TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comercialização através de e-commerce

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

COMERCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE E-COMMERCE

Ana Aparecida Marques

Daniel Spaside

Hélio Xavier

Mayara Oliveira Rossi

Maria Heloísa de Moraes

Prof. Esp. Carlos Roberto de Jesus

Prof. Vagner Ribeiro

RESUMO

E-commerce é uma ferramenta de comércio eletrônico que tem por objetivo promover negociações de compra e venda de produtos e serviços pela internet.

O procedimento metodológico utilizado neste estudo é de pesquisa descritiva e explicativa baseada em revisão bibliográfica onde foram analisados títulos, resumos e posteriormente os textos dos artigos selecionados de acordo com o objeto de estudo.

A finalidade dessa pesquisa é apresentar o panorama do comercio virtual no Brasil e organizar conhecimentos de planejamento e gestão analisando os diversos aspectos envolvidos no plano de negócios de uma loja virtual.

Palavras-Chave: e-commerce, panorama, planejamento e gestão

ABSTRACT

E-commerce is an e-commerce tool that aims to promote negotiations of buying and selling products and services over the internet.

The methodological procedure used in this study is a descriptive and explanatory research based on a bibliographical review where titles, abstracts and later texts of articles selected according to the object of study were analyzed.

The purpose of this research is to present the panorama of virtual commerce in Brazil and organize planning and management knowledge analyzing the various aspects involved in the business plan of a virtual store.

Keywords: e-commerce,overview, planning and management  

INTRODUÇÃO

O homem sempre esteve a procura de novas rotas comerciais para comprar e vender seus produtos desde a antiguidade com os fenícios e os vikings e depois com as grandes navegações que foi marcante para a mudança do mapa comercial entre os países. Nos tempos modernos, novas tecnologias surgiram e, especialmente com a internet, quebrou-se a barreira da distância entre as nações, entre compradores e vendedores, aumentando de forma exponencial a circulação de mercadorias, serviços e dinheiro. O E-commerce promoveu uma verdadeira revolução no comércio nacional e mundial fazendo surgir novos mercados e consumidores, novas demandas e novos produtos. Segundo Castello Branco, Presidente da ABRADI-SP, (Guia de e-commerce AbradiSP, p.11) “Em 2017 devemos chegar a mais de 200 milhões de pedidos de compras online somente no Brasil, com previsão de faturamento em torno de 60 bilhões e geração de mais de 700 mil pontos de emprego.”

Para Felipini, 2007, a internet possibilitou o surgimento do e-commerce como canal de comercialização:

tanto para os comerciantes tradicionais quanto para os empreendedores da nova economia, o e-commerce representa novos desafios e, principalmente, novas oportunidades de se chegar até o cliente de forma rápida, ágil e com um custo sensivelmente menor. O ótimo desempenho do e-commerce, cujo faturamento cresceu 319% nos últimos quatro anos, aliado a um constante crescimento da base de internautas, hoje estimada em mais de 20 milhões de brasileiros, mostra que aqueles que estão apostando nesse novo canal de comercialização estão corretos.

O problema deste estudo está em demonstrar o que é preciso conhecer para ter um negócio de e-commerce bem sucedido na atualidade.

Enquanto que as lojas de varejo tradicionais procuram maneiras de se reiventar para sobreviver, o e-commerce surge como o futuro do comércio e apresenta importantes vantagens competitivas como:

• A loja virtual está aberta ao público consumidor 24 horas por dia, 7 dias por semana. (Essa disponibilidade não influencia no custo da estrutura);

• Os custos para manter um e-commerce são menores do que manter uma loja física. (Apesar dos custos com plataforma e questões como certificado digital e outros detalhes o e-commerce tem uma estrutura muito mais enxuta e menos custosa).

• Os produtos oferecidos no e-commerce são mais competitivos pois podem ser até 15% mais baratos do que as lojas tradicionais devido a menores custos de estrutura e operacionais.

• O e-commerce pode alcançar consumidores do país todo inclusive internacionais, enquanto que para uma loja física atuar em outros mercados seria necessário ter uma unidade em cada local e isso é muito dispendioso.

O objetivo geral do estudo é apresentar o panorama atual do E-commerce no Brasil com o fim de demonstrar que esse mercado está em expansão e é uma opção de investimento muito atrativa e lucrativa especialmente para o pequeno empresário.

O estudo pretende também esclarecer o significado e funcionamento do E-commerce analisando os conceitos abordados por especialistas nesse mercado e tecendo comparações entre o mercado virtual e a loja física demonstrando as vantagens competitivas do negócio virtual.

Pretende ainda, demonstrar a importância do planejamento para se obter sucesso com a abertura de uma loja virtual.

METODOLOGIA

Este estudo se apresenta quanto a sua finalidade como descritiva e explicativa e tem como objetivo organizar conhecimentos de como montar um e-commerce de sucesso.

Quanto aos meios, este estudo está baseado em revisão bibliográfica sobre planejamento e gestão de e-commerce publicados a partir do ano 2000.

O método de pesquisa utilizado no referencial teórico bibliográfico está apresentado no gráfico da Figura 1.

Figura 1- Método de pesquisa bibliográfica utilizado.

Fonte: Adaptado de Villas ET AL (2008)

As fontes iniciais da pesquisa foram selecionadas em manuais, teses, dissertações, livros, revistas e publicações de diversas universidades e órgãos especializados em comércio eletrônico. Nesta etapa realizou-se o levantamento do referencial teórico através de pesquisa no Google Acadêmico (HTTPS://scholar.google.com.br) dos artigos e publicações relacionados ao e-commerce. Foram pesquisadas algumas bases de dados: Conpedi, FGV, JM digital, Microsoft, S3 commerce, Sebrae, Abradi, Unicamp, Unisal.

No segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com