TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio”

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

CONTABILIDADE

“É a ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio”. “É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com ou sem fins lucrativos”. “Instrumento de informações para a tomada de decisões direcionadas para usuários de dentro ou de fora da empresa”. Obs.: O Governo utiliza a contabilidade para viabilizar a arrecadação de impostos. Em termos fiscais ela é obrigatória para a maioria das empresas.

 FUNÇÃO Servir como um instrumento de geração de informações sobre o patrimônio e sua modificações para subsidiar as decisões organizacionais.

OBJETIVOO objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades.

Quando falamos de entidades estamos nos referindo às pessoas que possuem um patrimônio.

Analisar Mensurar Registrar Controlar PATRIMÔNIO DAS PESSOAS

Fornecer constantemente informações sobre o “patrimônio” aos seus usuários.

COMPOSIÇÃO DO PATRIMONIO O patrimônio das entidades é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades. Patrimônio BENS DIREITOS = OBRIGAÇÕES

A contabilidade registra todos os fatos ocorridos na entidade, por isso se precisamos de uma informação qualquer devemos recorrer aos seus livros e principalmente aos demonstrativos financeiros: BP; DRE; DMPL; DFC; DVA. As previsões orçamentárias dependem fundamentalmente dos registro contábeis sobre as operações do passado.

Conceito Escriturar significa registrar os fatos contábeis para possibilitar o levantamento dos relatórios (demonstrações financeiras). Método das partidas dobradas é o método utilizado para registro dos fatos contábeis. O que é escrituração? Para cada débito há um crédito correspondente de igual valor ou; Para cada aplicação existe uma origem (dos recursos) de igual valor.

Contas contábeis

CONCEITO São os nomes que damos aos elementos que compõem o patrimônio (ativos e passivos) bem como aos utilizados para apurar o resultado (receitas, custos, despesas). FINALIDADE Permitem a padronização dos lançamentos bem como a estruturação das demonstrações tornando a informação compreensível e comparável.

Livros Livro DIÁRIO: deve conter todos os registros contábeis, dia a dia, que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da empresa. Livro RAZÃO: deve contemplar os registros dos fatos lançados no diário organizados por contas bem como apresentando seus respectivos saldos depois das movimentações.

 FORMALIDADES O livro diário é obrigatório para todas as empresas e possui formalidades a serem observadas.

Débito e crédito em contabilidade Em contabilidade os conceitos de débito e crédito estão sempre relacionados com a questão da origem e aplicação dos recursos.

Débito e crédito em contabilidade DÉBITOS CRÉDITOS

. Razonetes

Instrumento de auxílio no trabalho de escrituração dos fatos contábeis. Não é um instrumento oficial ou obrigatório e é utilizado mais para fins didáticos.

Demonstrações financeiras São os relatórios contábeis e representam a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Apresentam a situação patrimonial da entidade em dados momento.  

Balanço patrimonial É uma demonstração estática que evidencia a situação do patrimônio da entidade em dado momento. Geralmente é fechado ao final de cada exercício social. Exercício social: período de um ano que geralmente coincide com o ano civil.

Equilíbrio contábil O balanço recebe esse nome porque evidencia o equilíbrio entre as aplicações e origens de recursos. Balanço lembra balança (equilíbrio). Equilíbrio contábil APLICAÇÕES Ativo ORIGENS Passivo = PL

  Conceito de resultado Para se levantar o balanço patrimonial é necessário que se faça o encerramento das contas de resultado. As contas de resultado basicamente se dividem em receitas, custos e despesas e são evidenciadas na demonstração do resultado do exercício – DRE.

 Receita X Depesas Receita: Entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços.Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos bancários e de outros ganhos eventuais. Despesa: Consumo de bens ou serviços, que, diretamente ou indiretamente, ajuda a produzir uma receita.

A contabilidade por meio de suas técnicas levantam as demonstrações contábeis com a finalidade de FORNECER INFORMAÇÕES ÚTEIS aos seus usuários em relação à situação patrimonial das entidades.

A análise financeira é o estudo das finanças de uma empresa, ou seja, de sua situação financeira. Este estudo, ou como chamamos análise, é feito por meio da decomposição de elementos (balanços e DRE, entre outros) e através de levantamentos de dados que fornecem uma “fotografia” financeira da empresa.

Uma empresa precisa saber: Como está seu equilíbrio financeiro? Como anda a rentabilidade dos capitais? O crescimento da empresa é o esperado? Quais os riscos existentes? Qual o valor criado pela gestão?

. Principais demonstrações envolvidas nas análises Balanço patrimonial – situação econômica e financeira do patrimônio. Demonstração do resultado do exercício – evidenciação de como se chegou aos resultados do período.

Análise horizontal e vertical Análise através de índices Fornecem INDICADORES que facilitam a avaliação da estrutura e da evolução dos recursos

 A quem interessam as análises? Bancos – avaliação da capacidade de pagamento. Fornecedores – avaliação da capacidade de pagamento. Investidores – avaliação da capacidade de gerar rentabilidade. Governo – avaliação da capacidade de geração de receitas e tributos. Funcionários – avaliação do desempenho de suas atividades etc.

Análise horizontal

Este tipo de estudo evidencia a evolução das contas das demonstrações contábeis ao longo dos anos.

Análise horizontal Para chegarmos a esta evidencia temos que utilizar o número-índice-base. Número-índice = (valor da conta na data mais recente/valor da conta na data mais antiga) x 100

Na análise vertical são analisados os valores relativos de cada conta e grupo patrimonial, proporcionalmente a um fator específico. O Balanço Patrimonial é analisado em relação ao Ativo Total/Passivo Total e a DRE, é analisada em relação à Receita Operacional Líquida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com