TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FATOR DETERMINANTE NAS TOMADAS DE DECISÕES DOS GESTORES EMPRESARIAIS

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  19.523 Palavras (79 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 79

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FATOR DETERMINANTE NAS TOMADAS DE DECISÕES DOS GESTORES EMPRESARIAIS

        

SÃO PAULO

2016

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

ANA PAULA SOARES VASCONCELLOS DE QUEIROZ

DEBORA DE ANDRADE MARQUES

GEISE ALICE DA SILVA

JANETE FERREIRA CAVALCANTE

WELLINGTON DE OLIVEIRA

A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FATOR DETERMINANTE NAS TOMADAS DE DECISÕES DOS GESTORES EMPRESARIAIS.

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Faculdade Carlos Drummond de Andrade como requisito final para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Me. Othoniel Rodrigues

SÃO PAULO

2016


QUEIROZ, Ana Paula Soares Vasconcellos; MARQUES, Debora de Andrade; SILVA, Geise Alice; CAVALCANTE, Janete Ferreira e OLIVEIRA, Wellington de.

A Contabilidade Gerencial como Fator Determinante nas Tomadas de Decisões dos Gestores Empresariais.

f. : il.

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Faculdade Carlos Drummond de Andrade, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, São Paulo, 2015.

Área de Concentração: Contabilidade

Orientador: Professor Me. Othoniel Rodrigues.

Palavras Chave: 1. Contabilidade. 2. Contabilidade Gerencial. 3. Ferramenta Estratégica. 4. Tomadas de Decisões e 5. Gestão Empresarial.

ANA PAULA SOARES VASCONCELLOS DE QUEIROZ

DEBORA DE ANDRADE MARQUES

GEISE ALICE DA SILVA

JANETE FERREIRA CAVALCANTE

WELLINGTON DE OLIVEIRA

CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FATOR DETERMINANTE NAS TOMADAS DE DECISÕES DOS GESTORES EMPRESARIAIS.

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado e aprovado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis no curso de Contabilidade da Faculdade Carlos Drummond de Andrade.

Coordenador do Campus Professor MS. Carlos Roberto Dias Iema

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Professor (a)

        

________________________________________

Professor (a)

________________________________________

Professor (a)

________________________________________

Me. Othoniel Rodrigues

                        

São Paulo, 01 de Novembro de 2016.

AGRADECIMENTOS

Ao concluirmos este curso estamos vencendo mais uma etapa das nossas vidas por isso, com profunda gratidão queremos agradecer a todas as pessoas que graças a sua compreensão e colaboração contribuíram para a realização do mesmo.

Agradecemos a Deus, as nossas famílias e aos nossos amigos, pelo apoio, i incentivo que sempre nos proporcionaram.

Aos nossos professores, em particular ao professor José Roberto Gamba, que nunca mediram esforços para passarem os seus conhecimentos e experiências profissionais, em especial ao nosso orientador Professor Me. Othoniel Rodrigues, que com sua dedicação e conhecimento sempre esteve à disposição para tirar nossas dúvidas e fornecer as informações necessárias.

A todos, nosso muito obrigado.

DEDICATÓRIA

        Dedicamos este trabalho a vocês, que sempre nos fizeram acreditar na realização dos nossos sonhos e trabalharam muito para que pudéssemos realizá-los, as nossas famílias, que sempre nos ajudaram nas horas difíceis e compartilharam conosco as nossas alegrias.

PENSAMENTO

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas dos homens foram conquistadas do que parecia impossível”.

Charles Chaplin

RESUMO

A contabilidade gerencial tem como finalidade, medir e demonstrar o desempenho das empresas a partir de dados e informações geradas pelo departamento de contabilidade, como também, pelos relatórios desenvolvidos pelo mesmo. Esses dados passam a ser essenciais nas tomadas de decisões dos gestores, seja de uma pequena, média ou grande empresa. Ela, não se utiliza apenas de dados da contabilidade, mas também de outros setores como: administração, fiscal e tributário, R.H., produção, compras, vendas, financeiro, logística e marketing que, intrinsicamente, se tornam subsídios para que os gerentes possam analisá-los e transformá-los em informações essenciais para a reestruturação de processos e procedimentos, como também, para inovação e sustentabilidade da própria empresa. É por meio desses conhecimentos e dessas informações que o gestor irá planejar o futuro da mesma, tanto no ambiente interno, como nos novos panoramas e tendências do ambiente externo, utilizando-os para se tornarem mais competitivas não só em seu setor, mas também na economia como um todo. Sendo assim, este trabalho procurou demonstrar não só, a importância da contabilidade gerencial nos processos decisórios das organizações, mas também, como instrumento e fator determinante nas tomadas de decisões dos gestores empresariais, evidenciando seu papel e contribuição como meio de informação aos usuários. O objetivo do trabalho foi demonstrar que embora a contabilidade ainda seja vista por uma grande parte de empresários apenas como um instrumento para fornecer informações tributárias, hoje, com um mercado cada vez mais competitivo, ela, como também, a contabilidade gerencial, passaram a ser essenciais, sendo vistas efetivamente, como ferramentas de gestão e de controle, auxiliando e influenciando os gestores em seus processos de planejamento, execução e análise, proporcionando com suas ações, o sucesso e as vantagens a serem obtidas a partir de uma gestão eficiente, precisa, ágil, prática, transparente, confiável e eficaz para seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (134.1 Kb)   pdf (691.4 Kb)   docx (647.4 Kb)  
Continuar por mais 78 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com