TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO PARA A SEGURANÇA DOS MORADORES DA RUA PRECIOSA DO BAIRRO JORGE TEIXEIRA, ZONA LESTE DE MANAUS.

Por:   •  8/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

DENIS LINHARES PINTO

PATRICIA DA SILVA TELES

A CONTRIBUIÇÃO DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO PARA A SEGURANÇA DOS MORADORES DA RUA PRECIOSA DO BAIRRO JORGE TEIXEIRA, ZONA LESTE DE MANAUS.

Projeto de conclusão de curso apresentado ao curso de pós-graduação em Engenharia de Produção e Melhoria de Processo da instituição de ensino Fametro.

MANAUS

2018

PROJETO DE PESQUISA

1 Tema

A contribuição do monitoramento eletrônico para a segurança dos moradores da Rua Preciosa do bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

2 Justificativa

Nos dias atuais a falta de segurança pública gera insegurança aos moradores da cidade de Manaus, a violência cresce cada dia mais com altos índices de roubos, assassinatos, seqüestros relâmpagos e etc., tornado os moradores prisioneiros dentro de suas residências. Com essa realidade o monitoramento eletrônico surge como necessidade de segurança, pois as imagens de arquivos capturados por câmeras de segurança podem ser utilizados no sentido de apurar responsabilidades no caso de furtos, roubos e outros ilícitos.

Na Rua Preciosa, no bairro Jorge Teixeira foi instalado, em 28/06/2018 câmeras eletrônicas pelos moradores e foi integrada a segurança publica do Comando de Policiamento na Área (CPA) leste. O objetivo foi proporcionar maior integração comunidade e policia, possibilitando maior segurança aos sujeitos.          O monitoramento é realizado através de câmeras eletrônicas instaladas em pontos estratégicos da Rua Preciosa, e monitorada pelos moradores 24h. Os mesmos acessam as imagens através de aplicativos eletrônicos instalados no celular, podendo ser visualizados de qualquer lugar que o morador se encontrar.         

Diante do exposto o estudo se torna relevante, pois buscará saber, se com esse instrumento os moradores estão se sentindo mais seguros, verificando o impacto disso em suas vidas.

 

3 Problemática

Qual a contribuição na segurança para os moradores da Rua Preciosa?

4 Objetivo Geral

        Analisar a contribuição que o monitoramento eletrônico trouxe para segurança dos moradores.

4.1 Objetivos Específicos

Identificar a contribuição do monitoramento com a redução de delitos que ocorriam na área, com o monitoramento dos moradores.

Verificar o uso do monitoramento através de aplicativos e redes sociais nos lares.

Identificar a freqüência de delitos ocorridos na rua apos a instalação das câmeras de monitoramento.

5 Hipótese

        

        O monitoramento, ainda que esteja sendo implementado somente na rua preciosa, suscita questões de mera importância que necessita ser detalhada, principalmente ao tema que buscamos intervir, que é a segurança dos moradores.

        Este monitoramento tende a diminuição da criminalidade na rua, por meio do compartilhamento com o Comando de Policiamento na Área (CPA) leste e por todos os moradores, ajudando na prevenção de outros tipos de perturbações cotidianas.

6 Referencial Teórico

6.1 A contribuição do monitoramento eletrônico e a segurança

As lacunas deixadas pela segurança pública são completadas pela implantação de recursos provenientes da segurança privada, que provoca impacto direto nas políticas relacionadas no combate à violência. As pessoas ou empresas nesse contexto acabam arcando com o custo para ter segurança duas vezes. A primeira ele paga impostos para ter esse benefício, todavia o governo não assume suas responsabilidades. Segundo ele contrata empresas particulares para se sentir mais seguros.

Uma desses mecanismos de segurança são os monitoramentos eletrônicos, que segundo Ferreira 2008, p 1-5.

[...] as câmeras de monitoramento de logradouros públicos aumentam a capacidade de vigilância, agindo um apoio mais eficiente no patrulhamento dos centros, na identificação e prisão de infratores, inibe atos criminosos e auxiliam no monitoramento do comportamento da própria policia.

Desta forma o monitoramento eletrônico, através de câmeras vem sendo um instrumento imprescindível à sociedade sobre forma de controle da violência urbana, pois tem o objetivo de inibir infratores. As pessoas sentem se mais seguros sabendo que a área esta sendo monitorada e as mesmas estão integradas com o Comando de Policiamento da Área leste (CPA).

Em busca dessa segurança, um dos moradores da rua criou o projeto denominado Segurança Solidaria: a rua monitorada na palma da mão que e teve seu inicio devido aos altos índices de violência que vinham ocorrendo no bairro. O projeto é desenvolvido através de câmeras de monitoramentos instaladas em pontos estratégicos na rua, e monitoradas pelos moradores.

Os benefícios que a tecnologia nos trás como instrumento de poder de controle, é a vigilância incansável sobre os indivíduos, pois os distúrbios sociais crescem com a falta de segurança, deixando o indivíduo a mercê da própria sorte, conforme Alexandre Pandolfo (2012, p. 29).

O monitoramento eletrônico pretende desencarcerar os indivíduos e permitir aos mesmos manter sua dignidade, mas trata se, na verdade de uma ampliação das malhas punitivas do sistema penal que se caracteriza por manter o estado atual de violência aos direitos individuais.

Assim o monitoramento por câmeras, por meio de parceria com o CPA, as imagens são monitoradas em tempo real, tanto pelos moradores quanto pelo policiamento, e com o uso de redes sociais Whatsapp para repasse de informação necessária para agir rapidamente na prevenção e repressão a violência.

6.2 Segurança pública e a comunidade de Manaus

        

Hoje a cidade de Manaus sofre uma epidemia de violência urbana, com altos índices de trafico, homicídios, roubos entre outros. A constante sensação de insegurança predomina nossa população manauara. Os meios de comunicação contribuem ainda mais essa sensação de insegurança ao divulgarem os crimes por cidadãos marginalizados reinseridos na sociedade libertos pela justiça. A segurança publica segundo Alexandre Moraes (2010 p.21)

Conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contra o arbítrio do poder estatal, e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana pode ser como direitos humanos fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com