TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultora de Projetos

Por:   •  12/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 7

RISCOS para NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Lígia Romanelli

Lorrayne Caires

Victoria Barbosa

Victoria Denunci

[pic 1]

Egito – Setor de Turismo: Elo de Acomodação

O SETOR DE TURISMO e o egito

O setor de turismo é extremamente diversificado, principalmente por se tratar de uma indústria de serviços. Engloba desde prestações de serviços como acomodação, transporte, entretenimento, vendas de pacotes de viagens, tours e restaurantes. Essa complexidade do setor acaba por impactar muitos outros setores da economia. O turismo é a base de diversas economias, e de acordo com dados de 2017, representa 10,4% do PIB mundial; movimentando mais de 8,2 trilhões de dólares, e apresenta um crescimento contínuo há oito anos, crescendo 4% no ano passado.

        O turismo representa 12% do PIB do Egito (TRADING ECONOMICS, 2018), resultando em uma participação de 5,6% do PIB mundial do setor. Esses números o colocam na 77º posição dos países que mais contribuem no setor (WTTC, 2018). Além disso, o setor gerou 1 milhão postos de trabalho diretamente em 2017 (3,9% do emprego total) e prevê-se que cresça 4,0% em 2018 (WTTC, 2018).

[pic 2]

 “ Em 2017, o país recebeu mais de 9 milhões de turistas ”

Por que o egito?

O Egito passou por uma grande instabilidade política e econômica, com os movimentos da Primavera Árabe em 2011. Porém, o setor de turismo vêm se recuperando nos últimos tempos. O número de turistas é esperado para aumentar para mais de 21 milhões em 2028, o que seria um aumento de cerca de 133% comparado ao ano de 2017. Com isso, serão gerados mais de 11 bilhões de dólares para a economia egípcia. Em 2013, os principais aeroportos do Egito passaram por uma reforma para aumentar a capacidade de passageiros. O aeroporto de Cairo passou a receber 24 milhões, dobrando a capacidade; e o aeroporto de Hurghada aumentou a capacidade de  5.6 milhões para 13 milhões. Para que se possa comportar este aumento no fluxo de turismo, há uma necessidade de investimento na indústria de acomodação no país. De acordo com análise do Euromonitor, o clima de investimento no país vem melhorando significamente desde de que o país se juntou ao programa do Fundo Monetário Internacional (FMI), que visa aprimorar as vunerabilidades econômicas e promover crescimento e criação de novos empregos. Ainda mais, a inflação vem se estabilizando no país e medidas para segurança vêm sendo tomadas pelo governo.

[pic 3]Risco político

 

Apesar do Egito ter passado por diversos eventos que tendiam a disseminar o turismo, as medidas tomadas e a postura política do País, têm o ajudado a passar por momentos difíceis de forma muito melhor do que o esperado.

As mudanças políticas e sociais estão tendo um reflexo robusto no setor de turismo. Como exemplo de uma dessas medidas, podemos citar a participação nas reuniões do International Travel Crisis Management Summit (ITCMS), que nos últimos 3 anos tem operado de forma efetiva sob o setor. Essas reuniões contam com a presença de importantes players para o setor, representantes de governos, e especialistas em risco e crises que buscam as principais questões que impactam o setor de turismo. Assim, os países podem colaborar e compartilhar seus planos de ações para que possam melhorar seu desempenho nesse departamento da economia.

Os principais problemas enfrentados pelos cidadãos e que apresentam um risco político ao setor de turismo, é a questão do abuso de poder por parte do governo. Desde a derrubada do ex-presidente Mohammed Morsi pelo atual presidente Marechal Abdel Fattah Al-Sisi em 2013, que na época era Ministro da Defesa, existe um medo por parte da população de que o governo se torne autoritário. Alguns setores, como o de comunicação, a indústria de filmes e TV no geral - como jornalistas - já estão sofrendo com uma grande intervenção por parte do governo.  O que poderia fazer com que potenciais turistas fiquem hesitantes ao visitar o Egito, muitos podem considerar o atual governo como volátil e procurar destinos mais seguros e estáveis politicamente.

Incluir gráfico ou tabela com informações sobre os dados analisados.

[pic 4]

riscos DAS Políticas Economicas

[pic 5]      As antiguidades do Egito não são apenas parte de sua herança cultural, mas também representam um importante ativo econômico, gerador de emprego e renda no país.

      O setor de turismo enfrentou um golpe devido aos ataques terroristas vinculado ao Estado Islâmico (ISIS) e grupos afiliados em solo egípcio, com isso a melhora econômica do país começou a aparecer à medida que as condições de segurança melhoraram. Após alcançar uma baixa de todos os tempos em 2016, as receitas do turismo aumentaram 123,5% em 2017, enquanto o número de turistas que visitaram o Egito aumentou 54%, para 8,3 milhões. Em 2016, foi disponibilizado pelo FMI, a ajuda para alavancar a economia egípcia de US $ 12 bilhões, o que ajudou o Egito a reduzir sua dívida pública em 2017, em contrapartida, houve o aumento significativo da dívida externa, prevendo um valor da dívida maior que este valor em 2018. Foi a partir da introdução de uma taxa de câmbio flutuante, que proporcionou a queda da moeda nacional, que impulsionou as exportações não petrolíferas (10%) e aumentou a confiança dos investidores, trazendo, por conseguinte, maior credibilidade na economia do país. 

      Para fim de análise do risco econômico, podemos também citar a inflação como um indicador da economia, a qual teve seu pico no final de 2016 e começo de 2017 (31,6%) porém foi contida no início de 2018 com 14,% (SANTANDER/TRADE PORTAL, 2018). O Banco Central do Egito está focado em reduzir a taxa de inflação abaixo de 13% até o final de 2018, projetando a taxa de inflação de 13,5% para 2019, proporcionando uma recuperação no consumo privado e no investimento do país, caso contrario o pais continuará correndo os riscos de impactar negativamente sua receita, os investimentos bem como suas exportações. (WORLD ECONOMIC OUTLOOK DATABASE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (537.3 Kb)   docx (349 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com