TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituição de cenários para a indústria farmacêutica

Por:   •  28/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – DAD

[pic 1]

Dayane Bitencourt da Silva

Kaio Feroldi Motta

Vinicius Marcelo de Jesus Fagundes

TRABALHO REFERENTE AO SEGUNDO BIMESTRE – NOTA PARCIAL

MARINGÁ

2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – DAD

[pic 2]

TRABALHO REFERENTE AO SEGUNDO BIMESTRE – NOTA PARCIAL

Trabalho referente à nota do segundo bimestre, apresentado à disciplina de Estratégia Organizacional, do curso de administração da Universidade Estadual de Maringá.

Prof.º Msc. Augusto Cezare de Campos Soares

MARINGÁ

2011

AGRADECIMENTOS

A equipe, juntamente com todos os integrantes da sala agradece ao Profº. MS. Augusto Cezare de Campos Soares pela transmissão de conhecimento e pela paciência, zelo e competência em conduzir nossa sala, na matéria de Estratégia Organizacional neste nosso último ano de graduação. Nós vos desejamos muito sucesso. Obrigado.

QUESTÕES

1)Analise os impactos dessa inovação em termos de cenários futuros não só para a saúde humana, para a previsão e para a incerteza, como também para a indústria que atua tradicionalmente nesse mercado.

        Os cenários futuros que podem ser constituídos acerca dos novos medicamentos a serem lançados pela empresa Eli Lilly tem grande probabilidade de sucesso, mas é preciso considerar condições de incerteza e que envolvem previsão.

        A empresa é uma referência mundial na produção medicamentos inovadores e eficazes e líder em pesquisa no setor de laboratórios farmacêuticos. As pesquisas apontam que o aumento de pessoas depressivas e que os patamares atuais tendem a aumentar nos próximos anos.

        A constituição de cenários referentes à saúde humana é possível devido à previsibilidade baseada em um histórico estável de casos existentes de depressão em anos anteriores. As previsões de crescimento dos pacientes com depressão são baseadas em dados históricos e estatísticos. Outros fatores que podem embasar a confirmação destes dados é a não ocorrência de mudança nos hábitos culturais que são mais difíceis e lentas de ocorrer e que contribuem para o mantenimento e/ou aumento da depressão no patamar apontado no texto.

        Quanto às incertezas a possibilidade de um determinado evento não pode ser fundamental na constituição de um cenário futuro porque pode haver evidência latente, mas não confirmação histórica. A constituição de cenários quanto a saúde humana segue poucas variações de tendência e a constituição de cenários poucas vezes tendem a ser pautado em incertezas, salvo quando ocorre epidemias e surtos específicos de doenças, mas que não estão particularmente envolvidas com o foco dos novos produtos da Eli Lilly que são voltados para pacientes com distúrbios psicóticos.

        A constituição de cenários para a indústria farmacêutica também envolvem situações de previsibilidade e incerteza.

        No que diz respeito a previsão, os grandes laboratórios estão munidos de dados históricos e estatísticos que garantem um planejamento a curto e médio prazo que não foge de suas diretrizes iniciais. Hoje, esses laboratórios se planejam também para a quebra de patentes de medicamentos trabalhando e investindo na marca no período em que ela é propriedade de um único laboratório. A finalidade comercial de suas ações torna-se cada vez mais evidentes aos olhos dos consumidores e seu foco de criação de medicamentos que possibilitem bem estar e conservação de saúde é vista como caminho ao lucro e a superação da criação de um medicamento por um laboratório frente a outro.

        No que se refere as incertezas que cercam as ações dos grandes laboratórios pode-se considerar a mudança abrupta de dados históricos relacionados  a conjuntura política e econômica principalmente, pois os grandes laboratórios são empresas multinacionais que possuem ações na bolsa e podem ter prejuízos ligados a isso. Outro fator pode ser a perda de patente em um momento inesperado ou mesmo considerando tal perda as conseqüências financeiras fugirem as previsões e serem maiores que o esperado.

2) Ressaltar quais são as características principais das escolas: Cultural, Ambiental e Configuração, no caso apresentado.

Entendendo que a escola ambiental coloca a organização como dependente do ambiente (podendo este ser estável ou instável), ou seja, a organização torna-se um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida, é possível verificar a existência de algumas características desta escola no case, onde se fala da perda por parte da indústria farmacêutica Eli Lilly do direito exclusivo de fabricação do Prozac, remédio de maior sucesso quando se fala em combate à depressão.

Ao perder este direito, o laboratório farmacêutico norte-americano Eli Lilly se viu à beira do abismo, uma vez que junto com a exclusividade da fabricação do Prozac, foi-se 30% do valor de mercado. Assim, devido aos fatos propostos pelo ambiente e tendo este influenciado na estratégia adotada pela organização, a empresa reagiu com boas apostas, lançandosete novos medicamentos que se tornaram sucesso de vendas. De acordo com o case, o investimento inicial foi alto: US$ 2 bilhões em P&D e envolvimento de aproximadamente 19% dos empregados em todo o mundo.

A respeito da escola cultural – a qual entende a estratégia como um processo baseado em cultura, tendo presente a noção decoletividade, com crenças comuns que se refletem nas tradições, hábitos, história e produtos da empresa – é possível observar características relacionadas à esta linha de pensamento quando o case fala sobre a volta por cima dada pela Eli Lilly no tocante à perda de exclusividade da fabricação do Prozac. Segundo o texto, as lições tiradas do episódio são tão levadas a sério pela empresa que há regras rígidas em torno do lançamento do Cymblata, substituto do Prozac que promete ser sucesso no século XXI, além disso o case apresenta o fato de que para lançamento dos sete novos medicamentos além do alto investimento ocorreu o principal, ou seja, o envolvimento direto de 8 mil empregados do laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com