TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos Nasceu da Contabilidade Financeira

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  1.735 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

  A contabilidade de custos nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. Os princípios desta contabilidade derivam dessa finalidade primeira e, por isso nem sempre conseguem atender completamente a suas outras duas finalidades mais recentes e provavelmente mais importantes tarefas: controle e decisão.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar através da contabilidade de custos a movimentação da empresa Alfaya Skateboards, e através desta demonstração poder verificar qual o custo dos produtos produzidos, avaliar os estoques, entre outras e através de todas essas verificações ter um controle maior da empresa para possíveis tomadas de decisão, sobre a vantagem e desvantagem de se produzir determinado produto.

  1. Referencial Teórico
  1. Contabilidade de custos

A contabilidade de custos é um ramo da contabilidade que se aplica principalmente as empresas industriais, refere-se aos procedimentos contábeis e extracontábeis necessários para se conhecer o quanto custou para a empresa industrial a fabricação dos seus produtos, e a partir disto a empresa pode verificar se a fabricação de determinado produto vale a pena, para isso compara-se o custo de fabricação com o  valor de venda (MARTINS, 2008)..

  1. Terminologias em custo industrial

Custos e despesas não são sinônimos; têm sentido próprio, assim como investimento, gasto e perda.

Gasto é toda comprar de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade, o sacrifício é representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos, geralmente dinheiro. Exemplos de gastos: compra de matérias – primas, gastos com mão de obra, gastos com honorários da diretoria (MARTINS, 2008).

Investimento é um gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro período (RIBEIRO, 1999).

O Custo é todo gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço (MARTINS, 2008).

Já a despesas é um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas. A comissão de um vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa (MARTINS, 2008)..

A perda é um bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária.

  1. Custeio por absorção

O custeio significa a absorção de custos. O custeio por absorção é o método que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos (RIBEIRO, 1999).

  1. Custos diretos X Custos indiretos

Os custos diretos compreendem os gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente no produto. Estes custos são assim determinados porque seus valores e quantidades em relação ao produto são de fácil identificação. Já os custos indiretos compreendem os gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados indiretamente na fabricação dos produtos.  Estes gastos são assim denominados por ser impossível uma segura identificação de seus valores e quantidades em relação ao produto.  Exemplos de custos indiretos, energia elétrica quando não houver um medidor para cada máquina, possibilitando identificar o consumo e energia em relação a cada produto, o valor consumido por toda a fábrica deverá ser rateado entre todos os produtos fabricados no referido período; aluguel da fábrica é impossível de ser identificado para relação a cada produto, entre outros (RIBEIRO, 1999)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com