TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade realiza diversos cálculos matemáticos

Por:   •  10/5/2015  •  Monografia  •  3.416 Palavras (14 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÂO.........................................................................................................13

4 REFERENCIAS ......................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

                       Neste trabalho a matemática financeira estuda o comportamento de dados financeiros no decorrer de um período de tempo.

A contabilidade realiza diversos cálculos matemáticos, as denominadas escolas do pensamento contábil, que foram importantes para a evolução do Pensamento Contábil.

                       Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela cobrada. A empresa tem seu objetivo maior orientar e prestar assistência técnica para agricultores, onde cada vez mais cresce a necessidade de termos a tecnologia em nossas mãos e sabermos usá-las com amparo técnico.

                       Juros Composto é sempre baseado sobre o montante. Taxa nominal é sempre fornecida em termos anuais e os períodos de capitalização podem ser semestrais, mensais ou diários.


  1. DESENVOLVIMENTO

A matemática financeira estuda o comportamento de dados financeiros no decorrer de um período de tempo. Esses dados, ou valores monetários, são representados pelos cheques, notas promissórias, duplicatas, o próprio dinheiro “vivo”, entre outros, representam uma quantia em dinheiro. Dependendo da estratégia adotada pela empresa com a matemática financeira podemos avaliar os recursos com maior variabilidade em termos de custos e investimentos com maior rentabilidade a curtos e em longo prazo. Na matemática o dinheiro nunca fica parado, por isso o tempo é indispensável.

O valor final (também chamado de montante) está em função do tempo. A matemática pode ser encontrada em todas as situações de cotidiano. Trata-se de uma ciência de suma importância para orientar tomada de decisões em negócios. Algumas de suas aplicações são voltadas a empréstimos e financiamentos, operações comerciais (compra e venda), construções civis, investimentos financeiros, práticas bancárias, cálculos de produção, dentre outros.

O sucesso de um procedimento de tomada de decisão incide na habilidade em antecipar os fatos futuros. Esse artifício representa o cerne da dinâmica empresarial, em que o sucesso de qualquer negócio está amarrado à qualidade das decisões tomadas por seus gestores, seja qual for o seu nível organizacional. Trata-se de uma disciplina que faz parte de, praticamente, todas as profissões.

Podemos, então, perceber a presença da matemática em tudo, e admitir a sua importância para a sociedade. É uma das ciências mais importantes entre as existentes. Ela é fundamental para o desenvolvimento da compreensão e da adaptação no mundo. Etimologicamente, a palavra “matema” significa explicar, entender, e a palavra “tica” vem de techne (arte ou técnica). Dessa forma, consideramos que matemática significa a arte ou técnica de entender e explicar as coisas que existem no mundo; todavia, para entendê-la precisamos desenvolver esquemas de comparação, classificação, inclusão, correspondência, seriação, ordenação e conservação.

O profissional que trabalha com contabilidade realiza diversos cálculos matemáticos. São operações envolvendo folhas de pagamento, cálculos trabalhistas, determinação de valores de impostos, e ate mesmo a elaboração de um balanço comercial das empresas. O estudo da identidade da contabilidade inicia-se por sua história. É provável que a contabilidade ainda apresente novas variações, principalmente, em decorrência de novas concepções mercadológicas. Vivenciamos no Brasil a adequação das normas contábeis aos padrões internacionais, resultados de marcos regulatórios que disciplinam e normatizam essa ciência. A contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade de Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados datados de 8000 anos a. C.

Desde o surgimento, o homem demonstra sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã deram-se pelas fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados. Com o passar dos anos, maneiras alteradas de sistemas de registros era trabalhadas, surgindo, além da escrita e da contagem, outras ferramentas de auxílio para controles.

Muito se desenvolveu nos períodos subseqüentes. As denominadas Escolas do Pensamento Contábil tiveram grande influência na sociedade. Ideias principais eram estudadas, desenvolvidas e muitas vezes, derrubadas. Algumas dessas escolas foram importantes para a evolução do Pensamento Contábil.

1.1 Escolas Contista: A Escola Contista foi o alicerce, inaugurado no século XV o primeiro movimento científico-contábil, o qual destacava no processo de escrituração a personificação das contas. Seus principais colaboradores tornaram-se responsáveis pelo pioneirismo dos livros impressos na Itália. A preocupação principal dava-se sobre o processo e as técnicas envolvidas na escrituração e centralização das contas, daí a origem do nome. Devido ao desenvolvimento comercial motivado pelo abandono do feudalismo, as necessidades de registro dessas atividades tornaram-se evidentes em relação ao que se devia e ao que se tinha d receber (dever e haver).

1.2 Escolas Administrativas: No ano de 1840, surge a segunda linha de pensamento contábil, a Escola Administrativa ou Lombarda, tendo como principal interesse a administração das entidades, atribuindo a ideia que o contador deveria não só dominar as técnicas de escrituração, mas apresentar profundo conhecimento de gestão. Esse pensamento foi incentivado pela obra de Francesco Villa.

1.3 Escolas Personalistas: A escola Personalista teve início com a teoria de Francesco Marchi e foi idealizada por Giuseppe Cerboni. A teoria baseava-se nas contas deveriam ser abertas em nome de pessoas específicas, sendo físicas ou jurídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com