TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade é uma ciência onde se abrangem diversos quesitos a serem analisados

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução 1

A contabilidade é uma ciência onde se abrangem diversos quesitos a serem analisados.

Fatores que exigem bastante atenção, são os que envolvem valores

que podem influenciar no desenvolvimento da empresa de modo geral como: aplicações financeiras, juros compostos, avaliação de estoques, inventário periódico, inventário permanente, avaliação de ativos (custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente, custo corrente corrigido, valores de saída, etc.), critérios de avaliação de estoques, princípios contábeis, legislação contábil entre outros quesitos de suma importância, e que são decisivos na tomada de decisões.

2) Desenvolvimento 2

APLICAÇÃO FINANCEIRA;

Um dos pontos abordados para detalhar o desenvolvimento de uma entidade são as aplicações financeiras. As aplicações financeiras são importantes para os investimentos, pois o futuro da empresa depende dos acontecimentos presentes, por exemplo, se uma empresa obtém um bom lucro agora, provavelmente o futuro da empresa tende a crescer cada vez mais, conforme seu investimento.

As aplicações financeiras constituem-se de vários investimentos com aptidão para produzir, ou dar renda, fixa ou variável. A contabilização da aplicação financeira dá-se quando acontece o lançamento de transferência de numerário da conta do banco, conta movimento para a conta de aplicação correspondente, ao tipo de aplicação efetuada. Em relação aos rendimentos incidentes, pode-se afirmar que a apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Dessa forma na data do balanço ou balancete, se houver saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional obtido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.

Juros Compostos: São os juros de um determinado período, somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.

Os juros compostos incluem-se em disciplinas e conceitos de matemática financeira, e são representados através de um percentual, sua fórmula pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, e o valor da dívida é sempre corrigido e a taxa de juros é calculada sobre esse valor.

AVALIAÇÃO DE ESTOQUES;

Inventário Periódico: Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física. Sistema de classificação do controle de estoques para itens de demanda independentes, onde o número de itens de demanda é revisado em um intervalo fixo de tempo e o tamanho de cada pedido depende do estoque disponível no momento da revisão. O inventário periódico ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física.

3

Inventário Permanente: Ao contrário do inventário periódico, o inventário permanente é feito constantemente, mas precisamente é um inventário onde há um controle de forma contínua do estoque, pois dá-se baixa dto custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque.

Avaliação de ativos: Normalmente os ativos são avaliados por algum tipo de valor de custo (valor de entrada), considerados mais adequados do que os valores de saída como base geral de avaliação. Esse valor de entrada representa a quantidade de dinheiro, ou valor de alguma outra forma de compensação.

 Custo histórico: É o valor original da transação, ou seja, são os custos registrados contabilmente, o qual representa o Princípio Fundamental de Contabilidade do custo histórico como base de valor. Também pode-se dizer que é um conceito estático de avaliação e representa o sacrifício financeiro efetuado no momento da aquisição ou produção correspondendo ao preço combinado entre o comprador e o vendedor.

 Custo histórico corrigido: É caracterizado através da modificação do custo histórico, por indicadores oficiais, ou seja, é a definição original quando o custo histórico é objeto de uma correção.

 Custo corrente: Representa o preço de troca que poderia ser exigido, para obter-se o mesmo ativo ou um ativo equivalente. È o custo de se adquirir um certo elemento do ativo, em estado novo, exatamente igual ao bem antigo objeto de avaliação.

 Custo corrente corrigido: Pode-se conceituar que custo corrente corrigido, é um ajustamento do custo corrente, por um coeficiente de variação do Índice Geral de Preço (IGP) ou outro índice específico.

Valores de saída: São valores adquiridos através dos seguimentos de mercado onde a empresa oferta seus recursos. Exemplos de valores de saída: valor líquido realizável (é obtido na maioria das vezes, a partir do preço de venda cotado sobre a demanda do mercado.), valor de liquidação (presume-se uma venda forçada, tanto para clientes normais a preços extremamente reduzidos, como

4

para outras firmas, bem abaixo do custo.), equivalente correntes de caixa (são possíveis valores relativos à venda dos ativos com liquidação ordenada, ou seja, a venda sob a condição de liquidação, reduzindo os prejuízos na fase de liquidação forçada ou redução gradativa do empreendimento.) e valor presente do fluxo de benefícios futuros (trata-se de avaliar cada um dos elementos patrimoniais pelo que representam de entrada ou saída de numerário em períodos futuros, descontando-os através de uma taxa que representa a oportunidade da empresa obter numerários no lugar de outros ativos ou dívidas na data da mensuração).

Critérios de avaliação de estoques;

Os critérios usualmente utilizados para avaliar, sendo eles

PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair);

UEPS (último a entrar, primeiro a sair);

Preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com