TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Sociedade

Por:   •  12/12/2018  •  Resenha  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

AUT: DECRETO 92937/86, DOU 18/07/86 – REC: PORT. 909/95, DOU 01/08/95

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XV - VALENÇA – BA

CURSO: LIC. EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DOCENTE:HELENALVA MARIA DE SOUZA

DISCENTE: EDISLAINE, THAÍS, EVELI, TAILANA, ROSÂNGELA E MILENA

Este ensaio em questão visa fazer uma reflexão a respeito da avaliação no contexto educacional, no que se refere avaliação institucional de aprendizagem: Níveis e fundamentos institucionais de aplicação pedagógicas e princípios didáticos.

Para tanto, vale-se ressaltar que esse estudo obtém como objetivo geral analisar avaliação educacional, institucional e da aprendizagem escolar a partir da explicitação, dos fundamentos pedagógicos e princípios didáticos. Por outro lado, teve como objetivos específicos observar níveis institucionais de aplicação, no nível aplicado aprendizagem, seus fundamentos pedagógicos e princípios didáticos. Contanto, para fundamentar esta produção textual, foi necessário embasar-se nos estudos Rangel e Sousa 2012, onde as mesmas onde cita - se Berman, L.(1976); Domingues, J. L.(1986); Candau, V. M. ( 2000, p. 13 - 14) Rangel , M. (2208) como em outros autores (Justo, H. 2003).

Dessa maneira, é importante salientar que é de suma importância à temática desse trabalho, pois o mesmo proporciona um maior aprofundamento e enfatiza os processos de avaliação os quais se faz indispensáveis em um sistema de ensino. Nesse sentido, essa produção justifica-se pela busca de conhecer e ao mesmo tempo compreender os processos de avaliação no ensino aprendizagem como também seus níveis e fundamentos.

 A metodologia utilizada para elaboração dessa produção textual baseou-se numa pesquisa bibliográfica, a qual ocorreu, por meio do texto solicitado pela professora onde, primeiramente foi indicado que cada discente elaborasse 20 questões contendo perguntas e respostas na qual, todas elas foram analisadas em sala e selecionadas 28 questões para que através delas fosse produzido o texto em questão.

Conforme Rangel e Sousa (2012) a avaliação é prática que se realiza em diversos níveis e espaços de vida e trabalho. Dessa forma,tem-se a avaliação como ação que acontece e se desenvolve nas mais variadas dimensões, ou seja, como uma práxis, sendo utilizados para constatações de serviços nos mais diversos contextos. Sendo que a finalidade da avaliação, baseia-se em averiguarse os resultados obtidosestão próximos ou distantes dos objetivos estabelecidose se necessário constatar os motivos dessa proximidade ou distanciamento, para possibilitar que o planejamento recente a ser efetivado venha solucionar os problemas com mais precisão.

Conforme esse aspecto é importante destacar a forma pela qual ocorrem as avaliações no plano externo e interno da avaliação institucional. Tendo emvista esse fato, percebe-se que no plano externo é realizadapelos institutos principaisdo processo educacional, a exemplo dos ministérios e secretárias de educação. Diantedisso, segundo Rangel e Sousa,2012 p.3:

A rede privada de escolas básicas tem uma inspeção periódica das Secretarias de Educação Estaduais, e as de ensino superior são avaliadas, para efeito de autorização e reconhecimento de seus cursos, por uma Comissão do Ministério da Educação.(RANGEL, Mary e SOUSA, 2012, p.3)

Diante do exposto, a rede privada de escolas básicas possui uma investigação constante das secretárias de educação voltadas para o estado e as de ensino superior são avaliadas para resultados de aprovação e de constatação de seus cursos.

Já no plano interno, segundo Rangel e Sousa, 2012, p.4 ressalta que:

Tanto na rede pública, como na rede privada, observam-se, no ensino superior, princípios e procedimentos de Auto-Avaliação Institucional, de acordo com critérios definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesse sentido, cada Instituição tem uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) que implementa o processo, divulga os resultados e recomenda medidas de aperfeiçoamento institucional, nos aspectos em que essas medidas se fizerem necessárias, seja em termos de formulação e práticas de currículo, seja no processo de ensino-aprendizagem, na pesquisa, na extensão ou, ainda, nos ambientes, recursos e condições de infra-estrutura. .(RANGEL, Mary e SOUSA, 2012, p.4)

Nota-se assim, que na rede pública e privada de universidades, todos os procedimentos internos de avaliação sempre estão regidos por mecanismos jurídicos e claro, metodológicos para avaliar internamente a instituição seja esta pública ou privada, diz respeito às características peculiares dos trabalhos acadêmicos o que tenha no interior das universidades.

Toda a instituição passa pelo nível de avaliação para compreender quão efetivo estão sendo as práticas educativas. E esses níveis são executados no plano externo (por órgãos do sistema educacional) e no plano interno (pelas próprias instituições). Esses níveis são por sua vez de fundamental importância, pois todo ato avaliativo passa por uma avaliação das razões que são executadas institucionalmente.

Baseando-se nessa perspectiva,quando se fala em avaliação, logo se compreende como uma prática que se realiza em vários níveis. A avaliação na escola básica, pública e privada é feita de acordo ao Regimento e no Projeto Politico-Pedagógico, analisando como está sendo o desempenho dos setores, o atendimento às famílias, o desempenho dos professores, analisando e comparando bem como, o desempenho dos discentes, visto que,entende-se que o desempenho depende necessariamente do bom desempenho do professor, haja vista, que é de grande importância que seja de fato efetivada a avaliação nas Instituições de ensino. Neste caso, o nível de avaliação da aprendizagem, observa-se também o plano externo que se refere às práticas de avaliação do sistema e também o plano interno que se refere às práticas de avaliação definidas pelas Instituições de ensino. A avaliação da aprendizagem objetiva-se em analisar de que forma esta acontecendo às práticas avaliativas que estão sendo oferecidas aos discentes, na preocupação de oferecer-lhes subsídios que aperfeiçoem seus conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com