TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial: Uma Ferramenta Para Tomada De Decisão

Por:   •  18/9/2023  •  Artigo  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 12

CONTABILIDADE GERENCIAL: UMA FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO

Resumo

Este artigo tem a finalidade de evidenciar a importância da contabilidade gerencial para as empresas, seus colaboradores entre outros. Está conceituada a contabilidade básica, a contabilidade gerencial e financeira, e a comparação entre as duas, sendo que uma completa a outra. A pesquisa demonstra a importância para os gestores, investidores e outros usuários dos relatórios da contabilidade gerencial como uma informação bem elaborada influenciam nas decisões. A contribuição deste artigo é demonstrar o resultado positivo na contratação de um profissional da área de contabilidade gerencial, já que este profissional se dedica não apenas a parte prática dos relatórios, mas também no estudo e analise de cada conta contábil, e de cada alteração relevante para levar até a gerencia.

Observa-se no mundo empresarial que fatores provenientes do ambiente em que uma empresa atua, podem influenciar no seu desempenho, sobretudo na sua capacidade de continuidade no mercado. Assim, é preciso dominar as informações e controlá-las, assegurando tomadas de decisões mais precisas, contemplando a análise das variáveis do ambiente externo (identificação das oportunidades e ameaças) e do ambiente interno da empresa (identificação de seus pontos fortes e fracos). Tal planejamento é conhecido como planejamento estratégico (CATELLI, 2015). Dentro dele se encontra o planejamento orçamentário e este tipo de prática é considerado tão antigo quanto à contabilidade e também quanto à humanidade (LUNKES, 2011). A condução e o gerenciamento de uma organização complexa como uma cooperativa médica requer atenção a uma série de fatores externos (como as frequentes mudanças do segmento, aumento e envelhecimento da população, pandemias, economia e intervenções oriundas da regulamentação do Governo) e internos (como a complexidade de suas operações, o elevado custo operacional e administrativo e o próprio risco do negócio), elevando ainda mais a importância de ferramentas como o orçamento empresarial.

Palavras-Chave: Contabilidade Gerencial. Tomada de decisão.

Introdução

A Contabilidade Gerencial como Ferramenta para Tomada de decisão.

A importância do tema proposto pode ser observada tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho, uma vez que a procura por profissionais especializados com visão de gestão, planejamento gerencial, fiscal, financeiro, econômico e social, são mais constantes. Hoje em dia o contabilista não pode estar voltado tão somente para a realização de lançamentos de débitos e créditos, mas sim, voltados para uma visão gerencial e de controle crítico.

A contabilidade Gerencial tem exatamente esse papel nas execuções eficazes das estratégias empresariais, buscando sempre o aperfeiçoamento contínuo, afim de sempre disponibilizar informações corretas e aperfeiçoadas aos usuários destas.

A contabilidade tem o papel de transmitir aos seus usuários informações de natureza econômica, financeira, físicas e sociais, úteis e tempestivas aos seus usuários internos e externos a fim de auxiliar a tomada de decisões. A Contabilidade Gerencial vem complementar tal papel, contribuindo na formação de estratégias, organização, análise e apresentação de dados fornecidos pela Contabilidade, na elaboração de informações importantes à administração e possibilitando dessa forma, tomadas de decisões coerentes e consistentes.         

As mudanças nas legislações e a evolução da economia e da contabilidade nos últimos anos despertaram a importância de novas buscas por mecanismos mais amplos para a otimização de resultados, promovendo e intensificando à integração entre a Administração da Empresa e a Contabilidade Gerencial.

A existência deste trabalho fornecerá informações importantes para o profissional contábil, sendo todas as informações atuais e inerentes ao processo de gestão.

Desta forma questiona-se: De que forma a Contabilidade Gerencial, através de seus relatórios gerenciais pode contribuir para a eficiência e eficácia empresarial?

Os benefícios da união das informações Contábeis e a Contabilidade Gerencial estão não somente em uma maior segurança na tomada de decisões, mas também no valor que agrega ao profissional que tem o poder de gerar e utilizar as informações geradas pela contabilidade em uma melhoria contínua aliada a Contabilidade Gerencial.

A Contabilidade Gerencial, tema escolhido para o estudo deste artigo, foi devido a dúvidas existentes quanto a essa área da contabilidade, já que ainda é pouco aprofundado dentro do meio acadêmico, e sendo ele importante na resolução de problemas empresariais que deveria ser mais explorado pelos cursos de Ciências Contábeis e também dentro das organizações, principalmente de pequeno porte.

O estudo se diferencia dos demais, por se tratar de um artigo para melhor compreensão sobre esse ramo, já que ainda não vivenciamos no trabalho a execução dessa profissão. O artigo pretende enfatizar a importância da contabilidade gerencial tanto para grandes como para pequenas empresas, pois demonstra os resultados positivos sobre acontecimentos presentes e futuros através de informações gerenciais.

Ao fim, procuramos evidenciar os benefícios da união entre a Contabilidade Tradicional com os ramos da Contabilidade Gerencial, bem como, as novas posturas e percepções que devem ser adotadas na contabilidade para se alcançar a controladoria em busca da efetividade, uma vez que a atuação das mesmas se dá em um ambiente dinâmico de grandes e rápidas modificações.

O presente artigo tem como objetivo compreender e demonstrar a importância da Contabilidade Gerencial, analisando como a mesma pode contribuir para um melhor desenvolvimento das entidades.

Sendo desdobrado nos seguintes objetivos específicos:

- Evidenciar Demonstrações Contábeis, por ser a principal ferramenta;

- Apresentar e diferenciar os tipos de relatórios gerenciais;

- Verificar o potencial dos relatórios gerenciais na tomada de decisões.

2 Metodologia

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo no qual foi realizada uma revisão de literatura, utilizando artigos, livros, textos, monografias, sendo esses explorados em livros e sites confiáveis com publicações recentes, além de sites de consulta empresarial como IOB, onde são publicadas alterações e estudos sobre tais assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com