TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  2.546 Visualizações

Página 1 de 10
  1. Evolução da Administração Financeira;

        As finanças das empresas era considera da como parte do estudo das Ciências Econômicas, vem por um processo de evolução conceitual e técnica, desde os anos 20 e até o séc XX e é motivada a evoluir de mandeira a atender a crescente complexidade assumida pelos negócios e operações do mercado.

        Até a crise de 29 observava-se um predominância de aspectos externos a empresa, uma abordagem tradicional, as principais preocupações do administradores financeiros era no levantamento de recursos.

        Depois deste período a administração financeira sofreu forte inflência das teorias administrativas que começaram a surgir na época, enunciadas principalmente por Taylor, Fayol e Ford. Diante desses ovos procedimentos e com resultados operacionais poucos promissores, as empresas passaram a direcionar suas preocupações para os aspectos internos, voltados para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de suas estrutura organizacional.

        Esse caráter mais administrativo foi reforçado após a depressão de 29; da década de 40 até meados de 50, as finanças voltaram a enfocar as emrpesas com bases em decisões externas, estudando o ponto de vista de um aplicador de recursos sem muito destaque para as decisões internas.

        Tabém na década de 50 foi dado ênfase nos investimentos empresaras e geração de riqueza. Essa visão surgiu como consequencia a teoria de Keynes, as finanças passam a alocação mais eficiente dos recursos.

        Em outras palavras, a administração financeira passou a incluir em seus horizontes de estudo teórico e prático as questões pertinentes aos ativos e passivos dos balanços das empresas.

        À partir da década de 60 o uso dos computadores permitiu que as finanças tratassem melor as informações.

        No início dos anos 90 começa a grande da teoria das finanças que priorizou outro importante segmento de estudo: gestão de risco. A moderna gestão de risco  começou-se a desenvolver a partir da teoria do portifólio. É importante q a década de 90 priorizou também a formulação de estratégia financeiras voltadas a criaçãode valor econômico.

        Outros modelos surgiram posteriormente promovendo importante contribuições ao estudo do risco nas finanças corporativas.        

  1. Responsabilidades contemporâneas;

        A administração financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente assegurar um melhor e mais eficiente  processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital.

        A administração financeira insere-se num campo de atuação bastante abrangente e crescente, completxo exigindo maior conhecimento técnico e sensibilidade no trato de seus diversos instrumentos.

        Diante da crescente complexidade que o mercado e os negócios vem apresentando, o administrador financeiro hoje não pode só se ater-se exclusivamente aos modelos mais teóricos e restritivos de solução dos problemas, sendo indispensável munir-se de uma visão crítica mais acurada e globas da empresa.

        Em suma, a administração financeira tem demonstrado ao longo do tempo notável evolução conceitual e prática.

  1. Dinâmicas das decisões financeiras;

Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as seguintes funções:

- Planejamento Financeiro

- Controle Financeiro

- Administração de ativos

- Administração de passivos

        Ao bsear-se nas funões financeiras descritas, a empresa é avaliada como tomadora de algumas decisões: decisão de investimento, descisão de financimento e decisão de dividendos.

        As decisões financeiras são tomadas pela empresa de forma contínua e inevitável, as de investimento criam valor, e as de fianciamentos se preocupam principalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e a melhor proporsão de ser mantida entre capital de terceiros e capital próprio.

        Integração das decisões de investimento e financiamento. Estabelecem um portfólio de oferta de fundos para investimento e alternativas de aplicações Política de dividendos: reinvestir lucro ou distribui-lo? Avaliação dos respectivos ganhos para o acionista Decisão do volume de capital próprio ou de terceiros financiando os investimentos.

  1. Decisões financeiras em ambiente de inflação;

        A inflação atua sobre a economia de maneira desproporcional, gerando desigual distribuição de riqueza.

        Provoca resultados distorcidos e decisões financeiras comprometedoras.

        Distorce o valor de elementos patrimoniais com diferentes intensidades.

        Os modelos financeiros devem incluir a problemática inflacionária para não comprometer as análises.

        Decisões de maior maturidade podem ser equivocadas pelo uso de valores não corrigidos monetariamente.

        Brasil: sistemática legal de correção monetária extinta em 1995. Atualmente uso de valores nominais

  1. Administração Financeira e os objetivos da empresa;

        Objetivo da empresa: Satisfação do retorno exigido pelos proprietários ou bem-estar social do público em geral?

        Economia de mercado – empresas atraídas pelas possibilidades de lucros e guiadas por seus próprios objetivos.

        Adam Smith – benefícios para a sociedade causados automaticamente pelamaximização da riqueza do empresário.

        Economia moderna – baseadas nas idéias liberais de Adam Smith. Suposição da existência de mercados eficientes Intervenção estatal ou outras imperfeições no mercado reduziriam a atuação da mão invisível.

        Mundo atual – questões econômicas essenciais de toda a sociedade são respondidas pelas forças de mercado

  1. Concentração de Capital;

Maximização da riqueza (bem estar econômico) dos proprietários de capital Foco nas decisões de investimento, financiamento e de dividendos de maneira a promover a riqueza dos acionistas. As decisões financeiras de maximização de riqueza reflete nos recursos da sociedade, maximizando a riqueza da economia como um todo.

  1. Dinâmica das decisões financeiras no Brasil;

        Economias em processo de desenvolvimento Taxas de juros subsidiadas. Taxas de juros de curto prazo maior que as de longo prazo. Carência de recursos de longo prazo para investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com