TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol no Brasil. Fundada em 20 de agosto de 1919, antiga CBD, a atual CBF é responsável pela organização de campeonatos de alcance nacional, como o Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. Também administra a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, cinco vezes campeão mundial, e a Feminina, duas vezes vice-campeão mundial. A CBF é uma associação privada cuja principal atividade econômica é a produção e promoção de eventos esportivos. A ela respondem as Federações estaduais (e distrital, no caso do DF), responsáveis pelos campeonatos em cada Unidade da Federação.

A CBF, tal como existe hoje, foi fundada em 24 de setembro de 1979. Antes disso, o futebol, como os demais esportes praticados em território brasileiro, não era modalidade esportiva organizada, sendo até então gerido por uma entidade que aglutinava todos os esportes olímpicos, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), incluindo o futebol.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014 após eleição na sede da FIFA. Para o país que é chamado de “país do futebol” e que tem grande parte da população fascinada por futebol isso é o ápice da alegria. Para a Copa do Mundo ser realizada no país, a CBF terá um grande trabalho pela frente.


SUPONDO QUE VOCÊ É UM IMPORTANTE DIRIGENTE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

NO SEU NEGÓCIO, COMO SÃO COMPOSTAS AS SEIS VARIÁVEIS BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO?

1 - FUNÇÃO PLANEJAMENTO:

Definição de objetivo: o objetivo é estabelecer uma organização e desenvolvimento para que na copa do mundo de 2014, que será sediada no Brasil, voltaremos a ocupar o primeiro lugar nos jogos mundiais da FIFA.

Situação atual: Estamos com dificuldades em alguns itens como as infraestruturas de aeroportos, e reformas em estádios, porém estamos motivados e empenhados para que tudo ocorra no prazo, para que possa ser um grande evento mundial sem imprevistos.

Planos Gerais: Envolve desde a infraestrutura das 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, aos patrocinadores que entram como ajuda de custo e as técnicas e maneiras de se desenvolver um futebol brasileiro com arte e treinamento, aperfeiçoando jogadores e dando auxílio a outras despesas como uniformes e funcionários.

2 - FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO:

A Copa do Mundo em 2014, no Brasil, está sendo inicializada pela estrutura, ocasionando reformas e planejamento de novos estádios, juntamente com a empresa de engenharia portuguesa que está mexendo na estrutura de cobertura, como no estádio Plácido.

O marketing da Copa do Mundo de 2014 também é uma função organizacional como propagandas e divulgações de nosso país, pois o futebol sendo uma arte brasileira tem de mostrar conhecimento para outros países de que nosso país está desenvolvendo naquele que se resulta dele.

Os patrocinadores ajudam no desenvolvimento de novos comerciais e propagandas com slogan de altíssima qualidade e efeito naqueles que vêm o futebol como um produto.

3 - FUNÇÃO DIREÇÃO:

Contratando pessoas qualificadas e de alto valor, com conhecimentos em suas funções e desenvolvendo valores em outros que estão se agregando aos jogos mundiais, capacitando um sistema organizacional de liderança.

Motivação: Sendo dadas palestras de motivação e organização para jogos e apresentando novos benefícios como uniformes de malhas leves, boas chuteiras com total conforto para que o atleta desenvolva totalmente seu ritmo em campo, e assim entrando também a alimentação para jogadores que o estimulem ao jogo e não o desanime como carboidratos e alojamentos de qualidade, pois se um jogador ou mesmo o técnico não descansar necessariamente em um lugar confortável, ele não consegue desenvolver suas habilidades em campo.

Comunicação: Para total comunicação e marketing, serão vendidos ingressos por via internet, com descontos promocionais para brasileiros, sendo estudantes, deficientes e idosos, e para turistas tendo o valor incluso de suas passagens.

4 - FUNÇÃO CONTROLE:

Padrões de desempenho: Estabelecer um controle de finanças durante a Copa do Mundo de 2014, tendo integrado a estrutura de estádios, de patrocinadores, de jogadores, de funcionários, de tecnologia, de saúde, de aeroportos, de alojamentos, de comunicação e de funcionários profissionais renomados na segurança do desempenho de jogos.

2- VOCÊ DIRIGE A CBF DE MANEIRA CIENTÍFICA OU TÉCNICA? JUSTIFIQUE.

Dirigimos a CBF utilizando as duas maneiras, científica e técnica, pois na forma científica conseguimos buscar o conhecimento, compreensão e se basear em hipóteses, teorias e regras. Já a forma técnica faz uma junção de todas as teorias e coloca em pratica tudo que se foi aprendido.

3- VOCÊ CONSIDERA QUE AS TENDÊNCIAS DEMONSTRADAS NA TABELA ABAIXO ESTÃO PRESENTES NA DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA? EXPLIQUE CADA UMA DAS LINHAS.

De      

Para

Alteração

Sociedade Industrial  

Sociedade da Informação

Inovação e Mudança

A evolução da humanidade beneficiou no ramo futebolista. Com o crescimento da informação, pessoas comuns passaram adquirir um conhecimento maior sobre a administração da Confederação Brasileira de Futebol. Um exemplo de inovação que a CBF proporcionou ao futebol brasileiro foi à mudança do campeonato que passou a ser de pontos corridos, seguindo o padrão dos campeonatos europeus.

De      

Para

Alteração

Tecnologia simples  

Tecnologia Sofisticada

Maior Eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com