TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Por:   •  11/3/2021  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Aliandra Golart Moreira

São José / SC

Janeiro de 2021

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

O artigo trás uma investigação sobre a docência do Ensino Superior, considerando a indissociabilidade da tríade: ensino, pesquisa e extensão, e discussões teóricas sobre a formação, suas qualificações acadêmicas, pedagógicas e relações interpessoais de professores do Ensino Superior. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica.

   As trajetórias de formação e identidade docentes fazem compreender o ser professor vinculado ao ser pesquisador, entendendo que o fazer se dá por meio de investigações e pesquisas. Acredita-se que a pesquisa vai se tornando parte da docência, na medida em que se reconhecem as relações intrínsecas da pesquisa aos fazeres e saberes que envolvem a docência no Ensino Superior, no percurso da formação e na pratica dos professores. É através da vivencia, da sala de aula em que o professor assume sua identidade, e desenvolve novas habilidades que deve estar sempre em constante melhoria e adaptação.

   Ao fazer extensão é necessário compreender o outro como sujeito histórico, cultural, respeitando seus valores e sua cultura. É preciso ver a extensão como essencial para o ensino superior. A extensão é uma ponte entre a universidade e a sociedade. O ser professor envolve não somente o aluno e a cultura, mas também a sociedade.  A comunidade escolar, pais, professores, alunos, devem estar integrados com o ensino e a pesquisa.

   O trabalho docente é o responsável pela produção de saberes sociais, o docente precisa avaliar, de maneira crítica, reflexiva, ética e construtiva, para transformar e aperfeiçoar o conhecimento dos educandos em ações pensadas. É preciso estar lá não somente pela remuneração, mas ter habilidades e amor ao que faz. Construir uma relação de amizade com os alunos deixam marcas para a vida toda. Uma boa relação retém o interesse dos alunos.

   Ser professor é uma tarefa difícil nos dias de hoje. É preciso lidar com todo tipo de comportamento de alunos. Lidar com pessoas é extremamente difícil, infelizmente não é possível agradar a todos. É preciso ter habilidades interpessoais  para enfrentar essas situações. Gerar debates em sala de aula e ser mediador das diversas opiniões e visões que surgem, e assim trocar conhecimentos, faz parte dessas habilidades. Entender que em sala existem grandes diferenças culturais, econômicas e culturais. É um processo contínuo e que ultrapassa o conhecimento específico na área.

   A formação docente é um processo permanente, é necessário desenvolver constantemente habilidades práticas, teóricas, culturais, politicas, sociais, tecnológicas, científicos e titulações. Essa última, por muitas vezes é mais valorizado que as demais. Ter títulos é importante, mas não considero o mais importante e nem é indicativo de um bom professor. Considero as habilidades de importância superior.

   Ser professor é uma arte. Profissão ainda muito desvalorizada, pois é através do professor que novos profissionais serão formados e sociedades serão transformadas. Muitas vezes o professor é o espelho do aluno, e isso irá refletir no novo profissional de diversas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com