TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consolidação dos princípios constitucionais do trabalho no Estado Democrático de Direito

Por:   •  3/5/2018  •  Dissertação  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Dissertação sobre o artigo “A consolidação dos princípios constitucionais do trabalho no Estado Democrático de Direito”, de Lívia Miraglia

Princípio é a origem, o que fundamenta todas as normas que vem a seguir e dele deve subordinar-se. Os princípios exprimem os valores intrínsecos a determinada sociedade e regem as demais normas do ordenamento jurídico, que deles se originam.

Com isso, pode-se afirmar que os princípios jurídicos são a base do Direito, pois são eles que promovem a coerência do ordenamento jurídico, orientando sua formulação e sentido.

A solidificação da teoria dos princípios como normas jurídicas é de extrema importância para a efetivação e concretização dos Direitos Fundamentais do Homem. Vale enfatizar que dentre os Direitos Fundamentais do Homem, os Direitos Sociais e principalmente, o Direito ao Trabalho, ganham especial relevância no sistema capitalista. Pois, é devido ao trabalho que se possibilita que o indivíduo destituído de riqueza seja inserido na sociedade e alcance a justiça social tão almejada, objeto precípuo do Estado de Direito. Além dos princípios da valorização do trabalho e da justiça social, o Direito do Trabalho elenca outros princípios, tais como princípio da função social da propriedade, princípio da proporcionalidade, princípio da igualdade e não-discriminação e o princípio da dignidade da pessoa humana.

Ao se considerar o valor-trabalho como pilar da República Brasileira leia-se "trabalho digno", pois não trata o princípio da valorização de qualquer trabalho, posto que isso incluiria a utilização de práticas contemporâneas de labor em condições análogas à de escravo, sob o argumento de que a concessão de comida e moradia basta para a sobrevivência do homem trabalhador.

O art. 170 da CR/88 prevê como uma das metas da ordem econômica a concretização da justiça social. É através do trabalho regulado e, portanto, protegido pela legislação trabalhista, que se permite a inclusão do obreiro na arena capitalista moderna e, ao mesmo tempo em que lhe assegura uma condição mínima existencial, exige a redistribuição social dos lucros e da riqueza gerados pelo sistema, propiciando a verdadeira justiça social.

A propriedade não pode visar tão-somente ao interesse do seu proprietário quando se vive em um Estado Democrático de Direito cujo intuito maior é a efetivação dos direitos sociais em conformidade com os direitos individuais. Embora relacionada entre os direitos individuais, ela não mais poderá ser considerada apenas direito individual, relativizando-se seu conceito e significado, especialmente porque os princípios da ordem econômica são preordenados à vista da realização de seu fim: assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social. Se é assim, então a propriedade privada, que, antes, tem que atender a sua função social, fica vinculada à consecução daquele princípio.

O princípio da proporcionalidade apoia-se sobre três pilares: adequação, necessidade e proporcionalidade stricto sensu. A adequação é a adaptação dos meios aos fins. O meio é adequado, quando com seu auxílio se pode promover o resultado desejado; ele é exigível, quando o legislador não poderia ter escolhido outro igualmente eficaz, mas que seria um meio não prejudicial ou portador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com