TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO, SUBJETIVIDADE E PERSPECTIVAS

Por:   •  3/5/2021  •  Artigo  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 19

 

 

A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO, SUBJETIVIDADE E PERSPECTIVAS    

 

Alessandra Prestes Batista [1] 

  Antônio Evaldo Oliveira [2] 

Liliane Barros de Almeida [3] 

 

 

 

RESUMO: Este artigo objetiva compreender como se dá a construção da identidade do docente, entrelaçando a assim as suas narrativas de vida, prática pedagógica, os desafios enfrentados da sua profissão e seu comprometimento ético e moral com a sociedade. Sabe – se que essas características são plurais, heterogêneos, personalizadas e situadas no tempo e espaço, são demandas subjetivas que atreladas a um sujeito o representa. É apresentada uma discussão teórica sobre os aspectos que compõe a sua individualidade.  A identidade de um professor deriva de aspectos como a sua história de vida, o significado que este atribui à docência, as suas habilidades pedagógicas e frustrações enfrentadas da sua profissão, que é, intrinsecamente, ligada à sua identidade e, ao mesmo tempo, vital para essa construção pessoal. É indissociável separar a vida pessoal/profissional do docente, pois esse conjunto contribui com o papel que ele assume. Refletiu-se, também, sobre a necessidade de conscientizar o docente do papel integrador na formação do aluno, não apenas como profissional e sim como didata da disciplina. Fez–se uma análise do compromisso moral e ético como parte integrante da identidade do docente universitário, pois é um profissional compromissado com os valores éticos, demandas sociais e o futuro das novas gerações.

 

Palavras - chave: Desafio; Docência; Formação; Identidiade. 

 

ABSTRACT: This article aims to understand how the identity of the teacher is constructed, thus intertwining their life narratives, pedagogical practice, the challenges faced by their profession and their ethical and moral commitment to society. It is known that these characteristics are plural, heterogeneous, personalized and situated in time and space, they are subjective demands that, linked to a subject, represent him. A theoretical discussion is presented on the aspects that make up your individuality. A teacher's identity derives from aspects such as his life story, the meaning he attributes to teaching, his pedagogical skills and frustrations faced by his profession, which is intrinsically linked to his identity and, at the same time, vital for this personal construction. It is inseparable to separate the personal / professional life of the teacher, as this group contributes to the role he assumes. It was also reflected on the need to make the teacher aware of the integrating role in the education of the student, not only as a professional but as a teacher of the discipline. An analysis of the moral and ethical commitment was made as an integral part of the identity of the university professor, as he is a professional committed to the ethical values, social demands and the future of new generations. Keywords: Challenge; Teaching; Formation; Identity.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

A formação da identidade de um professor, é um dos pilares da educação do país, pois é impossível e incoerente repensar a educação sem colocar o docente como peça fundamental de construção e desconstrução da pirâmide do conhecimento. Atualmente a profissão docente tem passado por inúmeros desafios e desvalorizações e isso é estritamente prejudicial para a construção da sua identidade. Retirando o fator global da sociedade em que se vive, como questões econômicas, políticas e as consequências desses fatores, entra-se em um período de desprofissionalização dos professores e isso gera uma crença negativa do seu papel na sociedade.

Nessa perspectiva, o professor tenta ser protagonista de sua própria prática ao repensar sobre seu fazer docente de forma crítico-reflexiva, mas é uma situação difícil dada as atuais circunstâncias. Pensar na profissão docente é, mencionar a gênese da (re)construção da identidade docente, caracterizada como um processo contínuo, gradativo e transformador, na qual está inserida em um meio que circulam seus valores, comportamentos, desafios enfrentados, suas adversidades e sucesso profissional.

O atual contexto histórico-cultural, está acarretado de desafios, paralelo a isso traz consigo oportunidades decorrentes das novas tecnologias, da inovação das comunicações e dinamicidades dos setores. O ensino superior vive momentos de plena expansão, a demanda por professores para atuarem nas diferentes áreas de ensino tem aumentado e junto a isso a educação está se transformando e obtendo novas oportunidades. Ao tomar uma decisão para ser um docente, é necessário que o mesmo tenha uma capacidade reflexiva de entender que o aprendizado será constante e ele precisa estar resiliente para construir ou desconstruir conteúdos que estarão inerentes na profissão. Esse novo cenário é caracterizado pelas recentes oportunidades de acesso à escolarização, pela proliferação de instituições na educação superior, pelo aumento do número de vagas em todos os níveis de ensino, pelas mudanças sociais, pela heterogeneidade e pelos complexos problemas nas práticas docentes (FÁVERO e MARQUES, 2012).  

Contexto que traz desafios a serem superados para que a educação faça o seu papel social na sociedade, a disseminação de informações não contribui para uma mudança significativa nos dias atuais, muito pelo contrário, ela dificulta a reflexão e o questionamento crítico dos sujeitos, criando discentes e docentes engessados no mercado de trabalho e no contexto universitário. 

Diante de tantas transformações é necessário reconhecer a importância do docente na construção de uma educação que ofereça um desenvolvimento para a sociedade, fundamental para futuros questionamentos.  

O conjunto de fatores heterogêneos e plurais da profissão docente, contribuem com a visão sistêmica do self [4]do sujeito. Capacitando – o para que esse protagonize o seu papel social, mesmo quando esse papel seja de dificuldades e inseguranças, pois saber enfrentar a nossa sombra, é um dos pilares para a construção da nossa identidade. Essa construção é profundamente impactada por condições objetivas e subjetivas que envolvem o trabalho do professor e a maneira como este o percebe em constante movimento (NUNES, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com