TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

  1. INTRODUÇÃO

 É uma empresa de pequeno porte, que atua no mercado há cinco anos, oferecendo a sociedade serviços prestado na área da educação, que são voltados para preparação de processos seletivos, tais como: vestibulares e concursos.

A Instituição possui dois sócios,  e conta com um contingente de nove funcionários sendo divididos da seguinte forma:

É uma empresa que tem como objetivo e missão proporcionar ao cliente qualidade nos serviços e um bom índice de aprovação nos processos seletivos que prepara. Com isso, obtém uma equipe de professores qualificados, materiais didáticos próprios e direcionados, instalações adequadas e um bom atendimento ao cliente, o que envolve um trabalho em grupo e uma comunicação direta entre todos que compõem a instituição.

A divulgação da instituição ocorre por meio de mídia na TV e na rádio, outdoor, faixas e panfletos, além de divulgações feitas pela internet através de sites interativos.

O contato preliminar com cliente é feito diretamente com as recepcionistas, com isso elas são qualificadas e precisam está bem informada de cada concurso e vestibular que a empresa venha a preparar, já a atividade educacional é com os professores, sendo eles os principais responsáveis pelos serviços da empresa. A empresa também utiliza e-mail como forma de comunicação entre os alunos e os professores, e também entre professores e digitador na elaboração do material didático.

Uma empresa que cada ano vem procurando novos métodos de estímulo ao estudo, através de simulados, aulas divertidas, jogos, um estudo que envolva qualidade com satisfação.

A solicitação de estagiário na área administrativa surgiu com intuito de auxiliar em atividades de planejamento e desenvolvimento da organização, além de ter como objetivo principal a organização e controle de algumas atividades em alguns setores da Instituição, principalmente de Recursos Humanos.

.

 ‘  

  1. Atividades Desenvolvidas

O estágio realizado no IBC Colégio e Curso, foi de caráter obrigatório desenvolvendo atividades que exigiram um bom conhecimento teórico, além de proporcionar uma relação com a missão e cultura da organização.

As atividades desempenhadas permitiram um conhecimento prático em três campos da Administração, Finanças e Marketing, onde pequenas tarefas foram desempenhadas e Recursos Humanos, sendo o principal foco do estágio.

Durante o estágio dúvidas e novidades surgiam a cada dia, instrumentos como livros, pesquisas em internet, explicações da supervisão foram sendo base para o andamento das atividades. Com isso, a cada dois meses foram feitas avaliações em relação ao desenvolvimento e aprendizado com as tarefas realizadas, uma verdadeira relação empresa-aluno.

Durante esse tempo na empresa, alguns assuntos foram de fundamental importância para o desempenho das atividades, tais como: recrutamento, seleção, salário, folha de pagamentos, propaganda, receitas e despesas.

Algumas atividades tiveram caráter de cunho obrigatório sendo desempenhadas mês a mês, outras ocorriam de acordo com necessidade da Instituição. Sempre com supervisão e auxílio de materiais acadêmicos, as tarefas foram tendo seu rumo, além de instrumentos como planilhas, livros de ponto de horário e relatórios.

Atividades Desenvolvidas:

  • Recrutamento e Seleção: Segundo Zavaglia (2006, p. 65), recrutamento e seleção “consistem em um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas pela área, cujo objetivo é captar pessoas para engajarem em alguma atividade da organização.” Durante o estágio essa atividade ocorreu com o objetivo de conseguir novos professores para formarem o quadro de uma turma preparatória, sendo composta por três etapas: primeiro analisar os currículos, isto é uma triagem, procurando evidenciar disponibilidades de horários e tempo de experiência no mercado. Depois, está presente durante a entrevista realizada pela supervisora, anotando todos os pontos discutidos e mencionados pelo candidato, e para finalizar era realizada uma reunião onde eram expostos os pontos que chamaram mais atenção em cada candidato, como forma de expressão, autoconfiança, perfil profissional e comportamental e flexibilidade de horários, para assim chegar à contratação.
  • Organização de escalas de trabalho: O auxílio nessa tarefa exigiu um bom conhecimento sobre as leis e normas de carga horária de trabalho. Com isso, livros e a CLT, foram instrumentos de consulta para o andamento da atividade mês a mês.

De acordo com FIDELIS (2006, p. 70) “a carga horária de trabalho se tornou motivo de decisões acerca da adequação da capacidade de consumo à capacidade de produção que a empresa disponibiliza em relação à geração de negócios.” Por meio dessa afirmação, a duração de trabalho de cada funcionário, foi orientada de acordo com a função e exigência da organização, respeitando a carga horária exigida pela lei.

Conforme Artigo 58 da CLT “a duração normal do trabalho não pode ultrapassar o limite máximo de oito horas diárias e 44 horas semanais e pode ser estipulada em contrato uma jornada inferior.”

Nesse campo foram trabalhados da seguinte forma, os funcionários: recepcionistas, digitador, auxiliares de serviços, financeiro e acadêmico trabalhavam uma carga horária de 44 horas semanais, de segunda a sábado. Já os professores, considerados prestadores de serviço pela empresa, trabalhavam 20 horas semanais, de acordo com seus dias de aulas.

Durante essa atividade, controle de horários, apuração de faltas e horas excedentes era registrada em um livro ponto, que a toda semana era contabilizada, para assim realizar um banco de horas de compensação, sendo negociados entre o empregado e o empregador das seguintes formas: descontos salariais, pagamentos de horas extras ou compensação de horas de um dia para o outro. (Art. 59 da CLT).

  • Auxílio na elaboração da folha de pagamentos: Nessa atividade um assunto de grande importância para as relações entre empregado e empregador é o salário, sua forma de pagamento: mensal, por hora, diário; o valor designado de acordo com a função exercida; e seus adicionais. (FIDELIS, 2006).

No IBC o pagamento de professores e funcionários era realizado todo quinto dia útil do mês, já os vale transportes eram dados por semana. Nessa atividade o papel era de auxiliar, calculando as faltas, adicionais e hora extra durante o mês. Uma planilha manual era utilizada e repassada para a supervisora que inseria em uma planilha do Excel e realizava os cálculos em cima do salário base de cada um, com os devidos descontos, INSS, vale transporte e descontos adicionais. Depois os contra cheques eram encaminhados para realizar o pagamento dos funcionários, ficando uma via com eles, e outra com a Instituição, sendo protocolados na pasta de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com