TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

  [pic 1]

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO[pic 2]

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG – UNIDADE AYRTON SENNA

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

SÉRIE/ANO:   1ª

TURMA(S):  ABCDEF

DISCIPLINA: Cultura de Goiás

DATA: De 23/08 a 03/09

PROFESSOR (A):  Lidiane Rezende Cavalcante

ROTEIRO 02

ALUNO (A): ___________________________________________________________________N°                                                                                                                

I – DESCRIÇÃO

Conteúdo - 3º Bimestre, referente às Tradições culturais presentes em algumas cidades de interior: Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás e Romaria de Trindade

II – CONTEÚDO:

PROCISSÃO DO FOGARÉU NA CIDADE DE GOIÁS

           Uma das cerimônias mais tradicionais do Estado, a Procissão do Fogaréu acontece há 260 anos, na Cidade de Goiás, por ocasião da Semana Santa. Ritual que mistura religiosidade e folclore, a Procissão do Fogaréu teria chegado ao Arraial de Sant’Anna (que deu origem à Cidade de Goiás) durante a exploração do ouro pelos portugueses. A primeira Semana Santa no local teria sido organizada pelo padre João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, em 1745.

           À meia-noite da chamada Quarta-Feira das Trevas, 40 farricocos, encapuzados, entoam canções oitocentistas. Eles seguem um percurso que passa pela Igreja da Boa Morte, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Igreja do Senhor dos Passos. No momento da saída da procissão, todas as luzes da cidade se apagam. No ritual há o som cadenciado de caixas. No percurso, estão previstas algumas paradas.

           A Procissão do Fogaréu está repleta de simbolismos. O principal deles é representar a perseguição a Jesus Cristo. Os archotes servem para procurar o Filho de Deus, em meio às trevas da ignorância humana. Um dos farricocos toca o clarim no meio da noite. É a senha para anunciar a prisão de Jesus Cristo, representado por um estandarte, pintado pelo artista plástico Veiga Valle, no Século XIX. Em seguida, o bispo local faz o sermão alusivo à morte de Cristo.

[pic 3][pic 4]

ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO EM TRINDADE

          Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é considerada a segunda maior festa religiosa do Brasil. Durante os dias da romaria, são realizadas mais de 100 missas, 45 novenas, 27 orações do terço, 11 procissões, alvoradas, vigílias e outros eventos. Além disso, o evento também tem programações artísticas e culturais de entidades públicas e privadas.

[pic 5]

A História da Devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, Goiás

         A história conta que em 1843, um casal de lavradores que vivia em Barro Preto, pequeno povoado no sertão de Goiás, encontrou, durante a preparação da terra, um pequeno medalhão de barro cozido com a imagem da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, coroando a Virgem Maria.

        Tomados pela grande emoção de ter recebido um sinal divino, Constantino Xavier e sua mulher Ana Rosa, começaram a receber em sua casa vizinhos e outras pessoas, em busca das ‘bençãos do achado’.

        O tempo passou, e o número de devotos só aumentou. Tiveram, então, que construir uma pequena capela para que o achado ficasse sempre ‘ao alcance dos olhos dos fiéis’.

        Constantino recebeu a missão de ir à cavalo até Pirenópolis, outra cidade no interior de Goiás, e encomendar ao artista Veiga Valle uma réplica maior da imagem do medalhão. Mas quando foi receber a imagem, e pagar o artista, Constantino reparou que não tinha dinheiro suficiente para pagar o trabalho. Ele teve que deixar o cavalo e voltar a pé.

        Assim que se aproximou de Barro Preto, o povo já o esperava, e veio ao seu encontro receber a imagem.

[pic 6]

A Rodovia dos Romeiros

           Durante o período da novena e da festa, milhares de pessoas de todas as idades e estilos percorrem os 18km da GO-060, também chamada de Rodovia dos Romeiros. É um momento para agradecer, para pensar sobre o que passou, sobre o que vai ser.

           Caminhando pelo percurso, o fiel está colocando-se a caminho, caminhando ao lado do Divino Pai Eterno.

            Ao longo dos 18 quilômetros do ‘Caminho da Fé’ os romeiros podem apreciar 14 painéis com 10 metros de largura por 4 de altura que retratam a Via Sacra.

            A arte dos painéis ficou por conta da criatividade do artista plástico goiano Osmar Souto, que usou mosaicos de cerâmica e concreto em alto relevo para construir as imagens.

[pic 7][pic 8]

Portal da Fé

         Para chegar em Trindade, os romeiros devem passar pelo Portal da Fé, um monumento com mais de 20 metros de altura, construído em 2011. Aos pés da cruz há uma imagem do Divino Pai Eterno onde os fiéis costumam acender velas e fazer orações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (571.4 Kb)   docx (456.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com