TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  9/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 9
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

  1. Histórico Organizacional

A Empresa Grendene S/A foi fundada no ano de 1971, com o nome de Plásticos Grendene LTDA no município de Farroupilha, onde sua principal produção eram telas para garrafões de vinho. Já no ano de 1976 a empresa deu seu primeiro passo para chegar ao que produz atualmente, quando iniciou a fabricação de peças de plástico para máquinários e equipamentos agrícolas, como também peças para calçados feitos a partir da poliemida. A primeira sandália, conhecida como Melissa Aranha foi criada no ano de 1979, ideia desenvolvida por um dos fundadores da empresa Pedro Grendene Bartelle, a partir das observações das sandálias de pescadores da Riviera Francesa. Destinada apenas a produção de matrizes ou moldes que auxiliam na fabricação de calçados foi inaugurada em 1980 uma unidade fabril, localizada no municipio de Carlos Barbosa.

Pensando na ampliação do negócio, foi inaugurada em 1990 mais uma unidade em Fortaleza, e três anos mais tarde, em 1993 chega à Sobral.

Destinada a produção em E.V.A a fábrica de Crato foi inaugurada no ano de 1997 sendo a terceira localizada no estado do Ceará. No ano de 2007 foi instalada uma nova unidade industrial, a MHL Calçados Ltda, situada em Teixeira de Freitas no estado da Bahia, neste mesmo ano acontece o lançamento de mais uma marca famosa, a ZAXY. Dois anos depois, em 2009, a marca Cartago é lançada. Em 2011 a empresa Grendene comemora 40 anos.

Hoje com 44 anos, a empresa Grendene conta com 8 unidades fabris somente na cidade de Sobral, sendo responsável pelo envolvimento, manutenção e acompanhamento de 15.678funcionários.

  1. Missão

A empresa Grendene define sua missão nas seguintes palavras: Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a companhia e seus pareiros

  1. Visão

A visão da empresa Grendene está definida em ser a companhia mais rentável do mundo entre as organizações líderes do setor.

  1. Valores

A carta de valores como é conhecida dentro da organização, foi definida com a ajuda dos funcionários, por meio de sugetões e escolhas das que mais se adequam aos comportamentos que são esperados de cada colaborador.

Os valores que conduzem a empresa Grendene são:

  • Ética – integridade, respeito e transparência: pensar, falar e agir.
  • Inovação e Agilidade – antecipar-se às dificuldades, inovar e fazer melhor.
  • Competitividade – produtividade crescente: custos e despesas em exame e redução constante.
  • Lucro – essencial e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregos.

  1. Responsabilidade Social

Com o intuito de engajar gente para atuar em causas de interesse da sociedade, a empresa desenvolve programas que envolvem atos de solidariedade, como a Campanha Natal Sem Fome com arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos que são destinados a Paróquia do Patrocínio e distribuidos para as comunidades carentes. A Grendene iniciou esta campanha no ano 2000 sendo até hoje uma grande parceria. Somente no ano de 2014 foram doados mais de 60.000 quilos de alimentos.

A empresa realiza doações para as comunidades e escolas que a circundam, dados do ano de 2014 apontam que foram doados cerca de 4.200itens como calçados, cestas básicas, utensílios domésticos e brinquedos entre datas comemorativas como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Em parceria com o HEMOCE também ocorrem campanhas de sensibilização de doação de sangue, que acontecem uma vez por mês em cada unidade fabril.

  1. ADMINISTRAÇÃO GERAL
  1. Planejamento

Uma das principais fontes de planejamento na empresa Grendene é o Planejamento, Programação, Controle de Produção (PPCP) um setor conhecido como o cérebro da empresa, onde as pessoas que compõem esse setor tem como missão planejar os processos produtivos, programando e controlando as operações de forma que se tenha a melhor relação entre demanda e aproveitamento de recursos, tudo isso em busca de atender as estratégias do mercado com o uso de farramentas que permitem a inovação. O PPCP hoje atua em quatro unidades do Nordeste.

  1. Organização

A Grendene tem capacidade instalada para a produção de 250 milhões de pares por ano em suas 13 fábricas de calçados nas seguintes localizações, Ceará, na cidade de Sobral onde funciona a matriz e hoje com a maior planta, com oito fábricas de calçados, em Fortaleza com duas fábricas de calçados e componentes de PVC, em Crato contando com uma fábrica de calçados e de componentes em EVA de calçados, na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul com duas fábricas de calçados e sede administrativa e uma matizaria em Carlos Brabosa.

Os setores da empresa vão desde a fábrica de produção de PVC, principal matéria prima ultilizada nos processos. Fábrica de produção em meteriais em EVA um composto termofixo que é sinônimo de conforto e leveza. Setor de injeção que transforma o PVC em calçados e componentes. Tratamento de Superfície etapa de tratamentos estéticos, agregando valor nos calçados atrevés dos processos de pintura, serigrafia e rotografia. Costura também com processos estéticos com alto padrão de qualidade. Plastisol setor de fabricação de etiquetas, enfeites e bótons. Montagem que é a realização final dos calçados, chamados logo depois de produto acabado (PA). Embalagem setor responsável por toda a parte de embalamento dos produtos acabados que serão destinados para o centro de distribuição (CD) e depois entregues ao clientes.

Em relação ao organograma da empresa, destaca-se o Conselho de Administração, atualmente formado pelo Diretor Presidente RudimarDall`Onder, pelo vide presidente Gelson Luiz Rostirolla, pelo Diretor Administrativo e Financeiro Francisco Olinto Velo e Nelson Rossi Diretor Industrial. O Conselho é esponsável por estebelecer novas estrágias e políticas do negócio Grendene.

  1. Controle

A empresa investe muito em seus indicadores, que norteiam o desempenho de todos os processos e pessoas. Para o acompanhamento das pessoas são utilizados os indicadores OPE que tem como finalidade verificar a quantidade de passoas necessárias para o funciomento de cada esteira, ou seja, contabiliza as pessoas que trabalham diretamente com o calçado e o PNOPE que é um indicador que auxilia na contabilização das pessoas que trabalham na área de apoio, como por exemplo preparadores de processos, surpevisores, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com