TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

Curso: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO (GST0558) GRAD Turma: 2017.3 EAD - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO (GST0558/2638264) 9026

SEMESTRE 2017.3

Aluno (a): Jean Martins Freitas Carvalho        

Matrícula: 201408324822

Empresa: Arsenal de Guerra do Rio (Exército Brasileiro)

Endereço da empresa: Rua Monsenhor Manoel Gomes, nº 563, Bairro: Caju, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20931-600.

Telefone da empresa: (21) 3483-9000/ Seção de Compras: (21)3483 – 9018/9017

Site/e-mail da empresa: http://www.agr.eb.mil.br / contato@agr.eb.mil.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Ao longo de mais de 240 anos de história, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR) vem apresentando uma extensa folha de serviços prestados nas mais diversas atividades. Em suas oficinas foram fundidos os primeiros monumentos de bronze do país, executados pelo Mestre Valentim, construídos os palanques para a aclamação de D. João VI e para as coroações de D. Pedro I e D. Pedro II, confeccionado o primeiro cunho para o selo oficial do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, fundidos os primeiros canhões no Brasil, montados fuzis Mauser, produzidos projetis de ferro fundido de 75 e de 150 mm para a Artilharia de Costa e de 152 mm para a Marinha, "shrapnells" e granadas de aço de 75 mm, fabricados pontões metálicos para a Engenharia, viaturas para víveres e forragens para a Infantaria, morteiros de alma lisa nos calibres 60, 81 e 120 mm, canhões antiaéreos de 40 mm e suas respectivas granadas.

Como organização bem estruturada à disposição do Exército e das autoridades civis, foi solicitada, por diversas vezes, para auxiliar em calamidades públicas, conflitos bélicos e festividades oficiais. Também abrigou novos empreendimentos, os quais deram origem a várias outras instituições civis e militares, dentre as quais o Instituto Militar de Engenharia (IME0, o Jardim Botânico, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o Museu Histórico Nacional e o Museu Histórico do Exército.

A partir de 1996, após atuar longos anos focado na manutenção e recuperação de Materiais de Emprego Militar, o Arsenal retomou sua aptidão fabril com a produção dos morteiros raiados de 120 mm, de geradores elétricos, com a confecção de capacetes de comunicações para tripulações de blindados, miras laser para FAL, montagem de óculos de visão noturna, morteiros de longo alcance de 60 e 81 mm e reboques especializados. Paralelamente, o AGR é referência para o Exército na manutenção de optrônicos, armamento pesado, material de comunicações e eletrônica e engenharia. No final da década de 90, o AGR também passou a ser responsável pela manutenção dos sistemas ASTROS II e EDT‐FILA, mas em meados de 2004, essas atividades saíram da competência do AGR.

Em 2005, o AGR migrou para a estrutura do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, passando a integrar o seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), através da Diretoria de Fabricação (DF). Passou, então, cumulativamente com seus encargos fabris e de manutenção modificadora e reparadora, a desenvolver intenso trabalho em apoio às pesquisas daquele Sistema.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

- Função exercida: Auxiliar da Seção de Compras

- Seção de Compras realiza : Aquisições, Licitações e Contratos, e  tem por principais finalidades :

 

  1. Manter acontinuidade do fluxo de suprimentos, adquirir insumos atendendo aos  interesses da OM em termos de preços, quantidade e qualidade através da aquisição de material;

  1. Contratar os serviços necessários à administração da OM;

  1. Realizar os processos licitatórios para aquisição de material e serviços;
  1. Realizar a confecção e manter atualizado os contratos firmados entre os cessionários e permissionários, caso haja, e o comando da OM e realizar os pregões eletrônicos.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

- Missão da empresa: Produzir Bustos e placas para outras Unidades, morteiros raiados de 120 mm, geradores elétricos, montagem de óculos de visão noturna, morteiros de longo alcance de 60 e 81 mm e reboques especializados, e apoiar outras Unidades do Exército Brasileiro na manutenção de optrônicos, armamento pesado, material de comunicações e eletrônica e engenharia.

  - Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos   objetivos organizacionais: Contribuir com a elaboração e auxílio na aquisição de insumos ou serviços de interesse do Arsenal de Guerra do Rio e do Exército Brasileiro. Apoiar as demais seções deste quartel no que tange a busca de orçamentos, confecção de requisições e entre outras atividades importantes.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

- Tipos de treinamentos e orientações: Os treinamentos se iniciam com a adaptação no setor ou função na qual será desempenhada a atividade. Sendo assim, é realizada a passagem de função ou cargo (o atual responsável pela função orienta e explica à pessoa que assumirá tal função, sobre as atividades e deveres) que geralmente tem o período de 04 (quatro) dias úteis.

Os companheiros do mesmo setor também se propõem a auxiliar em caso de dúvidas.

Os militares estão sempre se atualizando e aperfeiçoando seus trabalhos. Para a atualização, existem palestras, cursos e estágios dentro da instituição ou em órgãos civis.

 

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

- Os recursos utilizados são Portarias diversas do Exército, Boletim do Exército, Boletim da Unidade, Legislações das Forças Armadas, Sites Militares, além das instruções normativas, manuais específicos dependendo do assunto, aparelhos telefones e e-mail para contatar com outras Unidades e até mesmo outros órgãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com