TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Empresa Familiar e suas Características – Pontos Fortes e Pontos Fracos

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 14

Definição de Empresa Familiar e suas Características – Pontos Fortes e Pontos Fracos

Provided by IFC Corporate Governance

Definição: Neste Manual, a empresa familiar refere-se a uma empresa onde a maioria das pessoas com direito a voto pertence à família que controla o negócio; incluindo o(s) fundador(es) que pretendem passar o negócio para os seus descendentes. Os termos “empresa familiar”, “firma familiar”, “empresas de propriedade familiar”, e “empresa controlada pela família” serão utilizados sem alterações ao longo do Manual para se referir às empresas familiares.

Pontos fortes: Vários estudos mostram que empresas de propriedade familiar desempenham a sua contraparte para os não membros da família em termos de vendas, lucros, e outras medidas de crescimento.[1] Um estudo da Thomson Financial para a revista Newsweek compara empresas familiares com empresas rivais nos seis índices principais europeus e mostrou que as empresas familiares têm um desempenho melhor que os seus concorrentes em todos estes índices, desde o FTSE emLondres, até à IBEX em Madrid. A Thomson Financial criou um índice único tanto para as empresas familiares assim como para as não familiares em cada país, seguiu-as durante 10 anos até Dezembro de 2003. Na Alemanha, o índice familiar subiu 206 por cento, enquanto que as acções não familiares aumentaram apenas 47 por cento. Em França, o índice familiar subiu 203 por cento, enquanto a sua contraparte subiu apenas 76 por cento. As empresas familiares também tiveram um elevado desempenho em relação às suas contrapartes na Suíça, Espanha, Inglaterra e Itália.[2]

Este alto nível de desempenho é o resultado dos pontos fortes intrínsecos que as empresas familiares possuem em comparação com as suas contrapartes. Alguns desses pontos fortes incluem:[3]

Compromisso. A família – como proprietários do negócio - mostram uma alta dedicação em ver o seu negócio a crescer, prosperar, e passar para as próximas gerações. Como resultado, muitos membros da família identificam-se com a empresa e geralmente pretendem trabalhar arduamente e investir parte dos seus lucros no negócio para permitirem um crescimento a longo prazo. Ao lidar com os clientes da empresa familiar, o IFC valoriza o compromisso estabelecido entre os accionistas da empresa.

Continuidade de Conhecimento. As famílias, como proprietárias da empresa, fazem com que seja uma prioridade passar o seu conhecimento acumulado, experiência, e competências às próximas gerações.. Muitos membros da família entram nos negócios familiares a partir de uma idade muito jovem. Isto aumenta-lhes o nível de compromisso e proporciona-lhes as ferramentas necessárias para dirigirem a sua empresa familiar.

Confiança e Orgulho. Porque muitas empresas têm o seu nome e reputação associado aos seus produtos e/ou serviços, esforçam-se em aumentar a qualidade da produção e manter um bom relacionamento com os seus parceiros (clientes, fornecedores, funcionários, comunidade, etc.).

Pontos Fracos: Talvez a característica mais frequentemente citada das empresas familiares é que muitas delas não são sustentáveis a longo prazo. Realmente cerca de dois terços a três quartos de empresas familiares decretam falência ou são vendidas pelos fundadores durante a sua própria posse. Apenas 5 a 15 por cento continuam até à terceira geração nas mãos dos descendentes do(s) fundador(es).[4]

Esta alta taxa de fracasso entre empresas familiares é atribuída a várias causas. Algumas destas causas são as mesmas que poderiam fazer qualquer outro negócio falir tal como uma má gestão, dinheiro insuficiente para financiar o crescimento, controlo inadequado de custos, indústria e outras macro condições. Porém, as empresas familiares também apresentam algumas fraquezas que se devem principalmente à sua natureza. Algumas destas fraquezas são:

Complexidade. As empresas familiares são geralmente mais complexas em termos de gestão que as suas contrapartes devido ao acréscimo de uma nova variante: a família. Adicionar as emoções familiares e assuntos aos negócios aumentam a complexidade dos assuntos com que estes negócios têm de lidar. Ao contrário de outros tipos de negócios, os membros da família jogam papéis diferentes no seu negócio, o que às vezes pode conduzir a um não-alinhamento de incentivos entre todos membros da família. Este ponto será discutido com mais detalhe na Secção I do Manual.

Informalidade. Porque muitas famílias gerem os seus negócios sozinhas (pelo menos durante a primeira e segunda gerações), há geralmente pouco interesse em estabelecer práticas e procedimentos de negócio claramente articuladas. Na medida em que a família e o negócio vão crescendo, esta situação pode levar a muitas ineficiências e conflitos internos que podem ameaçar a continuidade do negócio.

Falta de Disciplina. Muitas empresas familiares não prestam atenção suficiente a assuntos estratégicos tais como: O Director-geral Executivo e outras posições importantes da direcção, plano de sucessão, emprego dos membros da família na empresa, atrair e reter gestores externos competentes. Atrasar ou ignorar tais decisões estratégicas podem levar o negócio à falência em qualquer empresa familiar.

[pic 1]

[1] Denis Leach e John Leahy, “Ownership Structures, Control and the Performance of Large British Companies”, Economic Journal, 1991.

[2] Newsweek, www.msnbc.msn.com/id/4660477/site/newsweek.

[3] Sir Adrian Cadbury, Family Firms and Their Governance: Creating Tomorrow’s Company from Today’s (Egon Zehnder International, 2000); John Ward, “The Family Business Advantage: : Unconventional Strategy”, Families in Business, 2002.

[4] Fred Neubauer e Alden G.Lank, The Family Business: : its Governance for Sustainability (Routledge Nova Iorque, 1998).

Introdução à Gestão Familiar

Provided by IFC Corporate Governance

O aspecto familiar é o que diferencia as empresas familiares das suas contrapartes. Como consequência, a família tem um papel importante na gestão da sua empresa. Quando a família ainda está na fase inicial de fundação da empresa, muito poucos assuntos de gestão familiar são transparentes na medida em que a maioria das decisões é tomada pelo(s) fundador(es) e a voz da família ainda está unificada. Ao longo do tempo, à medida que a família passa para as próximas fases do seu ciclo de vida, gerações mais novas e mais membros entram para a empresa familiar. Isso implica ideias e opiniões diferentes de como empresa deve ser conduzida e o seu rumo estratégico. Torna-se obrigatório então estabelecer uma estrutura de governação familiar clara que trará disciplina entre os membros da família, prevenir potenciais conflitos, e assegurar a continuidade do negócio. Uma estrutura de gestão familiar que funcione bem terá os seguintes objectivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com