TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGUALDADE SOCIAL, POBREZA E CAPITALISMO

Por:   •  27/11/2022  •  Artigo  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

DESIGUALDADE SOCIAL, POBREZA E CAPITALISMO: problemáticas entrelaçadas e vigentes nas sociedades brasileiras.

                                                                                             Sthefany Araujo Torres[1]

                                                                                             Yandra Da Silva Souza[2]

Resumo

Diante das variadas problemáticas enraizadas na sociedade brasileira, podemos destacar facilmente a desigualdade social, que é diretamente influenciada por o capitalismo e que, consequentemente, acarreta a pobreza. Com isso, nesse objeto de pesquisa, sendo feito baseado em textos e livros, queremos abordar como o capitalismo afeta e acrescenta na desigualdade social com isso, influenciando diretamente no índice de pobreza, que assusta a maioria dos brasileiros. Com o objetivo de expandir conhecimento sobre tal assunto e correlacionar o nosso texto com o pensamento de Karl Marx, onde o mesmo aborda desse mesmo assunto; desejamos que esse estudo não só contribua na compreensão do operador do direito, mas a todos da nossa sociedade.

Palavras-chave:

1.Problemáticas. 2.Pobreza. 3.Karl Marx. 4.Capitalismo.

Abstract

Faced with the various problems rooted in Brazilian society, we can easily highlight social inequality, which is directly influenced by capitalism and which, consequently, leads to poverty. With this, in this research object, being based on texts and books, we want to address how capitalism affects and adds to social inequality with this, directly influencing the poverty rate, which scares most Brazilians. With the aim of expanding knowledge on this subject and correlating our text with the thought of Karl Marx, where he addresses the same subject; We hope that this study not only contributes to the understanding of the legal operator, but to everyone in our society.

Keywords: 1. problematic. 2.poverty. 3. Karl marx. 4.capitalism.

Introdução a temática

               É visto cotidianamente que, a desigualdade social se caracteriza a escassez a saúde, educação, moradia e direitos; essa questão é abordada a mais de 7 mil anos atrás, onde já era percebida a má distribuição das riquezas do país e dos empregos. Mas não só isso, com o crescimento do capitalismo no século XV, onde se tinha uma passagem da idade média para a moderna e visava-se o acúmulo de capital e propriedades privadas, e seria daí que as desigualdades nasceriam.                    

                A questão abordada de como isso acontece é: como se acarreta a desigualdade social? Um dos fatores mais importantes é a educação. Sem uma boa educação, se torna ainda mais difícil arrumar um emprego ou ser um empregado qualificado que sabe dos seus direitos e deveres; ademais, acumulam-se cada vez mais pessoas que vivem à mercê da sociedade, nas ruas, onde a maioria vive de esmola e em situação de extrema pobreza. Com isso, eles são excluídos da sociedade como um todo por estarem privados de coisas que outras pessoas podem usufruir e que legalmente, seria direito de todos.

                 Karl Marx abordava essa questão de forma sucinta e direta, afirmando que a desigualdade social existe por conta do capitalismo, onde há uma classe de burgueses que exploram a classe trabalhadora, explicando assim, a relação desigual das forças, onde a burguesia detinha dos meios de produção e explorava a classe mais fraca, que apenas tinha força de trabalho, que eram os proletariados. E com isso, ele relata que, era um sistema extremamente desigual, onde a maioria tinha muito e a minoria, por vezes, sequer tinha o básico.

                 E correlacionando com a atualidade, vemos que essa situação não muda muito, onde os donos de empresas privadas lucram muito, enquanto um trabalhador que recebe o salário ainda passa por necessidades básicas.

                  Como objetivo de pesquisa temos o compromisso de passar informações reais, do passado e também atualizadas a quaisquer leitores, visto que, mesmo que seja um grande problema para a sociedade, ainda pouco se fala, e para que possamos cobrar aos nossos governantes por mudanças para o nosso país, primeiro temos o dever de nos informar; E foi através de muitas pesquisas na internet, em livros didáticos que pudemos achar um pouco sobre cada assunto abordado aqui nesse artigo para melhor compreensão de todos.

I. DESIGUALDADE SOCIAL E CAPITALISMO: QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS DOIS?

Será que eles realmente têm uma ligação? E a resposta é simples, SIM! Existe uma ligação muito grande entre esses dois, onde, quando se tem um país capitalista, há uma grande desigualdade social e pobreza. Mas o porquê que isso acontece é que intriga a alguns, pois, claro, há um lado bom no capitalismo, porém a balança não é equilibrada. Então, desde que se há o “uso” do capitalismo nos países, é notório essa situação, tanto que, o sociólogo Karl Marx elaborou uma teoria chamada materialismo histórico dialético, onde o mesmo percebia essa diferença de classes, sendo a minoria detentora da maior parte das riquezas e a minoria apenas tinha a sua força de trabalho, que era extremamente explorada, e a solução que ele estipulou foi de que houvesse uma revolução do proletariado, para que a classe tomasse consciência da sua classe e sua força.

Com isso, podemos reconhecer essa mesma situação ainda presente nos dias de hoje, onde a maioria, dona das grandes empresas e detentoras de grandes empresas e a minoria, por muitas vezes não tem acesso aos seus direitos básicos, que são para todos.

II. O CAPITALISMO SENDO ATRELADAS AS CAUSAS DA POBREZA

Não é exagerado acentuar que a pobreza é essencial ao capitalismo, porque ao mesmo tempo em que se acumulam riquezas, se reproduz ainda mais pobreza. E o porquê disso acontecer? Não é apenas um problema social, mas também individual e estrutural, onde as pessoas “aceitam” tais situações por viverem em uma alienação, como a falta de educação necessária para uma formação profissional. Mas é exatamente isso que o sistema se interessa em manter “vivo”, a submissão das classes, para que a classe dominante esteja sempre em predominância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com