TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL (NPG1497)

Por:   •  10/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Resenha Crítica de Caso

Tiago Felipe Rabelo Batista

Trabalho da disciplina Comunicação e estratégica empresarial

                                                                  Tutor: Prof. Nilton Marlúcio de Arruda

Santa Luzia

2019

SAMARCO: O PAPEL DA EMPRESA NO EMPODERAMENTO DAS PESSOAS

Referência: FISCHER, Rosa Maria. Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas, abril 2011. Disponível em: http://sia.estacio.br Acesso em: 17 de junho de 2019.

O estudo de caso baseia-se no papel das pessoas que vicem no entorno da empresa, com o intuito de promover maneiras de a empresa participar de alguns projetos socioambientais, com o intuito de solidificar a parceira da comunidade junto com a companhia com o intuito de proporcionar melhorias significativas para ambos os lados.

Vale ressaltar que tudo teve início quando Sergio Dias, gerente do meio ambiente da empresa, é convidado a apresentar seus estudos para a sua área socioambiental. O mesmo se mostrou bastante confiante com relação ao seu projeto, pois a Samarco já tinha se apresentado com uma imagem sólida e com esboçava enorme preocupação com medidas de preservação do meio ambiente além de manter um relacionamento bem solidificado e respeitoso com boa parte da população que viviam nos arredores de ondem mentiam suas operações. Afim de buscar uma melhor aceitação por parte dos mesmos, ele procurou expor os benefícios que esse projeto traria a todos os stakeholders, além claro para a empresa.

Afim de esboçar um melhor entendimento por partes de todos vinculou essa nova proposta a um programa liderado por ele próprio cujo o nome era Programa de Educação popular de Bento Rodrigues, projeto esse implementado um ano antes em um outro pequeno vilarejo, onde ressaltou o quanto o mesmo havia ajudado no desenvolvimento da comunidade. O grande objetivo de era contribuir para o desenvolvimento da comunidade através do engajamento efetivo dos moradores na identificação de seus principais problemas e na busca de soluções, através da educação ambiental e do estimulo ao desenvolvimento de associações da sociedade civil.  Após a sua apresentação ele foi abordado pelo Gerente financeiro da empresa e expressou sua preocupação com relação ao projeto citado, pois o mesmo atuava de uma forma muito direta, mas o mesmo tinha ciência da extrema importância a atuação junto as comunidades, afim de uma futura ampliação e abertura de novas unidades. Sendo assim o gerente financeiro, mencionou o projeto Salvamar, explicando que esse num todo melhor pois a empresa não atuava de forma tão forte junto a comunidade local este  projeto   foi  e laborado   após  a   capacitação  de  um   grupo   de  funcionários  da  planta  de  Ubu,  município do estado do Espírito Santo, onde a Samarco mantinha um porto construído para escoar a produção de pelotas de minério de ferro da empresa e  também  movimentar  cargas  diversas para consumo da empresa e de terceiros.  Um dos funcionários em uma   vila de pescadores, ao participar da capacitação identificou a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido sobre os impactos Ambientais de um derrame de óleo no mar   junto aos pescadores locais, os quais lançavam o óleo usado pelos motores de seus barcos diretamente ao mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com