TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo “Perspectivas Sobre Letramento (s) no Ensino Superior: Objetos de Pesquisas Acadêmicas

Por:   •  4/10/2021  •  Resenha  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Português Instrumental

Professora: Charlene Bezerra dos Santos

03/12/2019

Referência: FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas Sobre Letramento (s) no Ensino Superior: Objetos de Pesquisas Acadêmicas. In: Revista Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354. vol. 6, n.1, Blumenau, jan./abr. 2011, p. 79-93.

Danieli Mathias[1]

Milke Rayane da Silva Gonçalves

Michael David de Azevedo Soares

                                                                                      Regina Silveira Schuck

                                                             Rosandra Prado Vitorino da Silva

Resenha:

O artigo “Perspectivas Sobre Letramento (s) no Ensino Superior: Objetos de Pesquisas Acadêmicas” foi escrito pelas Doutoras Adriana Fischer e Maria de Lourdes Dionísio que possuem formação nas áreas da Linguística, sendo Fischer atuante principal nas áreas de Letramentos, formação de professores e no ensino e aprendizagem de gêneros discursivos na escola e na universidade, enquanto Dionísio atua como professora do departamento de estudos integrados de Literacia, Didática e Supervisão.

O panorama geral da obra é fundamentado em 19 textos apresentados em um evento científico internacional, ocorrido em Portugal no ano de 2009. Essas obras são de diversos países dentre eles o Brasil, e apresentam em comum finalidade a compreensão acerca das práticas de Letramento, e a análise propondo estratégias e técnicas para o melhoramento do ensino e aprendizagem no nível superior. Esses estudos são direcionados a acadêmicos visando assim impulsioná-los para que alcancem o domínio dessas práticas, e a professores da academia para que utilizem métodos de auxílio aos alunos.

        Pesquisas dessa dimensão nos demonstram a importância do conhecimento de que as práticas de Letramentos são grandes dificuldades enfrentadas por universitários, e que, com o apoio e compreensão dos Docentes pode ser desenvolvido um trabalho que amenize ou preencha essa lacuna.

        Os dados obtidos através dessas pesquisas foram analisados e reconhecidos no contexto acadêmico, envolvendo as práticas de Letramento e identificando modelos ou perspectivas pelas quais a escrita acadêmica possa ser entendida. Sendo esses modelos: o das capacidades de estudo (study skills), o da socialização acadêmica e o dos letramentos acadêmicos.

        O primeiro modelo define que o conhecimento e o domínio da gramática fazem parte das habilidades individuais de cada aluno, de modo que os mesmos são responsáveis pelas competências com as práticas de leitura e escrita.

        O segundo modelo determina que, para que haja o sucesso acadêmico o estudante deve conhecer os gêneros exigidos pela disciplina, esse aprendizado é de responsabilidade do professor que introduz o aluno nas culturas universitárias e o habitue com as práticas da academia.

        O terceiro modelo visa o letramento como uma prática social envolvendo questões de identidade, poder e autoridade, que são os fatores que indicam que os modos particulares de leitura e escrita que são transmitidos para o contexto acadêmico.

Pode-se destacar inclusive o artigo de Silva (2014) com o tema “Os Mistérios que envolvem a Escrita Acadêmica” baseado também em (LEA; STREET,1998, 2006). Silva ao estudar Street e Lillis; Scott evidencia em suas pesquisas as três principais perspectivas anteriormente citadas sendo a configuração da escrita acadêmica em nível superior, e ressalta que as deficiências apresentadas pelos estudantes com a escrita estão mais ligadas a diferenças de níveis epistemológicos, ou seja, diferenças de conhecimento do que a fatores de níveis linguísticos.

As perspectivas apresentadas devem ser consideradas indispensáveis para o entendimento acerca das práticas de letramentos, e basicamente devem caminhar em conjunto, pois, não basta somente o professor aculturar seus discentes sem que os mesmos possuam uma noção básica de gramática, levando ainda em consideração fatores culturais quanto as habilidades individuais para com a leitura e a escrita.

Essas pesquisas fundamentam-se na compreensão dos processos sociais e identidade dos indivíduos, nas práticas de letramentos, nos fatores relacionados a escrita e leitura, e, nas tensões estabelecidas nas relações de alunos e professores.

Os estudos apresentados objetivam propostas em que, o papel estabelecido ao professor é o de proporcionar possibilidades aos seus alunos de participarem de eventos de letramentos com objetivos sociais significativos. Tendo em vista ainda que os alunos nesse processo irão desenvolver os conhecimentos e habilidades para ler e escrever de maneira harmonizada com o âmbito acadêmico.

        Dentre as pesquisas foi realizada a constatação de que os estudantes leem pouco e entendem pouco sobre o que leem, e, isso afeta significativamente nos processos de aprendizagem. Não é necessário ler o texto 5 que explana essa situação para compreendermos que esse lapso existe, pois, os estudantes na grande maioria bem jovens gostam de “aproveitar” seu tempo com hobbies como: redes sociais, jogos, entre outros. E no caso de alunos que gostam de ler, essa prática é voltada a gêneros que lhe despertam o interesse e não a artigos ricos de informações como estes, ressaltamos que existem as exceções de estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com