TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compra de Celular

Por:   •  17/6/2021  •  Monografia  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

Plantas exóticas medicinais

No texto apresenta informações sobre o povo caiçaras e do meio em que vivem, mostrando amplo conhecimento dos recursos vegetais nele presente, pois há varias discussões a respeito de sua importância no para o estudo cientifico. Para os pesquisadores foi importante relacionar a interação do conhecimento local, buscando informações sobre a cultura e o domínio do uso dos recursos vegetais presente na Ilha do Cardoso, estado de São Paulo.

A metodologia utilizada para a busca de coletar dados referente a essa relação foi a mesma utilizada que Miranda & Hanazaki (2008), os participantes eram ambos os sexos, maiores de 18 anos e residente a mais de 5 anos no local. As perguntas realizadas pelos entrevistadores eram de acordo aspectos socioeconômicos sobre os recursos vegetais e seus respectivos usos.

Apresentavam plantas categorizadas como manufatura, alimentação, medicina e outros e utilizavam os nomes populares de cada planta. Algumas foram apresentadas de acordo com a sua origem no domínio do bioma Mata Atlântica, ou exótica, que não tem ascendente no domínio do bioma Mata Atlântica.

De acordo com os resultados coletados indica que os caiçaras da Ilha Do Cardoso ainda tem um vasto conhecimento sobre a diversidade das plantas locais, assim como também a utilização e desta forma tornam-se dependentes da vegetação local. Entretanto pelas citações contabilizadas, fica claro que as plantas nativas, são mais conhecidas do que as plantas exóticas, com exceção as plantas medicinais que foram de fato mais citadas do que as plantas nativas.

Por se tratar de um cultivo que requer maiores atenções e seu plantio ocorre frequentemente em áreas próximas as residências, dessa forma acabam tornando-se mais acessível o uso constante das plantas exóticas, que segundo as citações as mais utilizadas são medicinais e de alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com