TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Por:   •  18/9/2022  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

DIJANIRA LEDJANE MONTEIRO

MYSLANE KALYNE DE FARIAS

TAINÁ NUNES VENANCIO DOS SANTOS

JESSICA WINNY PASSOS FERREIRA

  1. JOINT VENTURE

É uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum por um determinado período de tempo, visando dentre outras motivações, o lucro onde existem dois tipos de, sendo eles: contratual, termo oriundo do direito norte-americano para identificar a associação entre duas ou mais empresas que, embora mantenham sua independência e autonomia e não constituam propriamente um grupo societário, unem-se para o exercício de uma empresa comum,  a societária é a intenção de realizar um projeto ou empreendimento comum, com a criação de uma empresa, esta assumindo nova e distinta personalidade jurídica. 

Exemplos: Indústria Nacional de Petróleo.

  1. ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

São parcerias realizadas por duas ou mais empresas, onde unem suas capacidades, seus recursos, e traçam estratégias visando coordenar atividades conjuntas, de pesquisa e desenvolvimento, compartilhando tecnologias, acordos coorporativos de marketing, colaboração de desenvolvimento de novos produtos, para o  alcance de um objetivo comum. Fusões e aquisições não podem ser consideradas Alianças estratégicas, ou seja, é a união dessas empresas, para criação de um novo produto, ou uma nova tecnologia, logo após o término do acordo, as relações das empresas voltam ao seu funcionamento normal.

Exemplo: A HP Brasil e a Canon que se uniram para expandir seus serviços de impressão.

  1. REDES DE INOVAÇÃO

Pouco é conhecido sobre as redes de inovação e diferentes autores adotam diferentes significados, níveis de análise e atribuem diferentes características as redes.  Mas, podemos entender a rede como uma estrutura em que consiste em uma série de posições ou nódulos ocupados por indivíduos, empresas, unidades de negócios, universidades, governos, clientes e outros autores, e ligações ou interações entre esses nódulos.

Podem existir em qualquer nível: global, nacional, regional, setorial, organizacional ou individua. O atributo mais importante é o grau e o tipo de interação entre os atores, o que resulta em um conjunto de relações dinâmico, porém instável.

A rede pode influenciar as ações de seus membros de duas maneiras: Através do fluxo e compartilhamento de informação no interior da rede e por meio de diferenças de posição dos atores na rede, o que promove desequilíbrio de poder e controle. Alguns importantes tipos de interação no interior das redes de inovação são as interações de produto, onde interagem, adaptam-se e evoluem; as interações de processo; a interação social dentro da organização e as interações sociais entre organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com