TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO INTERNA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/12/2021  •  Monografia  •  7.148 Palavras (29 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Pelotas

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

HELEN SILVA NUNES

AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E O IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Instituição Anhanguera Educacional de Pelotas, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Administração de Empresas.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Drª. Cristiane Hoffmann Moreira

Prof. Msc. José Bonifácio da Costa Poetsch

Prof. Esp. Luis da Silva Neutzling

                                          Pelotas, 04 de dezembro de 2017.

Dedico este trabalho...

Dedico esta monografia aos meus Pais, Amélia e Paulo, pelo exemplo de coragem e simplicidade em suas metas e por colocarem as pedras fundamentais na minha formação (caráter, honestidade e ética), e ao meu filho Miguel e meu esposo Adriano por toda a compreensão nesse período.


AGRADECIMENTOS

Nenhuma batalha é vencida sozinha, no decorrer desta luta várias pessoas estiveram ao meu lado e percorreram este caminho como verdadeiros soldados, estimulando que eu buscasse a minha vitória e conquistasse meu sonho.

Agradeço a DEUS, que me deu força e coragem para vencer todos os obstáculos e dificuldades enfrentadas durante o curso, que me socorreu espiritualmente, dando-me serenidade e forças para continuar.

 A Professora Cristiane Hoffman, por ter acreditado na possibilidade da realização deste trabalho, pelo seu incansável e permanente encorajamento, pela disponibilidade dispensada e sugestões que foram preciosas para a concretização desta monografia.

Agradeço a minha mãe, que me ensinou a ser uma mulher de força e um ser humano integro, com caráter, coragem e dignidade para enfrentar a vida. Uma mãe que me deixou livre para seguir minhas escolhas porem sempre indicando o caminho correto.

Agradeço ao meu Pai, que me ensinou sempre a ter pensamento positivo, me ensinou os maiores valores, me ensinou a batalhar, buscar meus objetivos, a estudar sempre, e nunca desistir.

Preciso agradecer também ao meu filho, pois juntos trilhamos um caminho difícil, você participou comigo de vários momentos e é por você que continuei essa graduação.

Agradeço ao meu esposo, que esteve ao meu lado, cuidando do nosso filho enquanto eu ia para a faculdade, aturando minhas crises de stress escrevendo a monografia.

Agradeço em especial a minha amiga Patrícia Gonçalves que tem grande parcela de contribuição na minha graduação e sempre serei muito grata por isso, entrou na minha vida sendo companheira em todos os momentos, me dizendo sempre “Vai dar tudo certo amiga”, e deu tudo certo mesmo, por você tenho uma admiração imensurável, um sentimento grandioso e um carinho enorme.

Há todos o meu muito obrigada.

NUNES, Helen Silva. As Ferramentas Tecnológicas e o impacto nas Organizações: 2017. 28 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) – Anhanguera Educacional de Pelotas, Pelotas, 2017.

RESUMO

As ferramentas tecnológicas possuem grande importância dentro das organizações, pois através delas os colaboradores e gestores podem ter uma comunicação mais ágil. Nos dias atuais possuímos algumas ferramentas para essa comunicação, o e-mail é uma delas, porém com a atualidade surgiram ferramentas mais inovadoras como o Skype e WhatsApp, que proporcionaram um impacto e uma evolução na comunicação empresarial, tornando o meio corporativo mais eficiente.

O presente estudo tem como principal objetivo demonstrar como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para a comunicação interna das organizações, uma vez que as empresas estão buscando maior agilidade e melhor custo benefício. Como referencial teórico foi utilizado a pesquisa bibliográfica, contudo ainda inexiste literatura abordando a mídia WhatsApp. Utilizou-se autores que abordam comunicação interna, Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC), mídias sociais, internet e comunicação organizacional. O tema mostra a evolução da comunicação no passar dos anos, demonstrando que as organizações vêm buscando atualizações para uma comunicação interna, de modo a facilitar o dia a dia dos colaboradores e uma maior rapidez na troca de informações. Assim como o e-mail e outras ferramentas tecnológicas, a perspectiva é de que o WhatsApp transponha seu caráter informal para se consolidar como processo formal de comunicação interna nas organizações, uma vez que algumas empresas vêm introduzindo a ferramenta aos poucos. O estudo demonstra que as novas ferramentas de comunicação podem se tornar um instrumento para alavancar o diálogo, e com maior agilidade na comunicação, visto que é instantânea, e de fácil manuseio para construir relações mais sólidas com a equipe de trabalho, contribuindo para o resultado das organizações.

Palavras-chave: Ferramentas Tecnológicas; Informação; Comunicação Interna;

Redes Sociais; Inovação.


NUNES, Helen Silva. Technological Tools and the impact on Organizations: 2017 28 sheets. Course Completion Work (Graduation in Business Administration) - Anhanguera  Educational of Pelotas, Pelotas, 2017.

ABSTRACT

The technological tools have great importance within the organizations, because through them the employees and managers can have a more agile communication, nowadays we have some tools for this communication, the e-mail and one of them, however with the present time more innovative tools have emerged such as Skype and WhatsApp, which have provided an impact and evolution in business communication, thereby making the corporate environment more efficient.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com