TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências contábeis

         

            contabilidade aplicada

[pic 4]

2014

                   

                   CONTABILIDADE APLICADA

               

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR sexto Semestre - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:Contabilidade de áreas diversas ,Contabilidade do setor público,Contabilidade social e ambiental,

                                                                       Prof. Valdecir da Silva Araújo, Regis Garcia,

                                                                       Carla Rodrigues Ramos,Regiane Moraes

                                                                       

.

                                                    2014

                                           

SUMÁRIO[pic 5]

        

1.INTRODUÇÃO............................................................................................04

2.CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR ......................................................05

   2.1. O QUE É LRF E SEUS OBJETIVOS..................................................................05

   2.2. O QUE SÃO OS RREO E QUEM E OBRIGADO A ELABORÁR E PUBLICÁ.06

   2 .3. RELATÓRIOS QUE COMPÕEM O RREO E PRAZOS DE APLICAÇÕES......07

3. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL................................08

    3.1. O QUE É ISE-BOVESPA..................................................................................08

    3.2. A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE? .......09

    3.3. QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM O ISE-BOVESPA..................................09

4.AGRONEGÓCIOS......................................................................................10

     4.1. O QUE É GERIR AGRONEGÓCIO ................................................................10

     4.2. O QUE É IMPORTANTE PARA UM GESTOR DO AGRONEGÓCIO............11

     4.3. A CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO REPRESENTA UMA      AREA EM EXPANÇÃO PARA O CONTADOR?........................................................12

5.CONCLUÇÃO............................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Com o tema contabilidade aplicada vamos abordar algumas das áreas em que a contabilidade pode ser aplicada onde com através deste tema podemos observar que a contabilidade esta em diversas areas. E também abordarei o assunto do que é a Lei de Responsabilidade Fiscal e seu objetivo para a transparência na gestão pública.Falarei sobre o tema índice de Sustentabilidade empresarial e sobre o gestor no agronegócio qual a importancia,a area de expanção que representa para um contador etc.

2.CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO

        

2.1. O QUE É LRF E SEUS OBJETIVOS

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou Lei Complementar nº 101,foi publicada no dia 04 de maio de 2000 e regulamenta o artigo 163 da Constituição, e seu principal instrumento é regular as contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigar os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos.

A LRF contém o Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária .As informações contidas nesses documentos, determina  metas para a administração pública e permitem avaliar com profundidade a gestão fiscal do Executivo e do Legislativo. A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe para os municípios uma importante contribuição para o ajuste fiscal, reforçando o seu potencial tributário, fazendo com que os governantes desenvolvessem uma política tributária responsável e, cobrando, efetivamente, todos os tributos que são de sua competência.Uma administração transparente e democrática deve mostrar o que fazer e de onde vai tirar os seus recursos, para que possa contar com a confiança da população, que pagará os seus tributos de uma maneira mais consciente e motivada.

O objetivo da LRF é melhorar a responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos. Com ela, todos os  governantes passam a se responsabilizar pelo orçamento e pelas metas que possibilitem prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, reforçando os alicerces do desenvolvimento econômico sustentado.

2.2. O QUE SÃO OS RREO E QUEM E OBRIGADO A ELABORÁR E PUBLICÁR

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um conjunto de demonstrativos que dá amplas informações ao Executivo, Legislativo e à sociedade sobre a execução orçamentária e sua previsão. Dentre os demonstrativos da RREO, podemos destacar o da Receita Corrente Líquida (RCL) por ser a base de cálculo para os Relatórios de Gestão Fiscal. Conforme previsto na LRF, deverá ser elaborado e publicado até 30 dias após o final de cada bimestre.

O conteúdo do RREO abrange o balanço orçamentário; os demonstrativos da execução das receitas e das despesas, o demonstrativo relativo à apuração da receita corrente líquida, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício; demonstrativos relativos às receitas e despesas previdenciárias; demonstrativos dos resultados nominal e primário, das despesas com juros e dos restos a pagar; além dos demonstrativos do último bimestre.

Quem e obrigado a elaborar e publicar o RREO é o Poder Executivo e abrangerá os órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta, de todos os Poderes, constituídos pelas autarquias, fundações, fundos especiais, e asempresas públicas e sociedades de economia.O objetivo da publicidade dos relatórios é permitir que, cada vez mais, a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com