TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Interpessoal

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS INSTITUCIONAIS DA MRV E DO KFC

[pic 1][pic 2]

Curso: Gestão Empresarial. 1° Semestre 2021. Turma 2

Aluno: Clayton Pereira Bonifácio

1 INTRODUÇÃO

A comunicação corporativa é uma atividade essencial para as empresas de diversos ramos, através dela as organizações se comunicam com seus púbicos internos e externos. Com essa técnica as empresas têm como principal objetivo gerar valor a marca diante aos seus clientes, sendo que a gestão corporativa bem estruturada pode criar um aumento no valor de mercado da organização e gerar uma identidade mais atrativa dentre os seus concorrentes. Nesse momento de pandemia várias empresas tiveram que se reinventar para não perder receitas, esse contexto fez-se o uso ainda mais da comunicação corporativa, aconteceram vários exemplos de empresas que conseguiram se comunicar de forma coerente com as preocupações com a covid 19, mas também apareceram casos em que essa comunicação foi falha. Neste estudo serão abordados dois cases durante essa crise sanitária. O primeiro será a empresa de engenharia e construção civil MRV que conquistou ainda mais espaço no mercado com um plano de comunicação eficiente e será avaliado um case negativo o da rede de restaurantes e fast-food KFC que não conseguiu se comunicar bem com uma campanha publicitária, que estava na contramão das práticas necessárias ao combate da Covid 19.

2 HISTÓRIA DA MRV

A fundação da MRV aconteceu em Belo Horizonte no ano de 1979 pelos sócios Rubens Menin Teixeira de Souza, Mário Lúcio Pinheiro Menin e a Vega Engenharia, com o objetivo de construir e incorporar empreendimentos econômicos, algo inovador para época. Nesses mais de 40 anos de atividades a sua presença está em 22 estados mais o Distrito Federal, a companhia é a maior construtora e incorporadora da América Latina, a empresa é destacada pela gestão na qualidade de seus produtos e nas certificações conquistas no seu processo de ampliação, sendo citadas duas importantes a ISO 14.001, que estabelece padrões rigorosos na gestão do meio ambiente e a OHSAS 18.001, que fornece padrões rígidos na gestão de segurança e saúde das empresas.

Figura 1: Dispersão Geográfica da MRV

[pic 3]

Fonte: Apresentação Institucional 3° Trimestre de 2019. Site: https://www.slideshare.net/MRVRI/apresentao-institucional-3t19-195825833

3 MEDIDAS ADOTAS PELA MRV NA COVID 19

A comunicação interna e externa nas empresas ganharam ainda mais destaque nesse momento de pandemia, as organizações estão investindo em ações para que o isolamento social não diminua suas receitas e em relação aos funcionários além da comunicação medidas como aferição de temperaturas, limpeza dos locais de trabalho e adoção de home office em colaboradores do grupo de risco, representam medidas internas que são necessárias ao combate a Covid 19. No estudo realizado será feita uma análise crítica sobre as tomadas de decisões da empresa.

A MRV ganhou grande destaque positivo nas medidas tomadas no combate a pandemia. Em primeiro lugar destaco a campanha #FiqueEmCasa, através de uma plataforma digital robusta, a empresa possibilitou ao cliente realizar a compra de um apartamento sem sair de casa, todo o processo de análise de crédito, assinatura de contrato e visita virtual do imóvel é possível através do seu canal digital. Essa campanha foi muito bem recebida pelos clientes, pois além de ser uma medida eficaz no combate a Covid 19 trouxe comodidade para os consumidores, uma vez que a sociedade está a cada dia mais digital. Essa ferramenta digital iniciou-se em Belo Horizonte e agora já está presente em todas as cidades onde a MRV atua, segundo o diretor de Marketing e Novos Negócios Rodrigo Resende, “Assim como toda a população, precisamos nos reinventar para continuarmos ao lado do nosso cliente”. Para acessar essa plataforma o cliente tem duas opções, primeiro pelo acesso ao site ww.mrv.com.br ou pelo WhatsApp (31) 99900 9000. O engajamento nessa campanha possibilitou um aumento nas receitas da empresa no terceiro trimestre de 2020.

Com a utilização de modernas técnicas construtivas, investimentos em pesquisa e a transformação digital a MRV conquistou o prêmio Valor Inovação Brasil 2020, no qual foi eleita a construtora mais inovadora do país, essa conquista foi alcançada através do investimento em tecnologia, um dos principais foi a criação de um LAB dentro da empresa. Esse centro de pesquisa e desenvolvimento tem o papel de proporcionar a elaboração e construção de projetos, além de criar um ambiente de visita dos clientes onde possa facilitar na tomada de decisão na compra de um imóvel. O LAB é voltado para colaboradores e parceiros ele gera uma grande troca de informação entre as equipes o que acaba acelerando a finalização de projetos, através dessas soluções inteligentes a construtora vem conquistando mais clientes e ganhando prêmios de inovação.  

Por fim, destaco a adoção do pacto de 60 dias sem demissão, onde a empresa se uniu a outras grandes organizações do país mantendo o emprego de vários funcionários, essa campanha que teve início em março de 2020 foi aderida por grandes empresas. A ação adotada foi muito bem recebida e mostrou um compromisso com a economia do Brasil, essa prática é um bom exemplo de comunicação corporativa interna.

Em seus 42 anos de história, a MRV apresenta um histórico de inovações e tecnologias que facilitam a compra de um apartamento, além de um ambiente tematizado para visita e salas virtuais que proporcionam um grande leque de opções para o cliente, sendo assim a empresa consegue elaborar projetos para diversos perfis de compradores, o que a torna líder no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (473.2 Kb)   docx (400.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com