando significativamente a estrutura e as regras da competição no varejo, mais especificamente o setor supermercadista. Com o avanço tecnológico e a abertura de mercado, que implicaram em aumento da concorrência, os varejistas passaram a oferecer uma variedade maior de produtos e serviços ao consumidor, e esse por sua vez, está mais atuante, informado e consciente, exigindo produtos que satisfaçam suas necessidades e desejos de forma mais individualizada, ou seja, do consumidor. No contexto proposto pode se analisar que no Brasil especificamente do estado do Rio Grande do sul no que tange o ramo supermercadista ocorreu várias mudanças tendo em vista as difusões dentro do mercado e diante dos setores destacando a competitividade dos profissionais administradores em seus diversos setores empresariais. Neste contexto, é natural que o varejo cresça em importância pois tradicionalmente, é dentro da loja que o processo de troca com o consumidor é concretizado.

Dentre as mudanças advindas da implantação do plano real, o setor de auto-serviço sofreu inúmeras alterações, dentre as quais se podem citar o processo de concentração, a modernização, a expansão e a internacionalização de capital. Com a estabilização da moeda no período do Plano Real proporcionou um substancial de incremento no faturamento das empresas no setor de supermercados, mas por outro lado impôs a necessidade de fusões no posicionamento estratégico proporcionando as empresas estrangeiras investirem o reinvestirem no Brasil, desta feita nesse período do Plano Real houve uma concentração de entrada de redes supermercadista no pais, isso ocorrido em meados da década de 90. O que causou uma grande modificação na estrutura do setor supermercadista do Rio Grande do Sul evidenciando a utilização eficaz de conduta e desempenho das empresas e calculando o grau de concentração deste setor. Desta maneira a primeira composição do ranking estadual de 1998 ficou alterada em relação 1997. Neste ambiente, para se manterem vivas no mercado, muitas empresas do setor supermercadista adotaram estratégias de crescimento ligadas à integração horizontal e vertical. A primeira diz respeito à aquisição de novas empresas no mesmo ou em outro ramo de atuação. Já a segunda refere-se ao fato de adquirir empresas fornecedoras e/ou compradoras do atual produto ou serviço. Essas estratégias referem-se a maneiras através das quais as empresas buscam aumentar sua participação de mercado.

No decorrer das décadas o avanço dos grandes grupos na área de supermercados fez com que o consumidor Porto-Alegrense  fosse apenas cliente de três gigantes do varejo uma vez que as pequenas redes locais estão sendo absorvidas. segundo a AGAS as três maiores empresas Sonae, Zafari e Carrefour, respondem por 90% do faturamento do setor na Capital e são responsáveis por 55% da receita estadual . desse modo a rede Gaucha Zaffari em 2004 conseguiu entrar no grupo das cincos  maiores redes do Brasil, apesar da distância na sua colocação ser enorme, a companhia Zaffari apresenta mais de um bilhão de reais.

Pode se afirmar que os crescimentos dessas empresas estão ligados aos eventos de inovação no inter-relacionamento do público, o que desencadeia mudanças significativas no que tange a produção e a comercialização, sem contar que contribui para a redução de custos na transação e operação com economias de escala e do escopo facilitando o surgimento do oligopólio.

Daí em diante as empresas não pararam os índices de concentração e de poder de mercado das empresas Gaucha tornou-se como referencial o faturamento bruto, tendo como destaque a empresa Carrefour. Sobre tudo o principal objetivo do estudo da estrutura de mercado é de dar uma contribuição de conhecimento acerca do setor varejista no Brasil, integrado as estratégias de crescimento adotadas pelo setor supermercadista, especificamente do Estado do Rio Grande do Sul.

2- ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

2.1. MICRONOMIA E MACRONOMIA

De acordo o texto proposto o mesmo relata que as estruturas de mercado são consideradas fatores como participação de governo diferenciação de produtos distribuição e números de vendedores e compradores, existência de barreiras a entrada de novos concorrentes integração vertical, elasticidade de demanda e economia de escala de produção. Com objetivo de expandir no mercado nas vendas agregando suas estruturas, onde veremos as diferentes em algumas delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com