TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica da negociação efetiva

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Administração

Professor: Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz

Disciplina: Técnicas de Negociação

Elaboração de um Roteiro de Preparação para Negociações Salariais

     Acadêmicos (as): Joelia Veneranda Quaresma – RA: 385826

Maria Jeciane dos Santos Sampaio– RA: 385138

                                                                   Ronne-Here Reis da Silva – RA: 388134

                             Antonio de Padua da Rocha Freitas Neto - RA: 385469

Luiz Carlos Pereira de Santana– RA: 387264

Floriano – PI

  2012

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIACÕES SALARIAIS

         Quando aceitamos uma proposta de trabalho de uma determinada empresa, concordamos com o salário ofertado pela mesma, por isso devemos não contestar, mas o trabalhador nunca está satisfeito com o que ganha, e essa é uma verdade que não se discute.

 Há situações em que temos o direito de reclamar sobre os nossos direitos salariais, um exemplo que pode ser citado é quando uma referida empresa promete uma oferta salarial e não cumpre com a mesma para com o seu funcionário, e outra situação bem comum é quando o funcionário realiza mais funções e tem mais responsabilidades na empresa, mas continua com o mesmo salário, salário este que deveria ser aumentado conforme o avanço do funcionário no crescimento da empresa.

Existem algumas maneiras de pedir um aumento salarial para a empresa:

  • Precisa-se levantar informações sobre o seu desempenho e sobre o mercado de trabalho, além de propor metas para o período posterior ao aumento salarial.
  • Se preparar com antecedência, garantindo assim que está capacitado e qualificado para solicitar o aumento de salário.
  • Preparar o ambiente, analisando o melhor momento e a melhor forma de falar com o seu chefe.
  • Apresentar argumentos falando das responsabilidades, dedicação e empenho para cumprir as tarefas com eficácia.
  • Apresentar as qualificações, capacidades profissionais, à motivação pelo emprego mostrando sempre empenhada pelo seu trabalho.
  • Falar da verdade de crescer e contribuir com o crescimento da empresa.

Pedir aumento de salário dar trabalho, e em quase todos os casos o gestor da empresa nega-se em dar o aumento, mas o funcionário deve estar preparado para argumentar na hora do “não”, deve pensar rápido, ou seja, analisar e perceber os pontos onde teria que melhorar e colocar de forma mais clara e aberta suas expectativas dentro da empresa.

A negociação salarial é uma luta dos trabalhadores com os grandes empresários na busca de uma melhor estabilidade financeira e possivelmente social. Em grandes empresas as negociações salariais são realizadas pelos advogados da mesma, pois a empresa teme cometer erros e assim os colocam diante da negociação. A tarefa básica neste processo de negociação é uma negociação direta com o chefe da empresa, ter um plano de ação bem preparado para poder prever os possíveis passos na hora da negociação, tendo argumentos fortes, táticas precisas e ser objetivo.

No momento da negociação deve-se preparar um ambiente que crie uma atmosfera que facilite a discussão e que garanta que o seu chefe irá te escutar, ouvir o que você tem a dizer, bem como saber administrar o seu tempo, pois você é o grande interessado, use suas anotações, explique sua situação sendo insistente e perseverante, tomando cuidado para não parecer chato, concentração e prestar muita atenção na proposta do chefe é fundamental para que tudo ocorra bem.

ANEXO

TEXTO 1

DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade de negociar absolutamente essencial, para todas as esferas de novas vidas.

Em uma negociação é preciso coletar informações, gerar ideias e decidir o que fazer para se chegar a um acordo, de modo que ambas as partes sintam-se satisfeitas com o resultado.
            Diferentes autores definiram negociação das seguintes maneiras:

  • Cohen (1980) – Negociação é o processo da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de informações.
  • Nieremberg (1981) – Negociação é o processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.
  • Fisher e Ury (1985) – Negociação é o processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.
  • Sparks (1992) – Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.
  • Acuff (1993) – A negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes ideias e necessidades.

TEXTO 2

Negociação

INTRODUÇÃO

 A negociação consiste em fazer uso do poder das informações para convencer e influenciar o grupo em momentos de tensão e conflitos que acontecem no nosso dia a dia. Negociar tendo uma visão sistêmica para tornar as negociações e estratégias principalmente nas atividades que envolvem uma rede de tensão e conflito. O ato de negociar nos remete a busca por um resultado positivo de aceitação de ambas as partes envolvidas em determinadas situações que envolvem a necessidade de se tomar decisões e busca de resultados favoráveis para todos.

As qualidades indispensáveis de um negociador é um bom relacionamento interpessoal, ter uma maneira de negociação e principalmente ter a compreensão do negócio ao qual o mesmo está incluso. O processo de negociação deve está composto de uma tática para negociar para que ela possa analisar os pontos fracos e fortes da outra parte envolvida no processo, bem como apresentar argumentos que possam convencer o outro negociador, gerar vínculos de confiança, já que a desconfiança pode colocar em risco a negociação, deve saber ouvir, se comunicar em clima de cordialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (365 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com