TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social: A criminalização da pobreza no Brasil.

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdade social: A criminalização da pobreza no Brasil.

A questão da desigualdade social é um assunto de infinitos debates e com pouco desenvolvimento na época atual. Sempre teve, tem, mas desejo que com esses depoimentos como o da palestra, esta pratica se torne como a ditadura: acabe.

Chamou-me bastante atenção o que foi abordado logo de inicio pela palestrante, o pensamento de ver o outro lado da criminalização que é resultante da desigualdade social: analisar, por exemplo, o que leva um jovem a matar e roubar indiscriminadamente? Pois num possível latrocínio, temos um olhar mais pela vitima (não que eu esteja justificando o ato) e não pensamos no porque este indivíduo matou.

E a fome? Qual é o sentimento que temos ao ver um homem catando lixo? Pena, tristeza, sentimento de injustiça política, daí voltamos ao primeiro pensamento: o porquê isto acontece se vivemos num país tão farto? Com sobras? Com os campos plantados aqui no Brasil podemos alimentar o mundo, somos o maior exportador de laranja e agora (2016) o segundo em carne bovina e ainda assim temos pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

A desigualdade social do Brasil é comparada a países de extrema pobreza como Serra leoa, ocupando a 7 posição e esses dados devem estar piores agora pois estamos passando por uma crise econômica profunda.

Como falado pela palestrante, falava se antes da crise (pois a palestra é de anos anteriores) que o emprego estava em alta, mas que emprego? Sim, o emprego de um salário mínimo que não compete com a alta dos preços absurdos. Estes dados me fez lembrar o caso da minha cidade, Indaiatuba, que foi tida em anos anteriores como a melhor cidade para se viver do Brasil, mas também em minha opinião como uma cidade de ricos (minoria) e em sua maioria de pobres e que mesmo assim os preços dos produtos são extremos de caros, falo do básico mesmo, roupa e vestuário. Moramos numa cidade excelente com a maioria pobre, mas ao mesmo tempo cara, devido a grande concentração de condomínios.

Eu vejo o capitalismo como sendo o culpado de estarmos nesta situação, não o capitalismo em si, mas como ele gira no sentido de falta de distribuição de renda, política falha, corrupção; os que têm muito têm muito e são poucos e os que têm pouco têm muito pouco e são muitos, assim, para um jovem ter condições de ter o necessário para viver estudar e trabalha ele precisa da ajuda dos pais.

É triste, mas enquanto criamos produtos e mais produtos para satisfazer cada vez mais as necessidades humanas, (necessidades criada pelo capitalismo) tem gente morrendo de fome e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com