TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Sociedade

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Online

Curso:

Disciplina:  

Cultura e Sociedade

Tutora:

Estudante:

Trabalho proposto

Após fazer a leitura do material referente às aulas 1 a 5, responda as perguntas a seguir. As respostas deverão ser elaboradas, de forma bem objetiva, com coerência e coesão.

1. Qual é a diferença entre a cultura e os aspectos biológicos?

A cultura refere-se a como, que e quando o individuo executa determinado comportamento, ao conjunto de comportamentos de determinado grupo e/ou comunidade. Enquanto os aspectos biológicos tratam de características que são universais, as quais são iguais para todos os homens. Como o ato de comer, de dormir, de andar, de respirar. Qualquer ser humano, em qualquer parte do mundo, comunidade ou sociedade, precisa desses fatores biológicos ou fisiológicos para sobreviver.

2. Defina os termos: endoculturação e aculturação.

- Endoculturação: Define-se pelo processo que explica a transmissão e a aprendizagem de comportamentos dentro de uma mesma cultura principalmente quando se é criança, feito pela educação, pela imitação e pelo condicionamento do meio social.

- Aculturação: Define-se pelo conjunto das mudanças resultantes do contato, de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas diferentes, quando postos em contato direto e contínuo, que implicam geralmente na transmissão de certos elementos da cultura de uma sociedade para a outra.

3. Comente a frase: “No multiculturalismo, existe a convivência em um país, região ou local de diferentes culturas e tradições. Há uma mescla de culturas, de visões de vida e valores. O multiculturalismo é pluralista, [...] pois aceita diversos pensamentos sobre um mesmo tema, abolindo o pensamento único. Há o diálogo entre culturas diversas para a convivência pacífica e com resultados positivos para ambas”.

O Multiculturalismo agrega a sociedade, trazendo perspectivas diversas e encorajando a sociedade a uma vivencia pacifica com uma coexistência harmoniosa de diferentes culturas. A vivencia de tradições , culturas, religiões entre outros aspectos culturais de diferentes povos em uma mesma sociedade nos leva a uma evolução enquanto seres e proporciona enriquecimento cultural e filosófico com a disseminação destes conehcimentos.

4. O que diferencia o preconceito da discriminação?

O preconceito trata-se de se construir um conceito de determinada questão sem se aprofundar e tão pouco se fundamentar a realidade, usa-se o que se tem e estabelece desde já um conceito/opinião superficial sobre o assunto. Enquanto na discriminação o individuo age de forma a ter comportamentos e ações negativos, ou injustos, ou ambos ao mesmo tempo e geralmente motivados pelo preconceito estabelecido em relação a pessoas ou a grupos de pessoas.

5. Quais foram as contribuições das etnias negra e indígena na formação da cultura brasileira?

As etnias negras e indígenas foram fundamentais para a formação da cultura brasileira, vez que a mesma é uma mistura de conceitos, tradições e costumes em sua maioria originarias destas etnias.

Dentre as mais relevantes contribuições podemos citar das contribuições destas etinias a contribuição na agricultura, na criação de gado, na metalúrgica, nos trabalhos em metais de bronze e de ferro, na cerâmica, na escultura, na pintura, na criação de armas de pesca e de caça, nos instrumentos de mineração, na arquitetura, no artesanato, nas vestimentas, nos ornamentos, na música, por meio do ritmo, a exemplo do samba, maracatu, congada, maxixe, batuque, além de muitos cantos e cantigas. Além da quantidade de instrumentos inseridos na nossa cultura e folclore. Além da grande influência negra na língua portuguesa, com expressões linguísticas ou novos vocábulos africanos e o sincretismo religioso. A indígena tem ainda a inserção de hábitos que hoje são comumente utilizados pela nossa sociedade, por exemplo, o banho, o uso de menos roupas, o consumo do tabaco.

