TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Cenários

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Construção de Cenários

Planejamento Estratégico

Leticia Aparecida Ribeiro R.A 1122274

Gestão Financeira

Batatais

2014


Segmento de Mercado: A Economia Africana.

Construção de Cenários

Cenário Realista: O grande crescimento populacional da África, seguido das precárias condições de vida, reflete diretamente na economia Africana que de maneira geral é organizada de forma muito simples, com baixo uso de tecnologia.Grande parte da população se concentra no campo, a agricultura representa a maior parte da economia.

A população agrícola da África apresenta uma diversificação razoável, que é explicado por sua grande extensão territorial e pela variedade de solos e climas.

Podemos dizer então que esta economia esta praticamente toda concentrada em uma agricultura de subsistência, onde basicamente a população produz o que consome.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

        

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

Cenário Otimista: Um dos pontos positivos que podemos encontrar na economia africana é aumento do Sistema Agropecuário Plantation,onde grandes propriedades tem suas produções voltadas para a exportação.

Muitas vezes se organizam na forma de agroindústrias, com participação de transnacionais, tem maior uso de tecnologia e grande produtividade elevada. Em geral são monoculturas e algumas vezes utilizam grande quantidade de mão de obra. Alem disso este sistema econômico contribuiu para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

        [pic 12][pic 13]

        

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

 Cenário Pessimista: Na economia Africana a exploração mineral padece com a falta de capitais para maiores investimentos. A indústria carece de fontes energéticas mais abundantes, melhores mercados e meios de transportes modernos.

Por isso como visto anteriormente a economia concentra-se basicamente no campo, onde a maior parte dos trabalhadores é em sua maioria assalariados temporários de baixa renda, sem nenhuma proteção trabalhista.

Alem disso a infertilidade do solo é típica do continente, onde os derramamentos de lava balsatica originaram os solos de terra roxa, e na parte sul da África a grande escassez de água, é ainda sem contar com as secas prolongadas e a falta de ajuda governamental.  

        

[pic 17][pic 18]

        [pic 19]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com