TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer para que o professor perceba a necessidade de trabalhar de várias formas, considerando os estilos de aprendizagem dos seus alunos

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Como fazer para que o professor perceba a necessidade de trabalhar de várias formas, considerando os estilos de aprendizagem dos seus alunos, que todos têm diferentes modos de aprender?

O professor deve acompanhar constantemente a realização das atividades pelos alunos, procurando identificar as características de cada um.

Cada aluno se desenvolve diferentemente do outro, pois o grupo é composto por identidades, níveis de compreensão, tolerâncias, habilidades, agilidades, comportamentos e cognitivos diferentes uns dos outros.

Deste modo é necessário que sejam desenvolvidas diferentes estratégias de ensino aprendizagem de forma a proporcionar ao aluno melhor interação, participação e desenvolvimento das atividades propostas possibilitando assim acesso ao conhecimento respeitando suas diferenças e proporcionando o convívio com o grupo.

O professor deve agir sempre estimulando o grupo e provocar a interação entre os alunos, para que possa resultar em uma aprendizagem que atenda as necessidades de todos sem deixar de atender e respeitar as “diferenças”.

Por que temos alunos que são excelentes em determinadas matérias, mas apresentam dificuldades em outras?

Devemos partir do ponto que para ocorrer à aprendizagem, deve levar em conta as questões de maturação (importante para o desenvolvimento e aprendizagem), a motivação (requisito importante para a atenção) e o ambiente de aprendizado.

Não existe um 'padrão' que irá determinar o conhecimento em todas as matérias, o que pode determinar as dificuldades de aprendizagem são a desmotivação, a dificuldade devido o sentimento de incapacidade em compreender ou realizar determinada tarefa, isso pode levar à frustração e impedir o desenvolvimento do aluno.

Outro aspecto que pode interferir na aprendizagem de determinadas matérias é a questão de afinidade, nem todos gostam de matemática assim como gostam de português, inglês, artes, e assim por diante. Neste ponto o professor deve usar de técnicas e recursos variados que irão proporcionar a satisfação durante o aprendizado, ou seja, ensinar o aluno a gostar e compreender a importância das disciplinas de forma a facilitar seu aprendizado.

3ªhabilidade: Poema- Existem crocodilos no mar (autora: Ana Paula)

Existem crocodilos no mar,

uma metáfora ou realidade,

é algo a se pensar

se existe em nossa sociedade

Aqui os crocodilos são

fome,miséria e morte

desemprego, drogas e prostituição

crueldade, chacina e falta de sorte

Crocodilo forte e impiedoso

No seu inquieto movimento

Num ataque silencioso

Fez da sociedade seu alimento

Assim como na história de Enaiat

uma lição temos que ter

Ele venceu um longo combate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com