TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação da Internet para a Comunicação e a Troca de dados e Informações

Por:   •  6/12/2023  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre as diversas revoluções que a humanidade vivenciou, a criação da Internet para a comunicação e a troca de dados e informações é uma das mais marcantes e a que mais mudou definitivamente os rumos da história. Nela, a comunicação, que antes levava dias e até meses, passou a ser realizada em questões de segundos e a expansão cultural rompeu barreiras causadas por fronteiras entre países e cidades.

Na logística, área responsável por prover recursos e informações, no momento certo, na quantidade certa e no local certo, para a execução de todas as atividades de uma organização, não foi diferente. Antes, todos os serviços e as tarefas eram realizados manualmente e completamente por mão de obra humana. As máquinas e os equipamentos apareciam apenas como auxiliares de algumas operações. Com o tempo, rapidamente os papéis se inverteram e as máquinas passaram a dominar ainda mais a logística. Atualmente, toda a parte de planejamento pode ser feita inteiramente pelas máquinas e também através da internet, utilizando banco de dados e etc. Com isso, houve um avanço colossal nas capacidades competitivas das organizações e a logística passou de uma espécie de anexo de outros departamentos para, em algumas organizações, o setor mais essencial que há para o fluxo contínuo de uma empresa. Através da coleta de dados pilitada pelo YMS (Yard Management System – Sistema de Gestão do Pátio Logísticoela internet, empresas podem ter informações preciosas de seus clientes e possíveis clientes e adotar a estratégia correta para a expansão do seu segmento.

Paralelo a isso, a criação dos sistemas de informação aprimorou ainda mais as armas estratégicas. Assim como não nos imaginamos sem motores elétricos quando pensamos em transporte, não há como imaginar uma grande organização sem o EDI (Eletronic Data Interchange – Sistema de Transmissão Eletrônica de Dados) e sem o CDRF (Coletor de Dados de Radiofrequência - Código de Barras e Leitura Óptica), que possibilitou um gigantesco avanço na comunicação entre produtos e serviços e o fornecedor dos mesmos. Se antes, toda a documentação era feita uma a uma e manualmente, demandando dias e até meses para a finalização, com a leitura eletrônica de dados isso passou a ser realizado em questão de segundos e pela quantidade mínima de pessoas, podendo até ser feita sem o auxílio humano. Além disso, com a otimização do espaço, possib), a otimização do fluxo de itens, possibilitada pelo WMS (Warehouse Management System – Sistema de Gestão de Armazém), a otimização do fluxo de transporte, possibilitada pelo TMS(Transportation Management Systems – Sistema de Gestão de Transporte), dentre outros sistemas, os processos em que mais se gastam recursos financeiros em processos logísticos numa empresa passaram a ter se custo consideravelmente reduzido, possibilitando a alavancagem do nível de serviço prestado, o que aumentou ainda mais a concorrência no mercado e a valorização da logística dentro de uma organização como um setor crucial para o desenvolvimento e, principalmente, para a geração de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com