TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINAMIZAÇÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE PARA A MELHORIA NA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAS

Por:   •  30/8/2022  •  Monografia  •  11.695 Palavras (47 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 47

1. INTRODUÇÃO        

        Este trabalho consiste na elaboração de um projeto de Estágio Supervisionado desenvolvido para o curso de Administração de Empresas da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF que visa a adequação do conhecimento e a vivência adquirida na faculdade aos imperativos da vida empresarial e pública.

        O trabalho foi desenvolvido na Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica/MS, uma repartição pública que visa atender as políticas do Ministério da Saúde e seus programas, subordinada à Subsecretária de Assuntos Administrativos/MS. Localizada em Brasília no endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco G Edifício Sede do Ministério da Saúde 4º andar.

        O tema foi desenvolvido na área de Administração de Material, tendo como área temática, o controle de estoque, objetivando salientar sua importância como sendo uma enorme fonte para a redução de custos e para um correto gerenciamento da organização. O autor utilizará pesquisa bibliográfica e documental, bem como observação assistemática.

        A intenção é apresentar o controle de estoque como política de ações da Administração de Material, com a preocupação em diminuir os custos da organização, através de um controle rígido.

        A administração de material tem a finalidade de cuidar de todos os problemas que tenham relação com suprimentos e tudo o mais que possa representar investimentos do capital de uma organização: fiscalizando, zelando, controlando, para que os abastecimentos sejam efetuados no momento certo.

2. ORGANIZAÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA

2.1. Características da Organização

        A Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica – CPCT/MS é resultado de um programa firmado em 1990 entre o Ministério da Saúde e os seguintes Organismos Internacionais: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -  UNESCO.

        A Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica foi criada com o objetivo de subsidiar a formulação, o planejamento, o gerenciamento e a avaliação do Ministério da Saúde e seus programas, buscando principalmente a definição de indicadores de gerenciamento para a melhoria da gestão de projetos e programas baseados em informações e conhecimentos, e o aumento da capacidade do Ministério da Saúde em prevenir e prever problemas.

        Hoje, a Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica controla cinco Projetos: Dois no âmbito do PNUD e três no âmbito da UNESCO. Todos eles são administrados em Brasília na sede da Coordenação, situada no endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco G Edifício Sede do Ministério da Saúde 4º andar.

        A Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica tem sua estrutura ligada a estrutura organizacional do Ministério da Saúde, estando ela subordinada a Subsecretária de Assuntos Administrativos, que está disposta ao lado da Subsecretária de Planejamento e Orçamento. Sendo parte integrante da Secretária Executiva/MS. Dentre as áreas funcionais, a Subsecretária de Assuntos Administrativos é responsável pelo planejamento, pela coordenação e pela supervisão da execução das atividades relacionadas aos Sistemas Federais de Organização e Modernização Administrativa, de Recursos Humanos e de Serviços Gerais, no Ministério da Saúde.

        As atividades da Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica situam-se predominantemente nos setores da Saúde, Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Gestão Social. Em todos esses setores, ela tem procurado moldar uma atuação tendo por referência as convenções e os compromissos internacionais firmados pelos Organismos Internacionais e pelas conferências de Cúpula. A articulação permanente com os poderes constituídos destaca-se como condição fundamental para a viabilização da cooperação técnica que favoreça a consecução dos objetivos de desenvolvimento humano inerentes a esses compromissos.

        A atuação da Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica ocorre prioritariamente por intermédio de projetos de cooperação técnica firmados entre o Governo Federal e os Organismos Internacionais. Eles têm sempre o objetivo de auxiliar a formulação e a operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com as grandes metas acordadas entre os Manuais de Execução de cada organismo.

2.1.1. Organograma

A Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica/MS por ser uma Unidade de grande porte possui diversos organogramas de suas diferentes áreas. O organograma incluído neste projeto apresenta a estrutura organizacional da Subsecretária de Assuntos Administrativos/MS, área na qual será realizado no Estágio (Organograma anexo).

2.2. Situação Problema

A expressão controle de estoque, muitas vezes é entendida de forma ambígua. Entende-se, como qualquer coisa que um profissional de administração persegue, como o controle do almoxarifado, distribuição de material  e compra dos mesmos. É importante a observância de vários fatores. Fator de suma importância é a rotatividade, que consiste na relação existente entre o consumo com um estoque determinado a seu índice indica quantas vezes esse estoque determinado, num universo de demanda e em certo tempo.

        A Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica/Ms é considerada uma organização de pequeno porte. A área de almoxarifado é pequena tendo em vista  sua grande estrutura de distribuição. A Coordenação efetua a compra de materiais, dos móveis e dos utensílios não só para ela, mas, também para os cinco projetos sob sua administração.

        Diante disso, a empresa não deve sub-utilizar o controle de estoque, na forma de ações isoladas, para que não comprometa benefícios e até a própria efetividade do processo de aquisição dos materiais.

 Desse modo, apresenta-se o problema:

O que o controle de estoque deve envolver para que se torne efetivo e viável para a organização?

        

2.3. OBJETIVOS

2.3.1. Objetivo Geral

Pela relevância do estoque como elemento regulador nas organizações, sendo o mesmo visto como um recurso produtivo, onde a maioria das instituições procura uma vantagem competitiva, é necessário identificar as estratégias que dinamizam seus custos na Coordenação.

2.3.2. Objetivos Específicos

  1. Sugerir os elementos capacitadores para que a Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica/MS supra a necessidade de material com produtos personalizados de forma permanente e duradoura;
  2. Indicar fatores do controle de estoque, buscando alinhar seus aspectos com os usuários e o procedimentos da Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica;
  3. Analisar as possibilidades e limitações para implantação de uma política de controle para a realização de inventários na Coordenação de Projetos de Cooperação Técnica.

                

2.4. JUSTIFICATIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.5 Kb)   pdf (517.6 Kb)   docx (380.7 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com