Após a leitura do material de estudo referente às aulas 11 a 18, responda as perguntas a seguir. As respostas deverão ser elaboradas, de forma bem objetiva, com coerência e coesão.

6. Em sua opinião, a televisão influencia o comportamento cotidiano das pessoas? A internet é um meio de comunicação de massa acessível à maioria dos brasileiros?  Justifique a sua resposta.  

Sim, a televisão influencia o comportamento do cotidiano das pessoas, uma vez que partir do momento que as informações chegam as pessoas e estas a avaliam, os comportamentos são direcionados de acordo com a informação recebida.  Um exemplo claro são informações sobre tempo e temperatura, ao recebê-los o indivíduo avalia desde o modo de se vestir ao seu modo de locomoção. Quanto a internet ela não chega à maioria dos brasileiros segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIBr) que demonstrou que a internet é acessível a somente 33,3% dos brasileiros, o que nos revela que a extensão do nosso país reflete em muito as diferenças sociais.

 

7. Quais são as características da sociedade do conhecimento?

São características da sociedade do conhecimento o ambiente dinâmico, a criação em massa, a consciência reflexiva sobre processos construtivos e metodológicos, o aumento exponencial da complexidade do conhecimento acompanhado por estratégias educacionais para distinguir o significado da informação e encontrar uma atitude pessoal em relação a essa complexidade.

8. O que é a forma de organização da produção “Toyotismo” ou “acumulação flexível”?

No Toyotismo ocorre a adoção do sistema just-in-time, que busca aumentar a eficácia da produção através do atendimento à demanda dos consumidores, evitando a formação de grandes estoques de matérias-primas e produtos acabados, além de reduzir ao máximo o desperdício. Nesse tipo de produção usa-se tecnologia de forma intensiva e emprega-se mão de obra altamente qualificada e multitarefas, além de um rígido controle de qualidade, realizado durante todas as etapas da produção.

9. O que o fenômeno da globalização provocou no mundo?

O fenômeno da globalização provocou um aceleramento do tempo e encurtou distâncias entre os povos e países por meio de uma comunicação tecnológica veloz. A economia passou a ser praticada em escala mundial, quebrando barreiras alfandegárias e provocando uma corrida extremamente competitiva entre as grandes corporações transnacionais. Paralelamente à globalização, a filosofia do neoliberalismo veio reforçar o livre mercado, a livre iniciativa, a não intervenção do Estado na economia, esta mais acirrada e desigual entre os países.

10. Quais são as demandas das gerações Y e Z em relação às estratégias e aos programas para a manutenção do emprego?

Os impactos do grande volume de tecnologias, do comportamento dos pais direcionado ao reconhecimento fácil e da velocidade do acesso às informações trouxeram alguns pontos de atenção para a geração Y.

É recorrente que no mercado de trabalho, essas pessoas apresentem uma dificuldade para receber ordens;

pouco aprofundamento nos acontecimentos; superficialidade nos relacionamentos; competição extremada  e individualismo exacerbado.

Grande parte da geração Y vive, hoje, a busca por felicidade e satisfação pessoal. Virou uma questão de fazer o que se gosta e também o que dá dinheiro.

Por isso, preocupam-se com o futuro do mundo e querem tirar máximo proveito do potencial gerado pelos indiscutíveis avanços tecnológicos.

Já a geração Z, no geral, entendeu que os formatos de trabalho foram modificados. Por isso eles acreditam na flexibilização das relações profissionais; buscam um trabalho plural e entende a Internet como parte da carreira.

Com isso, a geração Z e a geração Y compartilham de alguns sentimentos muito próximos sobre a vida e carreira. Ainda assim, para os mais jovens, o desapego e a busca por um propósito é algo que tem o seu efeito potencializado.

É natural, então, que a vontade de empreender e de transformar o mundo tenha alcançado níveis poucas vezes vistos antes. A falta de apego é o que dificulta que essas gerações se apeguem a manutenção do emprego, vez que em tudo enxergam uma oportunidade.

   [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com