TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA VARGAS

Por:   •  5/6/2017  •  Dissertação  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

        

                                       

Atividade 1 – A Era Vargas

Getúlio Vargas esteve no poder durante vinte anos, e causou profundas transformações no sistema político, econômico e administrativo brasileiro. Tal foi a importância de seu governo, que o seu falecimento causou tamanha comoção popular, deixando o País em luto.

 A Revolução de 1930 transferiu o poder dos estados da federação para o governo central, que assumiu um papel crescente na sociedade e na economia. No plano econômico, houve um movimento de industrialização e urbanização, e o processo de modernização envolveu um Estado apropriado para atuar sobre os setores da economia e a invenção de diferentes órgãos para a implementação de novas políticas (JÚNIOR, 2009).

Foi no setor das políticas trabalhistas que ocorreram vários avanços, com a implantação da jornada de trabalho de 8 horas, das férias remuneradas e da carteira de trabalho, que abriu as portas aos direitos trabalhistas e previdenciários (JÚNIOR, 2009). Em razão das inúmeras alterações que houve no País durante os 15 anos contínuos do governo de Getúlio Vargas, esse período ficou conhecido como a Era Vargas.

 

Referências:

JÚNIOR, Alcides Domingues Leite. Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro / Alcides Domingues Leite Júnior. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009. 90p. : il.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com