TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação do produto e plano de negócio

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.632 Palavras (23 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SANTA LUZ - BA[pic 9]

2016

trabalho de produção textual GRUPO:[pic 10]

Trabalho Interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Negócios Internacionais, Seminário VII – Tópicos Especiais,

Orientador: Aleksander Roncon, Wellington Bueno, Marco Ikuro Hisatomi, Indiara Beltrame.

[pic 11]

SANTA LUZ – BA

2016

  1. Sumário

1 INTRODUÇÃO03

2 – DESENVOLVIMENTO04

2.1- DESAFIO da disciplina de empreendedorismo04

2.1.1    Análise swot04

2.1.2    Missão e visão06

2.1.3    Criação do produto e plano de negócio06

2.1.4    Sumário executivo07

2.1.5    Descrição do projeto07

2.1.6    Apresentação da empresa07

2.1.7    Plano de marketing08

2.1.8    Plano operacional09

2.1.9    Plano financeiro09

2.1.10  Avaliação10

2.2 - DESAFIO da disciplina de gestão de projetos10

2.3 - DESAFIO da disciplina de negócios internacionais13

2.4 - DESAFIO da disciplina de administração de produção e logística16

2.4.1     Fluxos logísticos na exportação e importação16

2.4.2     Vantagens e desvantagens dos modais de transporte17

2.4.3    Responsabilidades e riscos logísticos entre vendedor e importador por meio dos incoterms19

3 CONCLUSÃO21

REFERÊNCIAS22



  1. INTRODUÇÃO

O planejamento torna-se cada vez mais indispensável às organizações independente da área de atuação; estabelecer objetivos e delinear os passos para alcançá-los, tornam-se hoje muito mais sensato aos gestores do que se deparar com resultados impensados, aquilo que não é mensurado consequentemente não é controlado.

Observando a demanda por negócios ligados ao bem estar e busca de equilíbrio pessoal com o objetivo de tornar a vida das pessoas menos estressantes, percebe-se que a perspectiva empresarial na área de panificação é conceber cada vez mais comodidade e praticidade aos clientes. Seguindo este pressuposto, para garantir um bom posicionamento uma empresa nova no mercado deve ser tratada como negócio dentro dos padrões de eficiência organizacional, perseguindo o sucesso empresarial a partir do uso de ferramentas de marketing, boas práticas de produção dos produtos, organização dos processos produtivos, eliminação de desperdícios e redução dos custos, boa gestão financeira e a busca incessante da satisfação do cliente. É nesse sentido, que ao final deste trabalho será possível perceber a inter-relação existente entre as disciplinas estudadas nesse semestre e como são aplicadas á realidade das organizações que buscam dia a dia estabelecer-se num mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Este trabalho tem por objetivo apresentar aspectos de extrema importância desde a elaboração de um projeto até a concretização de abertura da empresa de panificação, relatando um breve histórico sobre a mesma acerca das perspectivas de gestão de projetos, logística empresarial, empreendedorismo e comércio exterior, notadamente no que tange às elucidações das potenciais de exportação, além de outros requisitos relevantes que serão discorridos a seguir.


  1.  DESENVOLVIMENTO

Com base nas características da nossa região a equipe decidiu pela viabilização e a abertura da Panificadora Sabor e Cia, na cidade de Santa Luz/BA. O que determina a capacidade de produção é o mercado, buscando atender a demanda criada e sempre trabalhando com um estoque equilibrado. A produção está diretamente voltada às pessoas que têm intolerância a glúten e lactose, o principal diferencial é a ênfase em produto light e diet. Este tipo de comercialização proporciona a empresa maior vantagem em relação à concorrência, fidelizando clientes adeptos ao consumo destes produtos que não são encontrados facilmente no mercado.

  1. DESAFIO DA DISCIPLINA DE EMPREEDEDORISMO

As empresas do segmento de Panificação e Confeitaria brasileiras registraram um crescimento de 2,7%, com o faturamento chegando a R$ 84,7 bilhões no ano de 2015.  A partir de 2010 já se vinha registrando uma desaceleração nos números de faturamento do setor, mas esse foi o menor patamar registrado nesses últimos anos. O levantamento foi realizado pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), através de pesquisa em mais de 1.018 empresas de todo o país, abrangendo representantes do setor de todos os portes.

Com base nos dados citados acima, a Panificadora Sabor e Cia acredita na viabilidade do negócio a partir da comercialização de produtos caseiros diferenciados.

2.1.1 ANÁLISE SWOT

A competitividade no mercado em qualquer seguimento empresarial é um dos desafios no sucesso da gestão de um negócio. A Estratégia empresarial torna-se fundamental para a organização alcançar máxima eficiência e seus objetivos. O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, ou seja, através da identificação de fatores, tanto externos quanto internos à organização, capazes de influenciar a capacidade das empresas em atingirem suas metas. Monitorar o ambiente em que uma organização está inserida significa prever riscos e oportunidades que são fundamentais para sua sobrevivência.

Em seu desenvolvimento a análise SWOT divide-se em dois ambientes: interno e externo, o primeiro ambiente se refere basicamente a própria organização e conta com as forças e fraquezas que a mesma possui, já o segundo refere-se às questões externas, ou seja, questões da empresa de força maior, que estão fora do controle.

Fizemos um levantamento, onde observamos o fluxo de trabalho da área estratégica, área operacional e clientes, levando em consideração fatores internos e externos. Os resultados encontrados estão descritos na matriz SWOT abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com