TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância e as várias formas em que a comunicação está intimamente relacionada com o processo administrativo

Pesquisas Acadêmicas: A importância e as várias formas em que a comunicação está intimamente relacionada com o processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da importância e das varias formas de como a comunicação esta intimamente ligada ao processo administrativo.

2 DESENVOLVIMENTO

1. A inovação como ferramenta de padronização das atividades

Uma ferramenta de gestão que seria muito eficiente seria a inovação voltada para a comunição entre os diversos setores, sendo ele interno (colaboradores) ou externos (clientes).

Sendo assim, o desafio do profissional de comunicação reside na compreensão do modelo de organização aberta em rede e também na estrutura dos fluxos transversais de comunicação. Antes de aprofundar esses conceitos, precisasse compreender sobre a inovação, como geri-la e o seu papel na transformação e evolução das organizações.

Para isso é primordial o uso de novas tecnologias, para que seja feito um trabalho mais amplo e eficiente.

Desenvolvimento econômico é conduzido pela inovação por meio de um processo dinâmico, em que as novas tecnologias substituem as antigas.

As inovações podem assumir papéis diferentes na promoção de mudanças nas organizações.

Existem quatro tipos de inovação, que os autores denominam os “4 Ps” da inovação:

Inovação de Produto – mudanças nas coisas (produtos/serviços) que a organização oferece;

Inovação de Processo – mudanças na forma em que os produtos/serviços são entregues;

Inovação de Posição – mudanças no contexto em que os produtos/serviços são introduzidos;

Inovação de Paradigma – mudanças nos modelos mentais subjacentes que orientam o que a organização faz.

Nessa linha de pensamento, a inovação não significa, necessariamente, conceber algo novo, mas sim que as pessoas o percebam como novidade ou que cause transformações nas relações psicossociais.

A inovação, entendida como um processo de mudança social encontra um tratamento mais sistemático enquanto categoria de análise nas proposições teóricas da modernização. Costuma-se relacioná-la com o processo de comunicação.

As dimensões de análise da inovação seriam:

a) Quem inova: ela concerne a quem cria a inovação, como também a quem inicia a sua aplicação e a desenvolve, não se esquecendo do fato de que um agente social pode criar e outro iniciar e desenvolver, segundo comumente acontece.

b) Como se inova: por reformas incrementais ou por transformações estruturais, por integração ou por conflito, por diferenciação ou por dissolução-conservação, por contradições internas ou externas, e há casos em que algumas delas se entrecruzam.

c) O que é inovado: está em jogo a unidade da inovação – uma estrutura, um processo, um sistema, uma relação social, uma atitude, uma forma organizacional etc. Essas unidades podem ser consideradas em níveis: micro e macro; municipal, estadual, regional, nacional, internacional.

Elas podem se apresentar também de modo autônomo ou associado.

d) Por que se inova: ela compreende as causas da inovação, que usualmente são consideradas como internas ou externas a unidade inovada em questão, ou são entendidas em seus feitos como agindo de forma articulada, sem ênfase maior ou menor, numa ou noutra. Os analistas mencionam fatores permanentes e fatores transitórios na produção das inovações sociais, fatores esses que podem exibir um caráter de intencionalidade ou de casualidade.

A partir desses conceitos, entende-se a importância do papel da inovação no processo de mudança das organizações, o que torna a gestão da inovação – tanto na esfera tecnológica quanto na humana – tão importante.

2. A importância da comunicação no relacionamento interpessoal

Voltando-se para a importância da comunicação para o relacionamento interpessoal nas empresas pode se dizer que: o domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa.

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com